5.8.10

TOP 10 - OS MAIS IMPRESSIONANTES MOMENTOS DO CINEMA ANIMADO

10ª POSIÇÃO - MALÉVOLA SE TRANSFORMA NUM DRAGÃO (A BELA ADORMECIDA)
Mas que papo é esse de dragão no conto da bela adormecida? bem, a Disney precisava de um vilão para o filme certo? a cena da transformação é incrível, Malévola aumenta de tamanho e desaparece nas nuvens, lá em cima surge o dragão alado. As cores são um show à parte, a luta dura pouco mas foi um senhor clímax.


9ª POSIÇÃO - A FUGA DE TAI LUNG E A BATALHA NA PONTE (KUNG FU PANDA)
"Como fugir de uma prisão usando uma pena"? Tai Lung provou que é um adversário e tanto, conseguiu escalar até a saída passando por um exercito de guardas rinocerontes sem usar nenhuma arma. Mais tarde ele encontra os cinco furiosos numa ponte de corda, outra incrível cena de ação. Mas ficou devendo na batalha final contra o panda.


8ª POSIÇÃO - O ATAQUE DOS HUNOS (MULAN)
Cena chupada do "rei leão" que enche os olhos na tela grande, você se sente dentro de um helicóptero. Mas durou pouco, Mulan dá inicio a uma avalanche e mata todo mundo rapidinho, a cena da avalanche também é legal, não interrompeu a ação após a cena dos Hunos.


7ª POSIÇÃO - BRIGAS DE GANGUES EM DUAS RODAS (AKIRA)
E aquele cara que é derrubado da moto e aí o cara passa por cima do braço dele com a roda e tem o outro que entra num restaurante quebrando tudo enquanto as luzes das motos deixam rastros no ar? outra cena legal que durou poucos minutos.


6ª POSIÇÃO - A HIDRA DE LERNA (HÉRCULES)
Aí complicou, dizer onde termina a animação feita a mão e onde começa a digital, aparentemente toda a hidra é digital, mas suas cores a colocam frente a frente com os demais personagens 2D numa boa, ela não parece estar "colada" no desenho. A batalha de Hércules contra a hidra chega a ser mais legal que a batalha contra os Titãs no final do filme.


5ª POSIÇÃO - A QUEDA DA BARRAGEM (A ERA DO GELO 2)
O pessoal responsável pelo filme se superou e fez água digital tão perfeita quanto a da Pixar em "procurando Nemo". Quando a barreira de gelo quebra ondas gigantescas avançam pelo vale, ver essa cena na tela grande meteu medo.


4ª POSIÇÃO - A BATALHA NA ILHA DOS DRAGÕES (COMO TREINAR SEU DRAGÃO)
O vilão do filme é inacreditavelmente imenso, derrotá-lo deu trabalho, a batalha se seguiu pelo ar e por terra. O bicho apareceu justamente quando pensávamos que a coisa ficaria apenas entre os dragões e os vikings, mas eles tiveram que se unir para derrotar o monstro que, diferente do Rudy de "a era do gelo 3", era tão terrível quanto grandão.


3ª POSIÇÃO - A DESTRUIÇÃO DA TERRA E A CRIAÇÃO DA TERRA 2 (TITAN A.E.)
Quantos filmes você já viu que começam mostrando o nosso planeta sendo destruído? me partiu o coração, pena que a computação gráfica da época não se deu ao trabalho de rechear a Lua, note que quando ela explode está oca. No final vemos a Titan dando origem a um novo planeta Terra (planeta Bob se preferir), outra cena que vale o filme.



2ª POSIÇÃO - A ABERTURA DO MAR VERMELHO (O PRÍNCIPE DO EGITO)
Ideia de Steven Spielberg, a cena da abertura do mar vermelho deveria ser tão impressionante quanto a do filme do Charlton Heston, mas como fariam isso? computação gráfica? nan na ni na não! fizeram tudo a mão! pegaram no pincel e fizeram pinturas a óleo animadas, 24 delas para cada segundo de animação. Um trabalho de Hércules que pode ser um pesadelo para muitos animadores, mas no final valeu a pena.




1ª POSIÇÃO - A CENA DE ABERTURA E O ESTOURO DA MANADA DE GNUS (O REI LEÃO)
Nunca um longa de animação teve uma abertura tão bonita, os responsáveis pelos cenários fizeram uma viagem até o continente africano para estudar as cores e o coro de vozes nos coloca no clima. Além dos gnus digitais a cena do estouro da manada nos faz vibrar por conta da trilha musical. O filme não estava em DTS quando o vi nos cinemas mas o som conseguiu fazer as poltronas vibrarem, outra cena digna da tela grande.

6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Prepare-se
ainda neste ano você vai ter que conferir A LENDA DOS GUARDIÕES, filme que promete ser a animação mais linda de 2010.

Ztav disse...

O Rei Leão foi o primeiro filme que assisti no cinema. Não lembro direito de muitas coisas da ocasião. Mas lembro de ficar mó agoniado e preocupado com o Simba nessa cena.
"Vida longa ao rei..."

O primeiro lugar era garantido, mesmo. =P

Anselmo disse...

Toda a sequencia hunos/avalanche é bacana e a trilha sonora faz metade do serviço.

A falta de textura da hidra e o excelente sincronismo entre 3d e 2d dá essa impressão de que tudo é uma coisa só, sem emendas.

Titan A.E. é tão subestimado. Apesar de todos os problemas técnicos só o fato da FOX ter tentado algo novo já é louvável. E que trilha sonora é aquela? C falou que gosta de Over My Head mas The Cosmic Castaway também é show.

Gosto muito de O Príncipe do Egito, me arrepio sempre quando Deus fala com Moisés através da sarça ardente e quando o mar vermelho se abre. O filme é tão grandioso quanto o ego e a arrogância de Jeffrey Katzenberg.

Ah O Rei Leão... só pude ver em vídeo, mas como um amigo me emprestou o cd da trilha, já sabia todas a músicas em inglês quando o vi. Até hoje me emociono com a morte do Mufasa e quando ele aparece nas nuvens para o Simba.

Bons tempos quando eu saia do cinema direto para uma loja de cds comprar a trilha sonora desses desenhos, tenho todos os da década de 90 devidamente acondicionados.

Unknown disse...

Pra mim só faltou os minutos iniciais de Up.

neto paes disse...

Malevola se transforma em dragão? Então aquelas cenas de "Encantada" são baseadas nesse desenho?? Eu não sabia...

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

que feio neto

nunca assistiu A BELA ADORMECIDA?

ENCANTADA faz referências a vários clássicos da disney

olha só isso aqui
http://cinemahomensepipoca.blogspot.com/2008/03/pensa-que-ma-envenenada-d-em-arvores.html