8.4.10

TOP 20 - A LISTA DOS MEUS VINTE FILMES FAVORITOS NÃO ESTÁ NEM LIGANDO PARA O QUE VOCÊ VAI PENSAR A RESPEITO DELA

20ª POSIÇÃO - MONTY PYTHON - EM BUSCA DO CÁLICE SAGRADO
Dizem que 'a vida de Brian' é o melhor filme do monty python, mas eu amo essa comédia medieval. Tem aquele humor britânico que entrega os defeitos do próprio filme, personagens divertidos e animações malucas. Os cavaleiros que dizem NI, o coelho assassino, a pobre mulher chamada de bruxa pelos aldeões, os cocos e as andorinhas, o plano do coelho de Tróia, o príncipe preso na torre e o cavaleiro negro em pedaços, cada cena é a maior diversão, nunca vou me cansar desse filme apesar de já saber as piadas.

19ª - O PLANETA DOS MACACOS
Quando o vi pela primeira vez, ainda criança, adorei o visual dos macacos. Depois passei a gostar dos debates religiosos do filme e tentava me imaginar no lugar do Chalrton Heston, o que eu faria para me livrar daqueles caras? para começar eu nunca aceitaria uma fêmea na minha jaula. O filme entra num clima de arqueologia perto do final que me encheu de dúvidas, e quando vi a estátua da liberdade na praia me lembro de me perguntar: como foi que ela chegou ali? minutos depois a ficha caiu, ahhhhh, malditos!!!! vocês finalmente conseguiram explodir tudo!!!

18ª POSIÇÃO - ASTERIX VS CÉSAR
Conheci o herói Gaulês quando esse desenho foi exibido na tv aberta no inicio dos anos 1990, gravei o filme, aluguei a fita e segui comprando os livros. A trama do filme mistura dois livros de Asterix, o gladiador e o legionário, enquanto ele e Obelix tentam chegar a Roma para salvar Falbalá e Tragicomix, o desenho vai além e mostra Obelix como o responsável pela destruição do Coliseu, ainda inédito em dvd, guardo o vhs com carinho.

17ª POSIÇÃO - OS GOONIES
Passou tantas vezes na tv que tive tempo de sobra para aprender a mexer no video cassete recem comprado e gravar o filme mais de uma vez. Devo tê-lo visto quase cem vezes, já sabia até os diálogos, só conheci a versão em audio original quando comprei o dvd, estava super acostumado a ver o filme dublado, pena que a dublagem não acompanha esse lançamento em dvd. De todas as aventuras que crianças já viveram em filmes, esta é definitivamente a melhor.

16ª POSIÇÃO - FORREST GUMP
Eu já conhecia bastante sobre a história americana por conta de desenhos animados e outros filmes, fiquei bobo ao ver como era fácil colocar um único personagem em tantos acontecimentos importantes da história americana atual durante boa parte de sua vida. Os efeitos especiais impressionavam e a história me pegou lá no final me comovendo ao extremo. Como dizia o trailer: nunca ninguém viveu tão intensamente como Forrest Gump. E ele era apenas um cara qualquer.

15ª POSIÇÃO - MARY POPPINS
Me deixava de queixo caído e com um nó nos neurônios enquanto tentava imaginar como era feito aquele lance de misturar atores e desenhos animados. Decorei as músicas e me sentia atraído por Dick Van Dyke, até hoje me causa as mesmas sensações. É sensível e divertido, "praticamente perfeito em todos os sentidos", se coloca entre os filmes "clássicos" e "atuais" podendo ser visto por crianças de qualquer geração.

14ª POSIÇÃO - 2001
Estou lendo o livro pela segunda vez nesta semana, um pouco mais legal que o filme por expandir a trama dos homens macacos no inicio. Mas aquele final estranho fica melhor no filme, ele é como um poema feito para homenagear o cosmos. Me dá vontade de assistir novamente só de falar sobre ele, de fato, é o que vou fazer após terminar o livro. Mesmo não sendo o que se pode chamar de 'vilão' o computador Hal 9000 me dava calafrios com sua voz gélida.


13ª POSIÇÃO - TITANIC
É uma pena que Leonardo Di Caprio não tenha entendido o personagem criado por James Cameron e tenha feito o filme de má vontade, mas as atrizes estão ótimas, eu amo a trilha musical de James Horner e os efeitos espaciais. O filme tem um toque de cinema clássico quando você o vê em preto e branco. Até hoje não ganhou uma versão em dvd satisfatória.

12ª POSIÇÃO - ALIENS O RESGATE
Depois de ver a versão estendida do filme você não vai mais querer saber da outra, são 154 minutos de tirar o fôlego, poucos efeitos e muitos bonecos garantem ao filme uma dose de realismo que realmente mete medo nas cenas de suspense, a rainha alien dá ao filme dois clímax animais e Sigourney Weaver faz valer sua indicação ao oscar de melhor atriz. Agora chega de James Cameron na lista.

11ª POSIÇÃO - BERNARDO E BIANCA
Foi a primeira vez que fui a um cinema na vida, um dos mais sombrios desenhos da Disney é também o meu favorito, comprei o álbum de figurinhas naquele ano, a versão em gibi e dois bonequinhos apontadores de lápis. Esperei pelo dvd como se fosse a cura de todas as doenças quando minha fita de vhs foi roubada. Ainda não o vi em audio original de tão viciado que estou na dublagem, a vilã, Madame Medusa, deveria estar presente em todas as listas de vilãs de cinema, mas por algum motivo a maioria das pessoas não gosta muito desse desenho.

10ª POSIÇÃO - TUBARÃO
E começa a ''era Spielberg'' na lista, apesar de estar a quilômetros de distancia do mar esse filme me metia muito medo á noite, era desligar a tv e ir para a cama e ficar tremendo no escuro. Eu ficava esperando pelas cenas do tubarão para vê-lo, embora me deixasse com medo, do mesmo modo que esperava que ele não aparecesse. Seus olhos vidrados e sua boca cheia de dentes ensanguentados me fazia encolher as pernas no sofá. Amo tanto esse primeiro filme que nunca fui atrás das continuações caça niqueis para tê-las em casa.

9ª POSIÇÃO - SUPERMAN
Quando dizem que esse filme nos fez acreditar que um homem podia voar não é brincadeira, ele voa mesmo. Nunca fiz parte do grupo das infelizes crianças que tentavam imitar o superman em casa após ver o filme e se esborrachavam na calçada lá em baixo. Eu apenas tentava entender como eram feitos os efeitos especiais. Minha cena favorita é a mesma de todo mundo, a sequência do helicóptero, da troca de roupa de Clark Kent ao desmaio de Lois Lane e o filme ainda tem espaço para o romance quando Clark e Lois voam juntos.

8ª POSIÇÃO - E.T.
O clássico infantil barra ficção barra Spielberg definitivo. Tudo nesse filme é pura magia e ele é único, até hoje não há remake ou continuação que se atreva a dar às caras. Muitos de nós começaram a andar de bicicleta de um modo diferente após conhecer o filme, só imaginando.

7ª POSIÇÃO - CONTATOS IMEDIATOS DO 3º GRAU
Amo esse filme por ter um pé no chão, nada de extra terrestres pipocando por aí, a gente só os encontra lá no finalzinho. O filme é todo de Richard Dreyfuss e é todo sobre conflitos familiares durante uma crise, não que todo pai de família seja convocado por ETS para encontrar uma montanha mas o filme consegue ser o melhor filme de ETs por não ter ETs, o final em aberto dá água na boca.

6ª POSIÇÃO - A HISTÓRIA SEM FIM
Um novo mundo cheio de coisas originais e apresentado de um modo único do tipo 'leia um livro', estou para comprar o blu-ray ainda, amo demais esse filme, pena que as sequências tenham estragado a franquia. Um ótimo elenco infantil que carrega o filme nas costas e belas mensagens de moral, adoro a cena final quando a imperatriz menina fica cara a cara com Bastian. Me acostumei com a versão dublada mas odiava os comerciais que entravam sem aviso no sbt enquanto eu gravava o filme em fita.

5ª POSIÇÃO - UMA CILADA PARA ROGER RABBIT
Eu não sabia quase nada sobre o filme quando fui ao cinema para vê-lo com um amigo. Claro que fiquei chocado com os efeitos, mas foi Jessica que fez meu queixo cair junto com o de Eddie Valiant, eu juro que esperava ver uma coelha no palco! sou apaixonado pela trilha musical, vi o filme inúmeras vezes depois de esperar seu retorno na porta da locadora até tarde da noite, comprei o vhs e decorei todos os diálogos, comprei o gibi do filme (ainda o tenho) e o album de figurinhas. Nunca o vejo dublado e foi o meu primeiro filme "noir" , embora apenas pareça ser um. Comecei a colecionar a revista Set quando Roger apareceu na capa dela.

4ª POSIÇÃO - O IMPÉRIO CONTRA ATACA
Eu vi o comercial na tv mostrando Luke e Vader lutando, era tudo o que eu queria ver em star wars, bastava conseguir me manter acordado até tarde da noite, vendo o filme na rede globo. O canal já havia me apresentado o primeiro filme antes e eu nem sabia que havia uma continuação, afinal , estava na era pré video cassete, ou você vê um filme nos cinemas ou vê na tv anos depois. E mesmo sendo um dos últimos seres humanos do mundo a descobrir a terrível verdade sobre Vader eu fiquei catatônico e deixei de prestar atenção ao restante do filme, mas a coisa sempre volta, quando fui ver a edição especial nos cinemas, chorei.

3ª POSIÇÃO - OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA
O melhor filme de aventura já feito e olha que devia ser uma paródia. Eu amo cada quadro dele, o modo com a aventura se desenvolve, os quebra cabeças que Indy precisa desvendar e as pistas que deve seguir, o modo como a arca foi escondida e precisa ser achada. O buraco das cobras, Marion, a mini aventura no começo do filme, a pedra rolando, o aviãozinho voando pelo mapa, a miniatura da cidade onde o sol aponta o lugar certo, o clímax com a arca sendo aberta pelos nazistas e o final naquele imenso depósito e a música tema, ah a música tema... quando ela se interrompe a gente continua ouvindo-a na cabeça.


2ª POSIÇÃO - JURASSIC PARK
Quando me dei conta eu já sabia segurar num lápis e estava desenhando dinossauros, nem sei dizer onde os vi pela primeira vez. Você não se lembra de seus primeiros passos, eu não me lembro de quando comecei a desenhar, ainda mais dinossauros. Então havia esse filme sobre dinos e era dirigido por Steven Spielberg, eu não precisava de nenhum outro motivo para ir ao cinema. Mas esperava ver dinos em stop motion como sempre, mal sabia eu a respeito dessa tal de tecnologia digital de George Lucas, e quando o braquio (sim eu chamo todos os dinos por apelidos) surgiu no filme ele parecia tão real que eu desisti de tentar desvendar o tal efeito especial e me vi dentro do filme, se eu já vi jurassic park 500 vezes, então já chorei 1500 vezes com o filme, sempre em 3 momentos específicos. Comprei o vhs com uma capinha rochosa com fósseis e o via toda semana. Decorei cada diálogo.


1ª POSIÇÃO - STAR WARS (dã)
Quer dizer que filmes podiam ser assim? a coisa mais maluca era pegar a história pela metade e tentar se atualizar o mais rápido possivel, "guerras clônicas", "Vader matando o pai de Luke", eu queria ver tudo isso, havia um passado que o filme não mostrava, então a história te pegava de jeito, uma senhora mitologia num universo já pronto. Estaria chovendo no molhado se continuasse, já falei sobre o filme dezenas de vezes no blog. Como os outros dois filmes da primeira trilogia eu tenho Star wars em versão original (1977) em vhs e dvd, em edição especial (1997) em dvd e vhs, e a versão em dvd (2004), preciso dizer que já sei todos os diálogos e sei apontar cada diferença entre as versões?

9 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Calma, é claro que a lista continua

de volta para o futuro 2
duro de matar 2
os caça fantasmas
o clube dos cinco
e o vento levou
inimigo meu
...

tem até "planeta 51" que entrou para a minha lista de favoritos recentemente,
mas essa postagem já está longa demais e eu quero ir para a cama.
boa noite

Daniel disse...

Fazer uma lista de favoritos é algo muito difícil para mim, porque eu não misturo muito os gêneros quando me lembro dos filmes, eu posso dizer qual o meu filme de drama preferio, qual o meu filme de ação, qual o meu filme de fantasia, qual o de sci fi e assim por diante, mas compilar tudo como se fosse uma coisa só e listar em ordem os meus preferidos é impossível, eu só posso dizer que Jurassic Park estaria disparado em 1° acompanhado por Star Wars, o 6° Sentido, ET, O Rei Leão, Wall-E, Alien 2, Matrix, Os Goonies, A história sem fim, os 12 macacos...... deu pra ver que sci fi e fantasia dominam quando tento juntar tudo....

Anônimo disse...

Boa Noite!

rsrsrs

Adorei a Lista!

Bjo
R.

Anônimo disse...

O que bate com meu top-100:

Planeta dos Macacos
Os Goonies
Forrest Gump
Mary Poppins
2001: Odisséia no Espaço
Titanic
E.T.
Contatos Imediatos
Jurassic Park

Unknown disse...

Da sua lista eu não gosto de "Forrest Gump" e ABOMINO "Titanic". Celine Dion cantando aquela música medonha na minha frente corre sérios riscos.

Arthur Beaverhousen disse...

OMG quanto filme de ET =S ....

no meu top 50 tem

JURASSIC PARK
UMA CILADA PARA ROGER RABBIT
BERNARDO E BIANCA
MARY POPPINS

Anônimo disse...

Celine é uma das melhores cantoras do mundo e titanic é um dos 100 melhores filmes do mundo! grrrrr

wendedel disse...

é impossível vc continuar achando forest gunp original depois de ver zelig de woody allen que foi feito beeem antes e é muuuito melhor

lucas disse...

amo planeta dos macacos, 2001, star wars, aliens...

favoritos...isso me lembra, alguem já falou pra vocês em filmow?
é tipo uma rede social de filmes...acho útil até, pra planejar o que assistir, de vez em quando vejo um comentário do blog, e marco ele no site pra não esquecer

filmow.com!!