22.9.10

OS ÚLTIMOS 10 OSCARS FORAM JUSTOS? SIM? NÃO? MÉH?

GUERRA AO TERROR
-MÉH
Separando o joio do trigo, de um lado "Preciosa", "bastardos inglórios", "distrito 9", "educação" e "um homem sério". Do outro lado azarões como "Up" (infantil demais na segunda metade), "um sonho possível" (drama meio fast food) e "amor sem escalas" (mamãe quero me parecer com um filme independente barra irmãos Coen barra francês sem ligação com Hollywood). Possivelmente "Avatar" estava lá presente apenas para atrair a audiência, pois não há nada de novo no filme além de seu visual, a trama nem sequer é novidade. Sobrou para o filme de guerra barra documentário realista que, na verdade, só tinha "preciosa", "bastardos", "um homem sério" e "educação" como fortes concorrentes.


QUEM QUER SER MILIONÁRIO?
-SIM
Se ainda estivéssemos na década de 1990, "o curioso caso de Benjamin Button" teria levado o prêmio. Kate Winslet e Sean Penn se destacavam em "o leitor" e em "Milk", mas os filmes não se destacavam como filmes. Já "quem quer ser milionário" levou o mesmo oscar de "crash", um "valeu pelo modo como a história foi contada".


ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ
-SIM
Foi um oscar estranho, "Juno" era o filme mais popular da lista, os outros não fizeram tanto sucesso nos cinemas, mas "onde os fracos não têm vez" se destaca entre todos. Era um "fargo" bem mais ambicioso. E quando foi que Josh Brolin ficou tão sexy?


OS INFILTRADOS
-MÉH
Eu estava entre "a rainha", "a pequena miss Sunshine" e "cartas de Iwo Jima" que parecia ser o vencedor óbvio. No fim das contas o filme de Martin Scorsese acabou fazendo um bem danado para os seriados de tv, clones de "os infiltrados" começaram a pipocar na tela pequena.


CRASH
-SIM
"Munique", "Capote", "brokeback mountain" e "boa noite e boa sorte", adoro cada um dos filmes, mas você tem que admitir que, tecnologicamente, "crash" é uma novidade bem vinda. Desde "pulp fiction" a academia estava devendo um oscar para filmes que nos apresentam à novas maneiras de se acompanhar uma trama.


MENINA DE OURO
-SIM
Todos os indicados eram bons filmes, de verdade, mas o filme de Clint Eastwood realmente se destaca entre eles. Entre as outras categorias, "hotel Ruanda", "brilho eterno de uma mente sem lembranças" e "Kinsey' mereciam mais atenção.


O RETORNO DO REI
-MÉH
Sim, é méh mesmo. "Encontros e desencontros", "seabiscuit" e "sobre meninos e lobos" são típicos filmes que a academia adora, e são bons filmes. Mas parece que eles notaram, só agora, que, há um bom tempo, o preconceito contra filmes de fantasia e ficção estava bem evidente em muitos oscars. O filme de Peter Jackson é incrível, mas, entre tantos outros filmes bons ("mestre dos mares" não conta) o prêmio ficou com um ar de "vamos dar ao público o que ele quer".


CHICAGO
-SIM
"As horas" e o "pianista" são dois ótimos filmes, mas "Chicago" é um musical de responsa, um "moulin rouge" mais maduro.


UMA MENTE BRILHANTE
-MÉH
Não há nada de excepcional no filme, nem mesmo o prêmio de roteiro adaptado foi muito justo, adaptado de onde? eles tiraram tudo que era feio, gay e barman deixa a garrafa, e fizeram um filme todo certinho. O prêmio de roteiro adaptado poderia ter ido para "o senhor dos anéis" e o de melhor filme para "moulin rouge" que ressuscitou os musicais.


GLADIADOR
- SIM
Não é fácil virar a cara para filmes tão bons quanto "Traffic" e "o tigre e o dragão", mas é legal ver um épico de volta aos cinemas e ninguém ligou para o final meio "coração valente".

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Pode ser um SIM, um NÃO ou um MÉH,
Mas eu tenho em casa (ou vi no cinema em 2010) todos esses filmes incluindo os outros 4 indicados restantes,
só assim para se fazer um julgamento justo.

mas minha coleção de dvds tem buracos propositais

anos 1980
GANDHI

anos 2000
UMA MENTE BRILHANTE
QUEM QUER SER MILIONÁRIO

João Daniel disse...

Legal a ideia do post, mas dizer que Crash foi inovador...foi forçar a barra. Este filme é uma diluição de coisas que gente mais graúda como Robert Altman vinha fazendo, e cá entre nós, é muito mal dirigido.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi joão

crash não devia mesmo levar o oscar de direção, apenas sua edição e montagem é que são legais, o elenco é sofrivel apesar da indicação de Matt Dillon, mas ele se destaca entre os demais indicados, embora o filme não se aprofunde muito na questão do racismo, beirando entre a realidade e a ficção, mas os diálogos são soberbos

Gabriel disse...

Eu sei que essa provavelmente não foi a tua ideia, mas vou listar o que levariam o Oscar, se a minha opinião valesse alguma coisa:

2001: Traffic - acho que foi o primeiro filme que vi e que abordava histórias que se interligavam.

2002: Moulin Rouge - o melhor musical dessa nova safra.

2003: As Horas - Filme marcante para mim (e sinceramente, não achei Chicago mais maduro que Moulin Rouge).

2004: O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei - Eu escolheria pelas mesmas razões que a Academia escolheu, apesar de preferir Encontros e Desencontros.

2005: Dentre os cinco indicados, escolheria Em Busca da Terra do Nunca. Mas foi uma injustiça Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças não estar entre os cinco.

2006: Crash - Quando o assisti pela primeira vez, achei meio clichê, mas reassistindo-o gostei do filme, mesmo querendo esquecer da atuação da Sandra Bullock.

2007: Pequena Miss Sunshine - Um filme simples que desperta todos os tipos de emoções.

2008: Desejo e Reparação - Eu NUNCA vi um livro tão bem adaptado para o cinema, sem ter cara de adaptação de livro, sem ser didático, uma história linda.

2009: Quem Quer Ser Um Milionário - Todo hype que o filme teve me deixou com um pé atrás, mas quando eu o assisti, tive que dar o braço a torcer.

2010: Bastardos Inglórios - Tarantino merece um Oscar de melhor filme. Mesmo que eu não considere esse o seu melhor filme (Pulp Fiction rules..hehe), vários diretores foram reconhecidos pela academia com filmes que não eram necessáriamente os seus melhores.

Foram apenas opiniões, como sou muito novo, mesmo tendo assistido a todos os filmes, assisti a poucos na época da estreia (em 2000 eu tinha apenas 7 anos!), então fica um pouco difícil avaliar, já que na época, os filmes vencedores provavelmente tiveram um hype maior (ou aquele lobby correndo por trás dos panos).

Parabéns pelo blog, muito bom.

Arthur Beaverhousen disse...

assisti Chicago no final de semana e ainda acho que O Pianista merecia.

Mas ai mora o problema, O Pianista não passa de drama histórico, já Chicago é a releitura de várias fórmulas que finalmente chegou no ponto certo, então por ser O acerto realmente teve mérito na conquista.