25.7.10

ESPECIAL SERIADOS DE TV

AVISO
Já abandonei tintas e parafusos, no momento espero por uma porta que será entregue na terça feira e por um eletricista difícil de se encontrar porque faço questão de um do tipo "filme pornô" que entra na sua casa com pouca roupa perguntando se você quer um plug in ou um plug out. As reformas na casa estão no final e eu estou com mais tempo agora para o blog. Ontem, depois de descobrir um certo buraco na tv, conectei o computador, ainda com alguns defeitos, na minha tv de 42 polegadas onde, nesse momento, estou fazendo esse post. A tv widescreen esticou a tela do pc e muitas fotos e videos agora estão bem achatados, peço desculpas se alguma foto estiver pequena ou grande demais, simplesmente não tenho como saber como a coisa vai sair. As letras estão minúsculas e eu estou a menos de 2 metros da tv com o teclado no colo. Poderia dizer que essa não foi uma boa ideia, minha visão está embaçando, mas certos videos estão com uma resolução incrível na tela (quase dá para sentir o cheiro da camisinha), então por um tempo o computador vai ficar nessa tv, se aproveitando do novo fio do roteador, o mesmo que agora conecta o blu-ray e o x-box360 à rede. Já as postagens no blog irão voltar aos poucos, lá pelo dia 27 a coisa deve voltar completamente ao normal.


6 COISAS QUE EU ODEIO EM SERIADOS DE TV

1- FALTA DE COMUNICAÇÃO
Muitas séries como "lost" e "ugly Betty" usam tramas dramáticas cujos problemas são gerados por personagens que não se comunicam. Eu acho esse recurso completamente forçado e sem imaginação, a maioria dos personagens de "lost" por exemplo se via diante de um mistério que continuava sendo um mistério porque ninguém se dava ao trabalho de fazer perguntas diretas. Alguns personagens nem sequer compartilham informações e a gente assiste a tudo com os nervos à flor da pele pois sabemos de tudo, sabemos como resolver o problema mas estamos de mãos atadas (ou você é do tipo que grita pro pessoal dentro da tela?)

2- A PALAVRA "ENGARRAFADOS"
Quando uma sitcom recebe uma dublagem o som da plateia acaba ficando bem ao fundo, logo, muita gente acha que as risadas são gravações. Algumas sitcons realmente recebem risadas gravadas, mas só para que fiquem no mesmo volume da dublagem. Todas as sitcons possuem plateias presentes atrás das cameras, isso acontece desde a criação delas, desde "i love Lucy".

3- CANCELAMENTO ABRUPTO
Nem sempre é possível pensar num episódio final que dará fim à trama do seriado depois de alguns poucos episódios no ar. Mas dizem que se a serie teve uma baixa audiência, que foi responsável pelo cancelamento, as poucas pessoas que acompanhavam a serie não vão nem ligar certo?

4- A SÍNDROME DE SMALLVILLE
Quando uma temporada chega ao final é muito legal ver um daqueles episódios que terminam no maior suspense. Mas quando a nova temporada começa a gente vê o desfecho e logo em seguida as coisas voltam ao normal, provando que as mudanças ocorridas no final da temporada anterior não significavam nada, estavam lá apenas para atiçar sua curiosidade e garantir sua presença na temporada seguinte.

5- NADA DE DVDs BRASILEIROS
A lista é grande e não importa se o seriado fazia sucesso no Brasil, são poucos os DVDs que pintam por aqui em comparação ao mercado norte americano. Caverna do dragão, thundercats, queer as folk, além de caixas e mais caixas também costumam lançar por lá até as series canceladas depois de poucos episódios.

6- UM EPISÓDIO SÓ DE FLASHBACKS
Essa é a mais irritante das manias dos seriados de tv. Ao invés de ganhar um episódio novo a serie ganha um que só passa flashbacks. Algumas tem um episódio do tipo em cada temporada. Outras simplesmente repetem cenas dos episódios anteriores dentro da mesma temporada, coisa que a gente acabou se assistir.


O MELHOR E O PIOR DE SMALLVILLE


1- OS HOMENS
Sim, acima de tudo é uma serie "pega meninas", e também certos meninos espertos, nunca faltaram descamisados e gente esbanjando saúde e tem para todos os gostos. Típica serie com caras de 20 e poucos anos fazendo o papel de menores de idade, quando tiram a camisa a gente diz: wow, isso é algum tipo de efeito colateral da puberdade?


2- OS EFEITOS ESPECIAIS
Desde o primeiro episódio a serie deu um show em matéria de efeitos especiais jamais vistos na tv. A primeira chuva de meteoros (que ideia mais infeliz promover uma segunda chuva anos depois) deu à serie um ar de filme catástrofe de primeira e, mais tarde, a cena do atropelamento na ponte foi tão incrível que passou a ser exibida na abertura do seriado. Anos depois a coisa deixou de ser novidade e o único efeito pelo qual a gente realmente esperava ver, Clark voando, foi um tanto decepcionante.



3- CHLOE
A melhor sacada no elenco da serie veio a ser a personagem Chloe Sullivan. Trabalhando para o jornal do colégio ela passou a ser a "repórter em busca de uma grande matéria" que colocaria o segredo de Clark em perigo, mas ao mesmo tempo seria o elo de ligação de Clark com o jornalismo, sua futura paixão. Chloe se envolveu com "Jimmy Olsen" e se tornou prima da famosa Lois Lane, ganhou ECA superpoderes ridículos e, após descobrir o segredo de Clark, virou sua parceira na solução de mistérios, mais precisamente, o cérebro da dupla.


4- A RELAÇÃO LEX/CLARK/LANA
Era muito legal essa história da Lana carregar uma pedra de kriptonita no pescoço impedindo que o apaixonado Clark se aproximasse dela. E ainda a amizade que surgiu entre Lex e Clark, dois futuros arqui inimigos. Comprometendo a nossa já conhecida visão do futuro do Superman, Lex passou a desconfiar de Clark e Lana foi possuída por uma bruxa antes de se casar com Lex, o conto dos três havia começado tão bem...


5- A DESCOBERTA DOS PODERES
O ponto alto da primeira temporada. Clark descobrindo seus poderes. Quando a serie tem inicio a super força e a super velocidade já estão presentes. Mais tarde vem a visão de calor, a visão de raio X e o sopro gelado. É uma pena que o lance do voo tenha sido deixado de lado porque, nas palavras dos criadores da serie, esse é o poder que separa Clark Kent do Superman e a serie pertence apenas ao Clark.


NO FUNDO DO POÇO:
É ela. Aquela coisa que eu batizei de "síndrome de Smallville". Começou a ficar insuportável após a segunda temporada. É sempre assim, no último episódio de uma temporada o mundo praticamente vem abaixo e o drama e o desespero tomam conta de todos, será que o mal vai triunfar? No primeiro episódio da temporada seguinte as coisas se resolvem em poucos minutos, muitos desses super acontecimentos nem sequer deixam sequelas na trama e tudo volta ao normal. A partir daí voltamos ao esquema dos "contaminados por kriptonita" que precisam ser detidos, sem falar dos "mortos que voltam".


TOP 10 - OS 4 TIPOS DE ADAPTAÇÕES DE SERIADOS PARA O CINEMA


10ª POSIÇÃO - MUDANDO TUDO - AS PANTERAS
Um filme policial com mulheres armadas? que tal uma comédia com mulheres que lutam artes marciais? Para quê pegar em armas? a maioria dos bandidos nem sequer tem uma. Na vida real elas não iriam tão longe. Pior, enquanto a serie trazia mulheres fortes que faziam o trabalho de homens durões, o filme levou o movimento feminista de volta ao inicio do século 20 em cenas em que as moças balançavam os cabelos em camera lenta dizendo "sou um objeto frágil".


9ª POSIÇÃO - MUDANDO TUDO - HE-MAN
A censura não deixava o seriado ser violento e os roteiristas quebravam a cabeça a cada episódio. Mesmo assim a serie foi um enorme sucesso. Mas alguém imaginou que esse lance de não violência era um problema que deveria ser resolvido na versão cinematográfica da serie onde os tentáculos da censura não grudavam com eficiência. Basicamente está tudo lá mas o clima sombrio colocou o filme a anos luz de distância do desenho afugentando qualquer fã.


8ª POSIÇÃO - COM CHEIRO DE "FILME" - MIAMI VICE
Audaciosamente indo aonde o seriado não foi. Mas fazer uma versão violenta não é o modo mais indicado de se fazer um "o" filme, você quer que ele seja levado à sério? então respeite o material original, acima de tudo respeite o clima da serie. De Miami Vice esse filme tem apenas os nomes dos personagens, tiraram toda a graça de ser detetive em Miami.


7ª POSIÇÃO - COM CHEIRO DE "FILME" - S.W.A.T.
Colin Farrel novamente, mais uma vez temos os nomes dos personagens presentes mas o mundo mudou bastante desde 1976 (ano de estreia da serie). Isoladamente o filme funciona muito bem, chamar de adaptação da serie são outros quinhentos. Cenas de ação simplesmente empurram os personagens e seus dramas (e alegrias) pessoais para o segundo plano, não é como a serie, você não se apega a eles, nem vai ligar se alguém morrer.


6ª POSIÇÃO - EPISÓDIO ESTENDIDO - SEX AND THE CITY
Será que a "sindrome do episodio estendido" quer dizer que a serie já tinha, originalmente, cara de filme e que uma adaptação para o cinema seria chover no molhado? No caso de "sex and the city" isso não bate, temos 8 episódios colados que formam o primeiro filme e 7 no segundo, eu simplesmente conto os filmes como "temporadas fantasmas".


5ª POSIÇÃO - EPISÓDIO ESTENDIDO - OS SIMPSONS
Faltou pouco, o filme não promoveu maiores mudanças mas demorou para a trama decolar, no fim das contas ele tentou ser um "o filme" apenas mostrando inúmeras referências a episódios clássicos espalhadas por todo lado, foi como um "episódio comemorativo".


4ª POSIÇÃO - EPISÓDIO ESTENDIDO - ARQUIVO X
Ah esse sim tinha cara de filme quando estava na tv, fazer um "o filme" não seria muito fácil. Mas o pessoal resolver encaixar o filme entre duas temporadas sem desfazer o mistério central da serie, teria sido um "o filme" caso grandes revelações tivessem dado às caras (nem sei por que se deram ao trabalho de imprimir o roteiro em papel anti cópia). Já o segundo filme é um senhor episódio estendido, e um dos mais fraquinhos.


3ª POSIÇÃO - "O" FILME - STAR TREK
Deveria ser o retorno de star trek à tv mas o roteiro acabou se tornando o primeiro longa metragem para o cinema. Aí resolveram pegar pesado. Personagens morreram, a Enterprise explodiu e um super vilão voltou mais maléfico do que nunca, dando ao elenco um desafio inédito até então. O melhor de tudo? o filme (e as continuações) tem o mesmo elenco do seriado de tv.


2ª POSIÇÃO - "O" FILME - MISSÃO IMPOSSÍVEL
Resolver um caso e voltar para a casa, descansar até o episódio seguinte e fazer tudo novamente. Brian De Palma não quis nem saber e pegou pesado, os personagens se vem em uma baita enrascada, são mortos e traídos, o grupo se desfaz. Resta apenas Tom Cruise para descobrir o que foi que aconteceu. É uma pena que nos filmes seguintes o cara tenha se tornado o dono do pedaço, uma vez que na serie o que mais contava era o trabalho de equipe.


1ª POSIÇÃO - "O" FILME - ESQUADRÃO CLASSE A
É um filme de origem e ao mesmo tempo uma versão turbinada da serie. Embora fosse um seriado de ação as tramas eram simplórias, agradava as crianças. O filme ainda precisa de uma parte 2 para encostar na serie mas os personagens estão lá, levemente modificados por conta de uma atualização necessária. O fato de ter sido produzido (e dirigido) por fãs da serie fez toda a diferença (isso só não ajudou o Superman do Brian Singer).


AS 8 PIORES MANEIRAS DE SE TERMINAR UMA RELAÇÃO EM SERIADOS DE TV

ELE ATIROU NO PASSARINHO
Nada mais romântico do que acordar ao lado do seu amor com os passarinhos cantando na sua janela. Aí o seu amado atira no pardal. Eu sempre achei que o final do relacionamento de Phoebe com seu namorado policial, que atira em pássaros em "friends", havia sido escrito de modo a terminar um ciclo na serie e partir para outro, a coisa foi abrupta demais, pois até então o tal policial havia se mostrado um namorado perfeito. Mas quem é que não terminaria com um cara depois de um ato desses?


ELA ACHA QUE SOU HERMAFRODITA
"Men behaving badly" pode não ter durado muito mas Rob Schneider nos presenteou com uma situação bem engraçada em um dos episódios. Precisando de dinheiro ele topa ser uma cobaia de laboratório e começa a tomar estrogênio bovino. Depois de passar vergonha num restaurante por conta do leite que vazou de seus mamilos, ele e a namorada ficam presos num elevador com um casal que precisa levar um cãozinho ao veterinário com urgência, se o bichinho não tomar leite poderá morrer. Schneider pega o cachorrinho e o amamenta na frente de todos, sua namorada o deixa em seguida por pensar que o cara é algum tipo de hermafrodita.


VICIADO EM DROGAS QUE NÃO QUER AJUDA
Eu sou um daqueles fãs que estava torcendo pelo namoro de Emmet e de Ted em "queer as folk". Isso ao menos poderia garantir que nenhum dos dois acabaria a serie sozinho, principalmente o Ted, sempre procurando por sua alma gêmea. Mas os dois começaram a namorar num momento complicado, Ted estava viciado em drogas e Emmet fez o que pôde para ajudá-lo, mas perdeu a paciência e deu o fora.


ESQUECEU DE TERMINAR COM A NAMORADA ATUAL
Wow, será que depois de seis temporadas Dawson e Joey finalmente ficariam juntos em "Dawson's creek"? destinados a ficarem juntos desde crianças eles deixaram passar a oportunidade de perderem a virgindade ao mesmo tempo, alguns fãs se irritaram com isso. Mas quando finalmente ficaram juntos e fizeram sexo pela primeira vez o celular de Dawson toca e Joey fica sabendo que ele ainda estava namorando uma certa atriz. Lá se foi a última chance de terminarem a serie juntos.


ELA É UMA NINFOMANÍACA
É quase que imperdoável. Além de ter aos seus pés o cara mais lindo da serie, Brenda descobriu que adora sexo com estranhos em "a sete palmos" e resolveu trair seu namorado conseguindo assim mais material para seu livro. Bem, o que se pode esperar de uma moça que passou um ano inteiro de sua infância latindo? O modo como Nate descobriu o novo estilo de vida da namorada foi interessante.


ELA ENTROU EM COMA
Você vira um vegetal e a vida continua para os outros. Entre duas temporadas de "alias" Sidney entrou em coma e ficou hospitalizada por um tempão, seu pedaço hetero de mau caminho, amor de sua vida, tocou a bola para frente e se casou com outra. Sidney saiu do coma e não recebeu muito bem a notícia, tudo bem, anos depois ela pescou o Ben Affleck.


TERMINANDO PELO TELEFONE
É clássico, termine com a moça para mantê-la a salvo de um perigo eminente. Mas do ponto de vista de Sookie a coisa foi feia. Bill a pede em casamento e desaparece em seguida, dias depois ele liga para ela dizendo que está tudo acabado e que naquele exato momento está numa cama com outra mulher. Sookie estava com visitas, um lobisomem delicioso, mas não traiu seu amor por Bill mesmo assim.

TERMINANDO VIA POST-IT
Nada de olho no olho, nada de telefonemas, você chega em casa e encontra um post-it colado num canto com um recado do seu namorado te dando o fora. Seis anos de "sex and the city" nos mostraram que homens não prestam, tudo bem já entendi.


O MELHOR E O PIOR DE OZ


1- O LANCE GAY
É interessante, a serie não é uma serie gay mas abordou o LG de uma maneira exemplar e bastante respeitosa, dando até uma lição de moral e tolerância para um personagem muçulmano.Também mostrou uma bela história de amor entre dois homens que, ok a coisa não terminou muito bem mas era legal ver como todos na serie levavam o lance gay numa boa, até os heterocaras que, na falta de mulheres (o cenário principal é um presídio) faziam sexo entre eles e nunca botavam rótulos.

2- O NARRADOR
Antes de gritar Waaaaaaltt!!!!!!!! em "Lost" Harold Perrineau Jr. fazia bonito abrindo e fechando cada episódio de OZ com pensamentos filosóficos sobre a natureza humana. Seus monólogos podiam tocar fundo em você e nem mesmo a morte o fez calar a boca.


3- OS HOMENS
Sexo, nudez frontal e homens para todos os gostos, eu disse todos os gostos. Nenhum homocara que se preze conseguiu acompanhar essa serie sem se apaixonar por alguém dentro de Emerald City e se perguntar: que tipo de crime devo cometer para ir parar nessa prisão?


4- O ELENCO ECLÉTICO
Anos antes de "lost" aparecer essa serie já trazia um elenco formado por todo tipo de gente. Pobres e ricos, brancos e negros, italianos e irlandeses, gays e neonazistas, muçulmanos e cristãos. Entre brigas e mortes muitos personagens chegaram a um certo equilíbrio e entendimento, alguns mudaram seus pontos de vista.


5- O ELENCO NADA FIXO
Não se podia mesmo se apegar a ninguém nessa serie. Havia aquilo que se podia chamar de "elenco fixo" mas só acompanhando a serie até o final para se ter certeza. Personagens morriam, personagens novos surgiam, alguns tiravam "férias" e voltavam anos depois, às vezes perder um certo episódio podia te deixar perdido na trama, com um elenco tão grande bastava apenas um único capítulo para gerar grandes mudanças na história.


NO FUNDO DO POÇO:
Desde o inicio da serie o tema central foi o lance da dura realidade. Mas quando Luke Perry entrou para o elenco, tirou toda a roupa e foi queimado vivo a coisa começou a apelar para a ficção. Quando o corpo de Luke sumiu da enfermaria seu fantasma começou a andar pela prisão, esse tipo de coisa nunca aconteceu antes na serie e esse negócio sobrenatural incomodou um pouco. A fantasia tomou conta de OZ como se os roteiristas estivessem sem ideias melhores.


MINI SÉRIE TAMBÉM É GENTE
Elas tem dia e hora para acabarem e podem ser facilmente esquecidas em seguida e aí quem perdeu perdeu. Confira abaixo duas mini series que, felizmente, foram lançadas em dvd no Brasil e valem uma espiada.


ANGELS IN AMERICA
A epidemia de AIDS apavora os gays nos anos 1980, muita gente está morrendo. Mas um homocara recebe a visita de um anjo com uma estranha mensagem. Uma mini serie feita para ser campeã, baseada numa peça vencedora do prêmio Pullitzer, vencedora de 5 globos de ouro e dirigida por Mike Nichols! Com Meryl Streep e Al Pacino no elenco. Muitos atores fazem o papel de mais de um personagem na serie, Emma Thompson é uma das que mais brilham em cena. A história começa de um modo intrigante, a trama cheia de mistérios prende a atenção, vai ficando um pouco mais confusa, o final é mais confuso ainda e pode decepcionar.


KINGDOM HOSPITAL
Escrita por Stephen King, que até faz uma ponta nos últimos episódios, essa mini serie fala de um estranho hospital onde vários tremores acontecem. O mundo dos mortos se choca com o mundo dos vivos por conta do trágico passado do hospital que aos poucos vai sendo desvendado. Todos os personagens são cativantes, o dr. Hook vai mexer com você. A coisa começa bem devagar mas o mistério vai se revelando rapidamente em seguida, afinal são apenas 13 episódios, então muita coisa acontece num único episódio. O clímax se arrasta um pouco e a gente fica sem saber onde exatamente a coisa pretende parar ou o que deve ser feito para dar fim ao conflito entre os vivos e os mortos. A menina fantasma tem uma história trágica que pode te deixar chocado.

7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

nesta semana TRUE BLOOD ganhou outro ponto negativo

não gostei do modo como os lobisomens são retratados

logo irei mudar de canal...

Anselmo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arthur Beaverhousen disse...

Aceiti o fim do romance entre Kisookie e Bill numa ba porque quero ve-la dando que nem xuxu na rama, kkkk Convenhamos que Alcides é mil vezes melhor que o Bill, em tudo.

Agora o lance dos lobos na serie me desapontou, no livro fala mihões de vezes que é poibido se transfomar dentro do bar, ai vem o Allan Ball e faz aquela putaria, poxa.

Isso é apenas uma das coisas que não gostei nos licans da serie.

Anônimo disse...

hehe que post grande
eu tbm odeio quando cancelam a serie abrptamente, eu gostava de dead like me e eastwick achei ruim que nao tiveram finais decentes.
eu gostei de as panteras, e da sequencia tbm.
o que não gostei do relacionamento do emmet com o ted, e que o emme ficou muito sem graça, perdeu o humor, mais tbm com tantos problemas quem vai ficar fazendo graça neh.
vc gostou de angels in america, então vou ter que ver hehe.
eu gosto de true blood, acho bom eles retratarem os lobisomens de forma diferentes, porq senão fica tudo igual no cinema, e tv.
vc ta assistindo true blood?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi cadu

estou vendo true blood a conta gotas quando a serie surge na minha frente, ainda não tive a oportunidade de acompanhar por assim dizer, prefiro fazer isso desde o inicio, para tanto preciso comprar a 1ª temporada em dvd

mas me diga uma coisa
se o mundo inteiro sabe da existencia dos vampiros como é que eles podem andar livremente por aí matando humanos?
achei estranho

Anônimo disse...

eles naum matam humanos assim
legalmente falando, eles nao matam pra se alimentar porq tem o sangue sintetico lá (engraçado que tem ate tipo sanguineo da preferencia hehe)e quando matam eles escondem o corpo, na primeira temporada vc vai ver como o bill e suspeito de assassinato.
abraços ale
(olha a intimidade hehe)

Anônimo disse...

mas me diga uma coisa
se o mundo inteiro sabe da existencia dos marginais como é que eles podem andar livremente por aí matando humanos?

SEMPRE achei estranho