15.9.10

QUANDO O TERROR TE ENCONTRA

Lançamentos em blu ou em dvd? essa semana foi fraca, quando vi que poderia voltar para casa com a mochila vazia resolvi garimpar filmes por aí e andei pela cidade durante o dia todo. Fiquei exausto mas encontrei alguns filmes legais, curiosamente, 3 deles, eram filmes de horror.


RE-ANIMATOR
Oh clássico dos clássicos, nem acreditei quando o vi na minha frente, um filme que marcou época. Embora não tenha extras o disco vem dentro de uma caixa caprichada com dupla face. Estava com um pé atrás com essa coleção cultclassic desde que vi que o filme "o padre" havia sido editado, mas Re-animator está na íntegra, claro, uma cabeça decepada fazendo sexo oral numa mulher nua presa numa mesa de autópsia é algo que deve ser mostrado, já dois homens se amando numa cama não pode não. O filme continua o mesmo só que hoje ele não me assusta mais, eu cresci, o filme se tornou cult e merece um espaço na estante. Ainda me lembro que eu era perdidamente apaixonado pelo dr. Daniel Cain (C+BF), o ator Bruce Abbott também está na parte 2 , "a noiva do re-animator (1990)" e voltará ao papel do dr Daniel em "house of re-animator (2010)", hum, ele deve estar com 56 anos hoje, será que ainda tá bonitão? no filme os mortos são trazidos de volta à vida graças a uma fórmula criada pelo dr. West, mas os cadáveres precisam ser frescos, logo, visitar o necrotério do hospital parece ser uma ótima ideia, mas aqueles que voltam à vida apresentam um comportamento violento. Antes que um cadáver sem cabeça prenda o dr. West com seus intestinos você vai ver muita coisa maluca no filme, coisas nojentas e outras engraçadas, ao som do delicioso tema musical, é uma pena mas hoje os filmes de terror não trazem mais temas musicais marcantes...












LOBOS
Eu me lembrava bem pouco desse filme, lançado no mesmo ano de 'um lobisomem americano em Londres' mas sem o mesmo charme, o filme é bem amador. As misteriosas criaturas que estão matando as pessoas em niuiorqui tem uma estranha visão do tipo visão de calor mas o efeito especial é muito tosco, o detetive que investiga o caso está num papel de garanhão mas é feio de doer. E quando os bichos finalmente aparecem lá perto do final do filme você diz: ah mas é só isso? por que tanto mistério?. Ok eles não tem uma visão tão legal quanto a dos lobisomens do filme 'cães de caça' e o mistério sobre sua verdadeira forma nem chega aos pés da besta do filme 'o pacto dos lobos', mas LOBOS é baseado num livro, lançado muito antes dos crepúsculos e true bloods da vida, você vai até notar algumas semelhanças. Mas o roteiro é bem mastigado, cheio de becos sem saída como o misterioso anel de voodoo e o choro de um bebê na torre da igreja, acredito que o tal livro explique tudo isso mas o filme nem se dá ao trabalho. Os tais índios, supostamente transmorfos, entregam o segredo do filme numa boa, uma vez que bastava pedir com educação. Aviso, cenas reais de crueldade contra animais, um video mostra lobos levando tiros de caçadores, é horrível.













O LOBISOMEM
Finalmente encontrei o clássico filme de 1941 cujo remake foi lançado neste ano. Mas embora o remake tenha uma trama mais sofisticada o filme original é bem mais charmoso. A fotografia em preto e branco te coloca dentro de um filme de terror rapidinho, a névoa pelo chão também ajuda, só não espere por sustos, o filme metia medo em 1941, mas hoje o público quer algo mais além de um homem fantasiado com um nariz de toupeira. Bela Lugosi faz uma pontinha como o lobisomem cigano que mordeu o pobre Larry Talbot, mas o filme não explica por que Lugosi é um lobo e Talbot um homem-lobo. Seria mais legal se o lobisomem passasse mais tempo nas sombras, definitivamente a maquiagem não mete medo, o filme é, acima de tudo, um drama do tipo 'coisas ruins acontecem com pessoas boas', nada de lição de moral. A cena final você já conhece de algum lugar, 'um lobisomem americano em Londres' fez uma homenagem ao final deste filme 40 anos depois.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHAS TÉCNICAS


RE-ANIMATOR
TITULO ORIGINAL: idem
ANO: 1985
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 95 min
DIRETOR: Stuart Gordon
ELENCO: Jeffrey Combs, Bruce Abbott, Barbara Crampton, David Gale


LOBOS
TITULO ORIGINAL: wolfen
ANO: 1981
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 115 min
DIRETOR: Michael Wadleigh
ELENCO: Albert Finney, Diane Venora, Gregory Hines



O LOBISOMEM
TITULO ORIGINAL: the wolf man
ANO: 1941
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 70 min
DIRETOR: George Waggner
ELENCO: Lon Chaney Jr, Claude Rains, Bela Lugosi, Maria Ouspenskaya, Evelyn Ankers

Unknown disse...

Meu, eu amo Re-Animator, vou ser obrigado a comprar, é um clássico do terror trash!

Leo Carioca disse...

Bom, os filmes de lobisomem só começaram a ficar realmente assustadores a partir do Lobisomem Americano Em Londres, né?
Antes disso eles só mostravam mesmo um cara com uma maquiagem (geralmente meio tosca) rosnando pros outros atores do filme.
Mas, como você disse, naquela época, isso devia assustar o público... Só naquela época, é claro.rs