7.7.10

SIM, NÓS TEMOS BANANAS E MUITO MAIS

E desde pequeno fui desencorajado, fazer quadrinhos ou desenhos animados é uma perda de tempo deste lado do equador. Não existe um mercado porque o povo prefere materiais importados. Só o que temos por aqui são os personagens bidimensionais da turma da Mônica, nas bancas e precariamente na TV. Lançar um super herói brasileiro para competir com os quadrinhos norte americanos é complicado (já ouviu falar do Cometa?), uma serie de desenhos animados para a TV é mais complicado ainda, pois fica mais caro. Mas temos estúdios de animação por aqui, um deles até desenha episódios de seriados de TV da Disney, então por que não há nada sendo feito no Brasil para o Brasil?
Eu sempre curti a turma da Mônica, já tive mais de mil gibis que tive que dar embora por falta de espaço no quarto, mas quando A TURMA DO ARREPIO deu às caras eu me apaixonei. O bidimensionalismo dos personagens de Maurício de Souza ficou muito mais evidente perto desses monstrinhos que pareciam ter saído de um desenho animado. E depois de alguns gibis, um seriado de TV horrível com atores e um retorno modesto às bancas eu ainda espero por um desenho animado. Nós temos boas ideias por aqui, ótimos materiais e tudo o mais, só que tudo está se perdendo. Até o próprio Maurício de Souza cria inovações a passo de tartaruga.
Não é como o cinema nacional onde evitam de fazer filmes de ação barra ficção ou terror por medo de "americanizar" o cinema brasileiro. Nós simplesmente não estamos dando chance alguma para as boas ideias que aparecem em nosso próprio quintal.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Que tal comprar um gibi do COMETA para variar? você pode até gostar, é muito bem feito e baratinho.

Latinha disse...

Rapaz... adoro Turma da Mônica!!! O Bidu de pelúcia que vive mocado dentro do meu guarda roupa não me deixa mentir.

Inclusive há quem me ache parecido com um personagem dá turma! kkk

Unknown disse...

Calma Alessandro, assim como você pensa assim, outros também. E o processo de desenvolvimento ja começou.

Produtoras grandes de Computação Gráfica ja começaram a produzir suas próprias series animadas. Algumas estão conseguindo acordo com outras produtoras do Canada e US...

A Digital 21 está produzindo um seriado da Turma do Penadinho, lançaram alguns spots da copa nas última semanas, está muito interessante o material.

neto paes disse...

Caramba Alê, Turma do Arrepio, isso me lembra minha infância, eu adorava esse gibi e tb odiei a versão pra tv. Eu lembro que o número um que eu comprei veio com três capas, acho que por erro na gráfica, eu guardava como relíquia.