23.5.10

cinema, homens e pipoca apresenta

AVATAR

EDIÇÃO ESPECIAL


A maior bilheteria de todos os tempos pode agradecer aos novos efeitos 3D por boa parte de seu sucesso, um novo recurso que James Cameron soube tirar proveito no momento certo. Mas por de baixo do pano há um roteiro cuidadoso, um capricho em cada quadro do filme, em cenas que duram apenas alguns segundos e que você só poderá apreciá-las realmente ao ver um making of ou ler o dicionário visual do filme. Pois todo um mundo biologicamente viável foi construído para esse filme, e também um idioma novo. E estamos falando de um diretor barra escritor barra produtor que também é maquiador, já trabalhou no departamento de arte e design, criação de modelos, inventou robôs mergulhadores e mini cameras. Após ver star was nos cinemas James Cameron decidiu trabalhar nessa área e aprendeu tudo o que havia para aprender em vários departamentos diferentes além de criar técnicas inéditas. Em seus filmes, por trás dos efeitos, há sempre uma boa história e embora Avatar seja uma versão futurista de Pocahontas (seria estranho Avatar começar com a frase "baseado numa história real") o filme passa uma mensagem ecológica atemporal. Depois de vários documentários Cameron abraçou de vez a mãe natureza em seu novo filme.

SE MATANDO DE TRABALHAR
Você sabe que existem milhares de pessoas trabalhando nos bastidores de um único filme. Imagine que você tem uma boa história para contar mas morre de medo que alguém estrague tudo, o diretor, os atores, o maquiador, alguém no meio de tanta gente. James Cameron quer contar uma história e faz de tudo para que ela fique exatamente do jeito que ele a está vendo em sua mente, não é um diretor que trabalha apenas com os atores, ele está em toda parte, na criação de modelos em cgi ou miniaturas, avaliando os figurinos e o som, em cima dos ombros do editor e do compositor, todos, praticamente todos devem estar fazendo a coisa certa do modo certo, ele não deixa ninguém trabalhar sozinho, está sempre de olho em tudo e em todos a cada instante, na maior correria. Cameron não quer se sentir arrependido por algo após ver o resultado final. Sua dedicação não tem limites, é claro que na maioria das vezes um único homem não tem tanto poder assim na produção de um único filme, mas Cameron conquistou esse direito sofrendo horrores na produção de certos filmes, como Titanic por exemplo.


REVOLUCIONÁRIO SIM SENHOR
Criar cenários digitais realistas, água, árvores, o céu e muitos animais inéditos, isso já estava rolando por aí na nova trilogia de star wars e na trilogia do anel. Personagens digitais que podem contracenar com atores reais também são outra barreira que já caiu. A técnica de captura de movimentos corporais já estava bem avançada, mas, como você pode ver em alguns filmes, muitos personagens digitais ainda tinham problemas em "atuar" do pescoço para cima de um modo convincente. Isso porque seus movimentos faciais precisam ser animados separadamente, especialmente seus olhos, às vezes isso dá certo (Gollum), às vezes dá errado (Beowulf). Pela primeira vez na história movimentos faciais, até a menor das rugas ao redor dos lábios de um ator, puderam ser captados e transportados para um personagem digital. São cameras que reconhecem o rosto humano. "Eu queria atuação e não animação" conta James Cameron, para deixar as coisas mais complicadas seus alienígenas tinham olhos grandes como um personagem de desenho japonês, justamente os olhos, o maior pesadelo na criação de personagens digitais. Agora sim, após Avatar, os humanos podem ser qualquer outra coisa nos filmes, em qualquer tamanho e formato, sem comprometer a atuação. É o fim dos bonecos de espuma e da maquiagem que leva horas para ser feita.



OS PERSONAGENS

JAKE SULLY (SAM WORTHINGTON)
Jake nasceu no planeta Terra no dia 24 de agosto de 2126, depois de alguns anos como fuzileiro naval sofreu um acidente na Venezuela que o deixou paralítico, sem dinheiro para novas pernas ele ficou preso a uma cadeira de rodas. Seu irmão gêmeo Tom se preparou por 3 anos para o programa avatar mas foi morto dias antes da viagem à Pandora. Por ser geneticamente idêntico ao irmão, cujo DNA foi usado para criar um avatar, Jake viaja em seu lugar. Jake vai controlar o vigésimo avatar fabricado e com ele se tornará o sexto Toruk Makto (um na'vi que pode controlar um Toruk).

NEYTIRI (ZOË SALDANA)
Neytiri Te Tskaha Mo'at'ite é a filha do líder do clã dos Omaticaya, Eytukan, e sua mãe, Mo'at, é a tsahik do clã, a líder espiritual. Apesar de ter uma irmã mais velha chamada Sylwanin, Neytiri se tornará a nova tsahik do clã ao se casar com Tsu'tey, que virá a ser o novo rei. Ela tem um Ikran chamado Seze.

GRACE AUGUSTINE (SIGOURNEY WEAVER)
Grace é a responsável pelo programa avatar em Pandora, uma botânica que é uma lenda na comunidade científica na Terra. Ao estudar as plantas da lua (Pandora) ela descobre os Na'vi. Construiu uma escola para ensinar os nativos a falar nosso idioma e melhorar as relações com os humanos invasores. Aprendeu a falar Na'vi e aprendeu também os costumes do povo, é amada e respeitada por eles, mas nunca foi levada até a Árvore Lar onde o clã Omaticaya vive. Escreveu um famoso livro sobre o ecossistema de Pandora (em 2154 ainda existem livros de papel?).

MO'AT (CAROL CHRISTINE HILARIA POUNDER)
Mãe de Neytiri e de Sylwanin, casada com o rei do clã Omaticaya, Eytukan. Mo'at é a líder espiritual da tribo, conhecedora da vontade de Eywa. Seu nome significa "aquela que apanha sonhos".

EYTUKAN (WES STUDI)
Ele é o líder do clã Omaticaya, chamado de Olo'eyktan, existem centenas de clãs de Na'vis em Pandora, alguns reinam em desertos , outros próximos ao mar , os Omaticaya vivem numa imensa floresta. Ele vem de uma nobre família, seu bisavô foi o quinto Toruk Makto a existir desde as primeiras canções, digo, desde que os Na'vi começaram a contagem dos tempos. A lenda diz que o Toruk Makto sempre aparece quando o povo está em grande perigo.

TSU'TEY (LAZ ALONSO)
Tsu'tey te Rongloa Ateyitan é o melhor guerreiro do clã Omaticaya, filho de Ateyo, é um arqueiro experiente e chefe da guarda do rei, será o novo Olo'eyktan se casando com Neytiri, foi escolhido para se casar com ela quando ainda era criança.

TRUDY CHACON (MICHELLE RODRIGUEZ)
Todo filme de James Cameron tem sua mulher macho, elas fazem coisas tão incriveis quanto crianças em filmes de Steven Spielberg. A mulher macho da vez é Michelle Rodriguez (papel que ela já conhece muito bem), lembra bastante a Vasquez de "aliens o resgate", outro filme de Cameron. Trudy é um dos pilotos da SecOps que cuidam da segurança dos cientistas na colônia extrassolar 01 (carinhosamente apelidada de "portal do inferno") . Pilotando um Samson ela faz parte de uma divisão da RDA (a companhia responsável pela exploração mineral de Pandora), mas como ex fuzileira ela se recusa a fazer parte do ataque à Árvore Lar e recua.

NORM SPELLMAN (JOEL DAVID MOORE)
Antes de chegar a Pandora Norm estudou o idioma Na'vi por cinco anos e já passou mais de 520 horas no simulador de avatares. Doido para colocar seus conhecimentos à prova e conhecer a famosa Dra Grace ele fica nervoso quando vê que os nativos acolheram Jake em sua comunidade, um cara que não sabe uma única palavra em Na'vi. Mais tarde se tornam amigos e Norm começa a ensinar tudo o que sabe a Jake.

CORONEL QUARITCH (STEPHEN LANG)
Peça para James Cameron criar um vilão que irá deixar o público com vontade de matá-lo e ele o fará. Quaritch é pura maldade, pretende usar qualquer desculpa para arruinar o programa avatar e exterminar os Na'vi completamente. Ele está salivando por uma guerra e conta com a ajuda de Parker Selfridge, o administrador da RDA em Pandora, que também não morre de amores por Grace e sua pesquisa sobre os nativos.


UM PASSEIO POR PANDORA
Os humanos chegaram em Pandora em 2129, descobriram um mundo cheio de um mineral chamado Unobtanium, que para nós é muito valioso, pode ser usado, entre outras coisas, como combustível para espaçonaves, uma vez que estamos passando por uma crise de energia na Terra esse mineral pode nos salvar.
Pandora é uma das 14 luas do planeta Polyphemus, um planeta gasoso que orbita a estrela Alfa Centauri a mais de 4 anos-luz da Terra. A lua tem uma atmosfera venenosa para os humanos, composta por sulfeto de hidrogênio e de dióxido de carbono, é quase do tamanho da Terra embora tenha uma gravidade mais fraca. O unobtanium no solo gera um poderoso campo magnético que aumenta o campo da própria lua, em alguns lugares , como nas Montanhas Aleluia, essa força supera a da gravidade fazendo a rocha flutuar.
A Árvore Lar é onde a tribo dos Omaticaya vive por quase mil anos, está bem em cima de um enorme veio de Unobtanium. Esse tipo de árvore costuma ter até 100 metros de altura, os Na'vi a chamam de Kelutral. O clã dos Tipani também vive numa árvore desse tipo há mais de 20 mil anos, a árvore deles é um pouco maior que a árvore dos Omaticaya, com 150 metros de altura.
O lugar mais sagrado para os Na'vi é a Árvore das almas (vitraya ramunong), como na Árvore das vozes (utral aymokriyä) é possível se conectar com Eywa, o espírito de Pandora, a divindade dos Na'vi.
Mas nada tão sobre natural assim. Todas as plantas se conectam entre si abaixo do solo, uma ligação que parece uma rede neural que inclui até os animais que também podem se unir à ela através de órgãos especializados. Desse modo até pensamentos viajam por Eywa. É a famosa hipótese de Gaia, usada para explicar o equilíbrio da natureza na Terra, sendo levada ao pé da letra e dando às caras quando a barra fica pesada.
Quando o filme começa os humanos mineradores estão situados no Sitio 26, um imenso buraco na floresta, aberto durante a extração do Unobtanium.

OS NA'VI
A única raça humanóide de Pandora. Eles possuem em média 3 metros de altura, um corpo atlético e cauda. Os ossos são reforçados com fibra de carbono e eles tem um incrível sentido de visão, quatro dedos em cada mão e pé, a cor da pele varia entre os clãs de diferentes regiões em vários tons de azul. Como a maior parte dos animais e plantas da lua os Na'vi possuem uma pele bioluminescente, quando o sol se põe o gigantesco planeta Polyphemus, meio azulado, brilha no céu, tanto os efeitos luminosos quanto as listras na pele ajudam os Na'vi a se camuflarem na mata. Como todo ser vivo de Pandora eles possuem uma conexão com Eywa através de filetes neurais entre seus fios de cabelos, que eles arrumam como longas tranças para facilitar o manejo.

OS ANIMAIS E AS PLANTAS
Desde o gigantesco Angtsik aos estranhos cavalos Pa'li, do selvagem Nantang ao domesticável Ikran, toda uma flora e fauna foram inventadas especialmente para esse filme, com toda a cadeia alimentar presente, desde os herbívoros aos predadores. Todos os animais possuem 6 membros, ou seja, todos possuem um ancestral em comum, apenas os Na'vi são diferentes. Até mesmo o número de olhos varia entre as criaturas, a maioria tem 4. O Ikran por exemplo usa seu segundo par de olhos de modo independente dos dois maiores. Seu primo Toruk, muito maior que o Ikran, é o seu predador natural. O Ikran faz seu ninho nas montanhas aleluia onde, como ritual para a vida adulta, um guerreiro Na'vi tem que domesticar um Ikran e se tornar um Ikran Makto.


OS AVATARES
Os avatares são feitos a partir do DNA dos Na'vi unido ao DNA humano para garantir que a mente humana possa se estabelecer em seus cérebros. Mas essa união de DNAs acabou por tornar os avatares um pouco diferentes dos Na'vi, eles têm 5 dedos em cada mão e pé, e sobrancelhas, também têm uma pele um pouco mais clara.

UM FURO NO ROTEIRO?
Em nenhum momento fica claro se os Na'vi conhecem o verdadeiro motivo pelo qual o "povo do céu" está destruindo sua terra. Jake tinha a missão de convencer os Omaticaya a saírem da Árvore Lar para que os humanos escavassem o local à procura do unobtanium. Mas ele nunca disse isso a Neytiri, ou a qualquer outro Na'vi. Isso fez os humanos ficarem com uma reputação pior ainda aos olhos dos Na'vi. Mas é de se imaginar que, depois de três meses, Jake tenha contado o fato a Neytiri em algum momento.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Todos os dados foram retirados diretamente do filme.
Adicionais como datas e sobrenomes foram retirados da wikipédia avatar.
vale uma visita:

http://james-camerons-avatar.wikia.com/wiki/Avatar_Wiki

Anselmo disse...

Grata surpresa hj no blog.

Cara eu ia morrer sem perceber a diferença entre os avatares e os Navi. O incrível é que agt olha mas não vê. Eu sabia que tinha uma coisa diferente mas não identificava. Fui obrigado a por o vídeo para constatar o que estava na cara e eu nunca vi.

Esses Ikrans são uma ilusão de ótica. Quando estão com a boca fechada eu vejo a cabeça de uma ave, tipo um cisne, então eles a abrem e aquilo some e se transforma em outra coisa completamente diferente. Eu me divirto sempre.

Pandora sempre me deixou de boca aberta, não por sua diversidade mas pelo simples fato de que aquilo existe somente dentro de um computador. O 3D acabou levado o mérito mas Avatar fez muito mais para o cinema, tecnicamente falando, do que a mera sensação de profundidade.

Ouvindo a trilha sonora eu achei uma reciclagem de Titanic, muito parecida mesmo, o mesmo estilo, acordes praticamente iguais, a diferença é que ele retirou os metais e incorporou um coral. Sei que são do mesmo compositor mas as semelhanças poderiam parar por aí.

Por fim:
O filme me pareceu um pouco episódico, com partes muito distintas entre si, meio procurando nemo. Eu gosto muito da Michele Rodrigues, virei fã dela desde Resident Evil, não queria que ela morresse. O avatar da SIGOURNEY WEAVER parece com alguem que eu conheço. Meus pais tambem gostaram, foi a familia toda ao cinema ver a copia 3d e eu saí de lá com um pouco de dor de cabeça. Minha mãe ficou impressionada com as pernas fininhas do Jake, ela acredita que o Sam Worthington é realmente deficiente, eu ainda não mostrei Terminator Salvation pra ela.

Bom trabalho.
Até amanhã, quando o mundo como conhecemos estará diferente após o fim de lost(ou não).

Unknown disse...

Vale dar uma olhada :

Zbrush é um programa de modelagem digital. É usado quando se precisa de detalhes finos e texturas mais realistas. Um tópico no fórum oficial do software mostra os modelos digitais sem as textuas.

http://www.zbrushcentral.com/showthread.php?t=079195

Ótimo Especial como sempre.