2.7.10

SÃO TANTAS EMOÇÕES...

Filmes que são baseados em fatos reais são, em sua esmagadora maioria, dramas. Raramente a gente vê uma comédia ou um romance baseado numa história real. Cruzes, a vida real é assim tão horrível? O legal mesmo é quando o filme toca em você, você não viveu aquilo mas derramou lágrimas pelo personagem, muitas vezes corro até o computador e pergunto ao google que fim levou aquela pessoa após o final do filme (desde que ela não tenha morrido no final é claro) e fiquei muito feliz ao ver que o cavalinho Seabiscuit viveu por longos anos por exemplo. Saca só esses filmes abaixo. Dos 5 acontecimentos eu presenciei apenas 1, mas foi justamente o filme que acabou tocando fundo.


INVICTUS
Nelson Mandela (Morgan Freeman) apostou pesado no fracassado time de rugby de Matt Damon para que eles vencessem a copa de Rugby e levantassem a moral do povo da África do sul. Tentando entender as regras do jogo e vibrando ao mesmo tempo eu me vi pulando na poltrona do cinema. Eu não sabia se eles iam ganhar ou perder (evitei de olhar na wiki antes de ver o filme) mas era impossível ficar parado, o filme mostrava tudo como se fosse uma transmissão pela tv, mostrava pessoas no país inteiro na frente de suas TVs e um estádio lotado gritando. Ainda não sei se o diretor Clint Eastwood encheu aquele estádio com milhares de figurantes ou se usou pessoas digitais, mas é a emoção que conta.


TITANIC
A parte mais tocante do filme é mesmo a morte dos tripulantes do navio. Sei que muita gente só chorou pela morte do Leo DiCaprio, muitos nem sequer sabiam que o filme era baseado em fatos reais (tirando a história de amor) mas eu me comovi ao ver tanta gente morrendo. Eu pensei: cara, pessoas de verdade passaram por aquele mesmo horror em 1912. Mas fiquei meio chateado com James Cameron quando ele fez uma participação especial em MAD ABOUT YOU e tirou um sarro com as cenas de morte do filme. Fez o minuto de silêncio do oscar parecer fingimento.


MINHA MÃE É UMA SEREIA
Em determinado momento do filme, que se passa em 1963, Winona Ryder fica sabendo que o presidente Kennedy foi assassinado. Ao andar pelas ruas da cidade ela vê o povo nas calçadas chorando. Isso estava acontecendo por todo o país naquele dia. O ocorrido, mostrado pelo ponto de vista do cidadão comum, rendeu ao filme uma ótima e tocante cena, a personagem de Winona passou a se odiar por não conseguir sentir nada no momento.


CORRIDA ESPACIAL
Eu estava vendo esse documentário dividido em 4 partes que ia da invenção do foguete ao pouso na lua em 1969. Já havia visto a cena de Neil Armstrong pisando em solo lunar várias vezes, mas desta vez, por algum motivo, sei lá, talvez seja pelo modo como a coisa foi mostrada no documentário, só sei que me emocionei demais.


A RAINHA
Como todo ser humano normal (surpresa) eu acompanhei um pouco do funeral da princesa Diana pela tv. Mas nunca me senti comovido pela sua morte, até ver esse filme nos cinemas. Em determinado momento o povo todo está chorando. Nossa esse negócio deve ser tão contagioso quanto uma risada porque eu também não aguentei segurar.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

E por falar em titanic,
eu meio que acho uma tremenda falta de respeito
trazer o filme de volta aos cinemas com efeitos 3D.
Esses efeitos são puro entretenimento, não combinam com filmes
dramáticos, ainda mais com filmes veridicos.

A cena da morte de minha mãe te diverte? veja-a em 3D

Anselmo disse...

Mas a indústria do cinema também não é entretenimento? Ou vc acha que James Cameron nem estava ligando para os lucros, só queria fazer uma homenagem às vitimas da tragédia?

Eu também tive esse momento de reflexão no momento do naufrágio mas lá pela morte do Leonardo DiCaprio eu só queria que o filme acabasse, bem ou mal. Já não conseguia parar quieto na cadeira do cinema de tanto frio, meu queixo não parava de bater, sem falar na vontade que me dá de ir ao banheiro nessas condições extremas.

Matt Damon ae me lembrando que preciso urgente voltar p academia.

Ah, Charlotte como vc me diverte. Uma pequena parte do que sou hj é culpa sua.

Unknown disse...

Titanic deveria ser proibido, todas as suas cópias queimadas em praça pública. E a Celine Dion deveria ser proibida de cantar.

O mundo seria bem melhor sem eles... kkk

Becks disse...

a morte da princesa diana foi a primeira morte q me tocou de verdade.

e mamonas tbm, todo mundo chorando, e eu nao consegui chorar, chorei soh anos mais tarde quando achei meu cd perdido e puz no som pra ouvir [tinha uns 7 anos q eu nao ouvia mamonas quando ouvi de novo]