28.10.10

ESPECIAL DE HALLOWEEN - 40 FILMES DE TERROR OBRIGATÓRIOS (2-4)

11- PSICOSE (1960)
Hoje seria impossível promover um filme desta maneira, antes da premiere, reza a lenda, os produtores compraram todas as cópias do livro, no qual o filme foi baseado, para que ninguém na cidade soubesse o final da trama antes de ver o filme. Sem falar no meigo apelo no poster do mesmo "não conte o final para ninguém". Da clássica cena do chuveiro à revelação final, da estridente música tema à fotografia em p&b, que deixou o filme ainda mais assustador e o sangue no ralo ainda mais real, é um clássicão.


12- IT, UMA OBRA PRIMA DO MEDO (1990)
Eu não tenho medo de palhaços, eu apenas os odeio. Mas muita gente pegou trauma depois desse filme, o bicho leva inocentes crianças até o esgoto depois que as captura em seus banheiros. Poderia ser "apenas" um maníaco vestido de palhaço mas é um Stephen King, então há um algo mais no cara.


13- O EXORCISTA (1973)
O filme gerou muitas lendas urbanas a seu respeito deste lado das telas, no Brasil se tornou O FILME maldito, só as crianças mais corajosas o viam. A edição especial, com 11 minutos a mais, lotou os cinemas nacionais em 1998, valeu a pena pela cena de Regan descendo a escada de um modo bizarro.


14- O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (1974)
Baseado em fatos reais que ocorreram poucos anos antes. Mas o filme vai além dos fatos. A cena do jantar com o vovô, a cena do gancho e do freezer para carne humana e a revolta de Leatherface quando seu jantar escapa no final, tudo é nojento e perturbador. Mas o filme continuaria sendo o mesmo se o titulo em português estivesse correto, "o massacre da motoserra" não soa tão mal.


15- CARRIE A ESTRANHA (1976)
Acredite, Carrie é a mocinha da história e você vai torcer por ela até o final, mesmo quando ela mata todo mundo no baile de formatura. Outro Stephen King na lista, mas embora essa Carrie tenha alguns poderes a menos em comparação com a personagem do livro, a cena do sangue de porco marcou época. No final, um sustinho.



16- HALLOWEEN, A NOITE DO TERROR (1978)
Sabe o que mais assusta em Michael Myers? ele não fala, nunca. Está sempre quieto, entra em casa, mata e vai embora. Apenas pisca de vez em quando, sem ver seu rosto é impossível imaginar o que se passa pela sua cabeça. Mas o irmão da rainha do grito, Jamie Lee Curtis, teve uma infância complicada e acabou inventando um novo modo de se fazer um filme de terror (bem, ele pode ter copiado isso de "tubarão") quando vemos o filme pelo ponto de vista do assassino.


17- O ILUMINADO (1980)
Novamente um Stephen King mas com um final bem diferente do livro. Outro filme com cenas que marcaram época, o "redrum", as meninas no corredor, a velha na banheira, a frase na máquina de escrever, o quadro no final e o famoso HERE'S JOHNNY! quando Jack Nicholson se entrega à loucura sai de baixo.


18- ALIEN O OITAVO PASSAGEIRO (1979)
No poster você lia a frase: no espaço ninguém pode te ouvir gritar. Nos cinemas você via pessoas abandonando a sessão ou vomitando, a cena do "parto" causou naúseas em meio mundo em 1979. O fato do alien não ter olhos e nunca se mostrar por inteiro apavorava a todos. A contagem regressiva da auto destruição da Nostromo no final faz a gente pular na poltrona só para que, mais tarde, a gente note que o pesadelo ainda não acabou.


19- TUBARÃO (1975)
Mas qual é o problema com esse bichinho? somos tão apetitosos assim? se por um lado é legal ver como o filme fez com que muita gente parasse de ir à praia naquele ano (outros pegaram traumas em piscinas e rios) por outro lado Spielberg deu uma má fama ao animal que foi caçado sem dó na vida real. O maior mérito do filme é um acidente feliz, o tubarão mecânico Bruce fazia muita água e parava de funcionar, o diretor resolveu mostrar bem pouco do animal por conta desses problemas. Visões em primeira pessoa (ou animal) dividindo as tomadas em "acima da superfície" e "em baixo dela" aumentaram em 100% o grau de suspense do filme.


20- A PROFECIA (1976)
A história do menino que pode ser a encarnação do demônio gerou muitos momentos marcantes. A cena da moça caindo do segundo piso gera clones até hoje. Duas cenas de morte, na igreja e na cerca, são tão bem feitas que estavam à frente de seu tempo. No final o diretor pediu para que o menino olhasse para a câmera (foto), mas ele ria demais, seu sorriso foi parar no filme, fechando a obra com um terror a mais no ar.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

na próxima postagem

o retorno dos monstros,

demônios e fantasmas

Anônimo disse...

Carrie ♥
mas ainda não conssigo gostar da versão de 2000ealgumacoisa.
Até novela brasileira ja teve cena de um baile aonde a 'weird' toma um banho, porém de tinta verde, não lembro qual era a novela, mas lembro que era a Mariana Ximenes a '''Carrie''' da cena.