30.5.10

CINEMAPÉDIA - A PRIMEIRA CERIMÔNIA DO OSCAR

Al Capone estava preso, o Empire State começou a ser construído, em cinco meses a bolsa de niuiorqui iria ter a sua histórica queda. O som havia acabado de surgir nos filmes. A "academia internacional de artes e ciências cinematográficas" estava para festejar seu segundo ano quando os fundadores resolveram premiar os melhores do cinema em diversas categorias. Foi um jantar no Hollywood Roosevelt Hotel, no dia 16 de maio de 1929, que mal teve cobertura da imprensa nacional onde umas 200 pessoas se reuniram para a entrega da "estatueta de ouro". O nome "Oscar" só foi usado oficialmente a partir de 1939, a origem do nome tem duas ou até três versões diferentes.

Não dava para chamar a premiação de "oscar 2010" como fazemos hoje, nos dias de hoje os filmes indicados se encaixam no espaço de tempo entre o 1º de Janeiro e o 31 de Dezembro de um ano. A primeira entrega dos prêmios incluía filmes lançados entre 1º de Agosto de 1927 e 31 de Julho de 1928. Era normal uma pessoa receber mais de um prêmio por mais de um filme ou dois ou três na mesma cerimônia. O primeiro filme a receber o prêmio de melhor filme foi ASAS, hoje é o único vencedor mudo dessa categoria na lista do Oscar. Graças à invenção do som filmes falados já dominavam a cerimônia seguinte.

As categorias eram poucas, algumas existem até hoje, na primeira cerimônia elas eram:
MELHOR FILME
MELHOR DIRETOR
MELHOR DIRETOR DE COMÉDIA
MELHOR ATOR
MELHOR ATRIZ
FOTOGRAFIA
ROTEIRO ORIGINAL
ROTEIRO ADAPTADO
DIREÇÃO DE ARTE
EFEITOS TÉCNICOS
QUALIDADE ARTÍSTICA DE PRODUÇÃO
ENTRE-TÍTULOS (foto)
Os entre-títulos eram aquelas frases ou diálogos que ajudavam a explicar a trama do filme mudo. Com a chegada do som essa categoria foi apagada na premiação seguinte.
E já havia o "Oscar especial". "O cantor de Jazz", o primeiro filme falado, recebeu o prêmio juntamente com Charles Chaplin, cujo nome foi retirado das demais categorias porque a academia queria premiá-lo separadamente, levou o "Oscar especial" por ter escrito, estrelado, produzido e dirigido o filme "O circo".
A entrega das estatuetas durou exatamente 4 minutos e 22 segundos!

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Veja a lista dos vencedores da estatueta de ouro na premiação de 1927-1928

filme: asas
diretor: Frank Bozarge por "o sétimo céu"
diretor de comédia: Lewis Milestone por "dois cavaleiros árabes"
melhor ator: Emil Jannings por "tentação da carne" e "a última ordem"
melhor atriz: Janet Gaynor por "o sétimo céu", "aurora" e "anjo das ruas"
fotografia: "aurora"
roteiro original: "paixão e sangue"
roteiro adaptado: "o sétimo céu"
entre-títulos: Joseph Farnham por "coleguinha leal", "Ridi Pagliaccio" e "Don Piratão"
direção de arte: William Cameron Menzies por "a tempestade" e "a mulher cobiçada"
efeitos técnicos: "asas"
qualidade artística de produção: o estúdio da Fox por "aurora"