15.5.10

NÃO ESTÁ NA HORA DO BRASIL INVESTIR NO BRAZIL?

Desde criança a gente aprendeu boa parte da história americana através de desenhos animados, ou seja, um modo bem divertido de aprender História. Com os personagens da Disney na segunda guerra mundial e com a turma do Pernalonga na guerra pela independência do país. Os norte americanos são super patrióticos, amam de coração o seu país, esse patriotismo está nos desenhos que são feitos no país e nos filmes também, quantas vezes você já não viu o presidente americano salvando o mundo? Todo esse orgulho patriótico acaba sendo mal visto por alguns brasileiros, eles acham que tudo não passa de exibição, de propaganda, uma vez que no Brasil as coisas não são assim. Eu já havia dito no blog que os brasileiros só são patrióticos em ano de copa do mundo, no restante do tempo nem sequer querem aprender a letra correta do hino nacional. Isso acontece porque o país nunca investiu no patriotismo, precisamos de filmes patrióticos e não de filmes que mostram a violência urbana de uma cidade.
Hoje no trabalho eu estava usando, e ainda estou, uma camisa com a bandeira do Brasil por de trás de um código de barras. Um senhor de 88 anos viu a minha camisa e perguntou:
- Está pronto para torcer pelo Brasil na copa do mundo?
E eu respondi:
- Na verdade eu não gosto de futebol, não assisto e nem sequer sei como se joga aquilo.
Ele ficou confuso:
- Então por que está usando uma camisa com a bandeira do Brasil?

Belo exemplo vovô.

9 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Não, o presidente Lula não precisa nos salvar de uma invasão alienígena ou de um meteoro,
só precisamos parar com essa mania de fazer dos bandidos os heróis dos filmes.

FlavioH disse...

ps: essa foto do Eric Bana me mata de tesão toda vez q a vejo!

FlavioH disse...

Concordo com vc! Sair com uma camisa com a bandeira do Brasil no meio da rua sem ser época de copa é pedir pra ser alvo de olhares e de contrangimento, .... sempre achei o brasileiro em geral desiludido com o Brasil, ainda mais nesse ano de eleições. Seria muito bom ver algum tipo de desenho animado q tratasse da historia do Brasil, ou pelo menos da cultura, mas se tratando desse tema, existe algum desenho animado feito no Brasil?? Enfim ....

Arthur Beaverhousen disse...

Confesso que so sou assumidademente patriota quando se trata da literatura brasileira. Não to falando de Brunas Surfistinha e afins, to falando de escritores com E maiúsculo.

Abro espaço para o ramo da moda, que é uma das melhores do mundo, tanto os profissionais atras dos croquis quanto os profissionais de passarela.

Agora, copa? Que copa? Não me importo e não gosto de ser importunado com futebol.

Unknown disse...

Somos um pais de bananeiros...
Isso ja e motivo suficiente pra nao se fazer filmes ou desenhos patrióticos.

Leo Carioca disse...

É verdade.
É só ver a quantidade mínima (pra não dizer quase inexistente) de desenhos animados que nós produzimos mostrando a nossa própria cultura.
Quando eu encontro algum, eu divulgo, é claro.
Por falar nisso, tem um desenho de curta-metragem brasileiro que eu linkei no meu blog: O Curupira, dirigido pelo Humberto Avelar.
Se você ainda não viu, tá no YouTube. Esse é o endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=r2uvjgbcMtY

Bom, e vamos lembrar que hoje é o Dia Internacional do Combate à Homofobia. Uma data a ser lembrada!
Abração!

Anselmo disse...

Linda animação, vi pela primeira vez em um programa da cultura há alguns anos. Apesar de ter uma grande influencia norte americana no design e trazer a boa e velha lição, eu enquanto entusiasta da animação tradicional, senti um orgulho tremendo ao ver que se tratava de algo feito no Brasil. Pena que os outros curtas do projeto não tenham me causado o mesmo impacto. Muito bem lembrado.

Bruno disse...

Ah, o Sítio do Pica Pau Amarelo é um bom exemplo de algo bem brasileiro, né?
Saci e tal...

Anônimo disse...

Realmente país de bananeiros e fárofeiros... Poucos nem sabem o ke é patriotismo...