27.6.10

100 MINUTOS? 90? 80? QUEM DÁ MENOS?

Eu não sei o que é que anda acontecendo comigo mas de uns tempos para cá estou torcendo o nariz para filmes longos. Não faz muito tempo me divertia com filmes de até 3 horas sem problemas. Mesmo que o filme seja um bom filme lá estou eu olhando na embalagem para conferir sua duração, de repente parece que não tenho mais tempo para ver filmes quando na verdade tenho sim, mas acho que estou com a tal da síndrome da pressa. Comecei a ver filmes em prestações cortando-os no meio, nos últimos dois dias vi apenas um único filme, metade dele num dia, a outra metade no outro, e ele tinha apenas 2 horas de duração.
Por mais emocionante que um filme seja eu me vejo mudando de posição a todo momento na frente da tv, não consigo mais ficar parado numa única posição. Agora, após comprar alguns DVDs, eu os separo por tempo de duração, do mais curto ao mais longo. Dos 8 que comprei recentemente ainda faltam 2 para ver, os mais longos, um de 133 minutos e o outro com 152 minutos (tenho até medo de fazer a conta em horas). Às vezes, quando estou sem nada novo para ver eu vou até a minha estante pegar alguma coisa e, normalmente, vou atrás de alguma animação, pois costumam ser curtas, no máximo 90 minutos.
Acho que foi o Marcos que me disse que o melhor critico de cinema que existe é a nossa bunda, se o filme fizer você se mover para todo lado na poltrona ele está te chateando. Mas não é o meu caso, eu adoro os filmes que tenho em casa.
Mas mesmo quando temos tempo disponível reclamamos da duração de um filme, por quê?
Qual é a pressa?
Hoje eu vi um filme gay com o Hugh Grant com 140 minutos, haviam muitas cenas que eram bruscamente cortadas, quem é o idiota que editou o filme? e isso deu ao filme a sensação de ter sido curto. É como "a sociedade do anel", tem 3 horas mas elas passam rápido.
O problema que fica é a falta de vontade de ver o filme longo uma segunda vez no futuro.
Bater o pé na longa fila do cinema é uma coisa, mas como combater a síndrome da pressa enquanto se está vendo um filme? nenhum filme é obrigado a ser curto e você não é obrigado a ver um filme longo demais. Ainda acho que a melhor coisa a se fazer é ver um filme longo em partes. Quando criança achava isso errado, tinha que ver o filme todo de uma só vez mas agora, sei lá, tenho medo de pensar: o filme foi ótimo mas tenho essa sensação de ter desperdiçado todo o meu domingo...

11 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Descobri que o meu limite está entre 90 e 100 minutos, quando vejo que o filme tem mais de 120 me preocupo e nem tento fazer as contas, mas sei que 180 são 3 horas.

Charles Bonares disse...

Sou professor de português e passo, já há alguns anos, pela mesma coisa com meus alunos: mais de 100 páginas num livro e ele se transforma numa corrida de salto à distância.
Ninguém mais tem paciência para um Proust, sequer um Homero. Talvez porque temos tudo à mão, só não o tempo.

Ciro disse...

Somos dois então...
Da última vez que assisti Titanic, foi em três dias: uma hora para cada. Tenho a tendência de escolher filmes pequenos também, tenho achado duas horas muito tempo pra perder... No meu caso acho que isso veio porque estava assistindo a muitos filmes no computador, o que me dava a facilidade de passar de cena sempre que a coisa tava chata. Se bem que tbm dá pra fazer isso no dvd, né? vai entender...

Latinha disse...

Eu não sei, as vezes me parece que há uma falta de criatividade nas pessoas... se deu certo, começam a tentar espichar ao máximo para conseguir lucrar mais...

Será que há necessidade de todo último livro virar 2 filmes?! Enfim, mais de 100 minutos só se for muito bom mesmo para aguentar!

Agora, uma última pergunta...sem querer ser indelicado... cof cof cof As pernas são suas?! cof cof cof..

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi charles

no meu caso eu amo livros enormes, sei que não dá para ler de uma só vez e nem ligo para isso

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi ciro

quando fui ver titanic o cinema o exibiu com um intervalo e eu não gostei da ideia.
felizmente essa mania sumiu quando 'o senhor dos anéis' estreou

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi latinha

esse não sou eu não, minhas pernas são mais felpudas

..::voy::.. disse...

eu amo filmes longos. mas também tenho medo de 'perder meu tempo' com um filme muito longo. como foi 'alexandre o grande' que tem aproximadamente 3 horas e decepciona especialmente na sua hora final. mas alguns filmes eu assisto independente do tempo. a trilogia de 'o senhor dos anéis' verei sempre e com um largo sorriso no rosto!!!
quanto a livros, também não ligo pro tamanho. ligo pra história, conteúdo. se for bom, mesmo sendo grande, com certeza lerei em apenas alguns dias. já comecei livros curtos e nunca terminei...

abraços
voy

Becks disse...

O medo q eu tenho de filmes longos é da mesma fonte do Lord V. Alexandre me deixou louca de raiva no cinema, eu tava já quase transando com meu namorado na cadeira de tanto comichão na bunda q aquela porra me deu... eheheh

desde então tenho medo de filmes imensos!

Joe disse...

Totalmente fora do tópico, mas essas pernas lindas são suas? rsrs

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi joe

não são minhas não, me recuso a ver filmes numa tela tão pequena