18.9.10

VEJA OS REMAKES POR OUTRO ÂNGULO

Aí eles anunciam o remake do seu filme favorito e você diz: "não!!!" ou "por quê?" ou "deus não me ama". Cada remake segue por apenas dois caminhos, ele pode ser melhor que o original ou ser tão inferior a ponto de ser esquecido em pouco tempo. Mas tem uma coisa que todos os remakes tem em comum, todos são refilmagens de filmes de sucesso. Pura lógica, se o original foi um sucesso o remake também pode vir a ser. Eu notei que ninguém, até onde pesquisei, já pensou em fazer um remake de um filme fracassado. Pura lógica de novo? se o original foi um fracasso o remake também será? (se você acreditar em maldições...) mas por um lado seria muito mais fácil superar o filme original desde que este seja realmente ruim, e ainda, se o remake for um sucesso as pessoas vão correr atrás do original para fazer uma comparação (curiosidade mórbida, conhece?), aí o estúdio ganha um $$$$ a mais. Então que tal remakes de filmes ruins? filmes que realmente precisam de novas versões. Assim poderemos deixar os clássicos em paz e evitar de irritar muita gente. Segue-se 5 sugestões:



PLANO 9 DO ESPAÇO SIDERAL
A obra prima de Ed Wood, "é por esse filme que serei lembrado", nisso ele tinha razão mas... Quando alguém o chamou publicamente de "o pior diretor da história", isso deixou as pessoas curiosas, elas foram atrás dos trabalhos de Ed Wood (que estavam quase caindo no esquecimento) para conferir a alcunha e se apaixonaram pelos filmes, eram tão ruins que divertiam. Hoje eles são cults, Ed Wood é cult. Mas "Plano 9" ainda está presente em muitas listas do tipo "piores já feitos". Imagine um remake, alienígenas malvados aterrisam na Terra e criam um exercito de dominação mundial trazendo os mortos de volta à vida, seria um filme de aliens e de zumbis. Ed Wood não toparia o remake, pois "plano 9" ficou exatamente do jeito que ele queria.


ANACONDA
Cobras são legais, são rápidas e mortais, na vida real assustam , e matam, muita gente por aí, ou seja, são as vilãs perfeitas para filmes de terror. E Hollywood sabe disso, a cobrinha ganhou uma trilogia (anaconda 3 - 2008, você viu?). Hoje uma super cobra digital pode fazer um baita estrago, o remake só precisaria se preocupar em arrumar um elenco de peso (Jennifer Lopez? fala sério...) ótimas cenas de suspense e uma boa história.



BÁTIMA E ROBIN
Argh, ele está entre nós novamente. Mas Christian Bale precisa de vilões certo? e não há nada de errado no Mr Freeze, o cara sofreu um terrível acidente quando tentava salvar sua esposa congelada, é uma alma torturada, não tem mais nada para perder e isso o torna um homem perigoso. Hera venenosa é meio maluca, tem um beijo mortal e se acha na obrigação de varrer os animais do planeta deixando a Terra para as plantas. Um filme com esses dois vilões unidos seria um problema, um deles quer congelar o mundo, o outro quer reflorestar tudo. Mas em filmes separados a coisa pode funcionar.


A CELA
O filme OPA J-LO de novo, agora que notei isso hahaha. Bem J-lo a parte, eu gostei da premissa do filme, era bem original, pecava no lance do "motivo para se entrar na mente do psicopata assassino" mas um remake poderia passar por cima disso e se aproveitar do visual do filme original que era bem legal. Depois de ver A ORIGEM nos cinemas me lembrei desse filme, os atuais efeitos especiais poderiam criar um mundo mental (é o nome correto?) visualmente interessante, talvez algo do tipo "Dr Parnassus na mente de Freddy Krueger". A presença da música "woman in chains", do Tears for fears, no filme também foi outro detalhe bem bolado.


WATERWORLD
Um dos maiores fracassos da história, levando em consideração que o filme foi, em sua época, o mais caro já produzido. Ele não é de todo ruim mas Kevin Costner quis passar uma mensagem ecológica na época errada, digo, o aquecimento global só se tornou famoso na virada do século. Hoje, um remake desse filme, precisaria de um Ryan Reynolds ou de um Canguru Jackman no elenco para atrair o público jovem (feito que Costner só conseguiu com seu Robin Hood). Vale lembrar que os tais aspiradores de água do filme, que a separam do óleo derramado, foram recriados na vida real e ajudaram na limpeza do golfo do México em maio deste ano. Estamos em débito com o filme e com Kevin Costner agora (só não o queremos no elenco do remake).

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Hum,
HUGO WEAVING daria um ótimo Mr Freeze.
Como será que ele ficaria com a cabeça raspada?

E que tal MILLA JOVOVICH como Hera Venenosa?
Ela tinha o cabelo perfeito para essa personagem em "o quinto elemento".

Anônimo disse...

ja viu A Cela 2? vai dizer que a J-Lo foi ótima no papel que desempenhou.

Elielson disse...

É exatamente isso que eu penso. Fazer remake de filmes antigos que tiveram uma premissa boa, que tinham potencial, mas não conseguiram ser bons, eu sou totalmente a favor. Agora fazer remake de filmes que não completaram nem 4 anos é um absurdo!As pessoas envolvidas nesses remakes deveriam se sentir envergonhadas!

Leo Carioca disse...

Por falar em remake, eu soube que tão filmando agora o remake de O Monstro da Lagoa Negra, dos anos 50.
Vai ser lançado (de acordo com o IMDB) no ano que vem.

Luiz Fernando disse...

Excelente ideia Alessandro!
os viloes de Batmam separadamente renderiam muuito, o fracassso e o excesso de colorido foi culpa do produtor, se tivesse nas maos do Tim Burton o resultado seria muito melhor!!
Eu A.M.O. A Cela, o visual me perturbou por dias...