12.3.10

TRILOGIA "DE VOLTA PARA O FUTURO"





DE VOLTA PARA O FUTURO (1985)

Após a morte do Dr Brown Marty entra na máquina do tempo e vai parar em 1955, ano em que seus pais se conheceram e acidentalmente ele muda a história. Para poder garantir seu nascimento Marty deve fazer sua mãe e seu pai se apaixonarem um pelo outro. A trama do filme é rica em detalhes que seriam aproveitados nas continuações que ninguém ainda sabia que seriam feitas um dia. Para poder voltar ao presente Marty precisa da ajuda do dr. Brown de 1955, divertidos conflitos entre as épocas fazem dessa ficção cientifica uma das mais engraçadas já feitas, destaque para a cena em que Marty assusta seu pai imitando Darth Vader. Voltar ao presente não é fácil, isso garante ao filme um final cheio de ação, suspense e muita correria. Uma piada final leva a turma para 2015 dando ao filme um ótimo desfecho.












DE VOLTA PARA O FUTURO 2 (1989)

Isso sim é uma parte dois de verdade. Aproveitando-se da piadinha final do filme anterior essa sequência começa exatamente no mesmo ponto onde o filme de 1985 terminou. O ano de 2015 traz efeitos especiais que ainda hoje impressionam pela simplicidade e traços limpos. São várias as novidades tecnológicas mostradas no filme que caíram no gosto do público lançando brinquedos incríveis e imitações feitas pelos fãs no quintal de casa. Marty e a namorada Jennifer precisam evitar que o filho idiota deles se meta em confusão e acabe indo parar na cadeia. Mas Biff Tannen, o valentão que incomodava o pai de Marty em 1955, entra no DeLorean e volta no tempo mudando o passado. Idas e vindas de diferentes linhas temporais não deixam o filme parar um minuto sequer, mesmo assim a trama não é tão complexa a ponto de nos deixar perdidos. O filme foi feito ao mesmo tempo que o terceiro, que estreou nos cinemas meses depois, por isso tem um final em aberto.











DE VOLTA PARA O FUTURO 3 (1990)

Marty volta ao ano de 1885 para salvar a vida do dr. Brown, que será morto por um pistoleiro da família Tannen no velho oeste. Eles precisam dar um jeito de fazer o DeLorean voltar ao presente enquanto Tannen se torna inimigo de Marty agendando um duelo no meio da cidade. Mais uma vez a ficção cientifica se limita ao começo e ao fim do filme, na produção de 1985 havia uma mini história com adolescentes tomando boa parte do filme, já na segunda parte a ficção domina o filme inteiro, e nessa terceira parte temos uma história de faroeste, são três gêneros diferentes numa mesma franquia de filmes. A velocidade desse terceiro filme segue mais devagar em comparação aos anteriores por conta da relação do dr. Brown com uma moça chamada Clara, o romance dos dois precisa amadurecer aos poucos, enquanto Marty conhece seu primeiro parente a nascer na América. O final com a locomotiva é um clímax meio esticado dando tempo a Clara de decidir o que vai fazer quando descobre o segredo do dr. Brown. O filme termina com estilo amarrando qualquer ponta solta. Fica muito mais satisfatório quando você assiste um filme atrás do outro, no fim das contas foi uma aventura e tanto.











CURIOSIDADES:
A Disney recusou o roteiro do primeiro "de volta para o futuro". Um filme, segundo o estúdio, onde um rapaz beija a própria mãe no passado seria repugnante. A Universal nem quis saber e comprou o material.
Eric Stoltz (marcas do destino) filmou algumas cenas como Marty McFly mas acharam que ele não convencia ninguém como adolescente. Michael J. Fox, um pouco mais velho que Stoltz, assumiu o papel em seguida. Mas você pode ver Stoltz na cena em que Marty salta para dentro do DeLorean durante o tiroteio no estacionamento.
O ator Crispin Glover não topou voltar no segundo filme como o pai de Marty. Ele disse que uma continuação não faria sucesso algum. Então seu personagem aparece morto no segundo filme (vemos apenas a lápide) e um dublê desfocado e visto de longe aparece no final da parte três.
Claudia Wells também não topou voltar e a personagem Jennifer foi interpretada por Elisabeth Shue no segundo e no terceiro filme.
Billy Zane faz uma ponta no primeiro filme como um dos amigos encrenqueiros de Biff Tannen. Ele repete o papel na parte dois também, mas como filho de seu personagem em 2015.
O filme ''tubarão 19'', em cartaz em 2015, é "dirigido" pelo filho de Steven Spielberg, Max.
Os produtores quase chegaram ser processados pela queda do trem no abismo no final do terceiro filme, eles tiveram que provar que o trem era uma miniatura e não uma relíquia histórica de verdade.
Pode-se acompanhar toda a história do famoso relógio na praça da cidade de maneira nada linear nos filmes, mas está tudo lá. Pode-se acompanhar também a trajetória politica do prefeito da cidade.
Elijah Wood faz uma ponta no segundo filme, ele é um dos meninos ao lado do video game que Marty está jogando (com as mãos).
A sina da família Tannen é esbarrar em qualquer veiculo que esteja transportando esterco, acontece com todos eles.
Cada um dos homens da família McFly fica doido de raiva quando é chamado de covarde e se mete em confusões por conta disso.
Os homens da família Tanner tem o costume de dar socos na cabeça dos outros quando eles não entendem algo e dizem "alô, tem alguém aí dentro?".
Michael J. Fox interpretou cada um de seus parentes no futuro (o filho e a filha) e no passado em 1885, com exceção de seu pai em 1955.
Thomas F. Wilson também fez o papel de todos os homens da família Tannen em diferentes épocas.
A trilogia virou desenho animado em 1991 mas durou apenas 26 episódios.


3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: back to the future
ANO: 1985
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 116 min
DIRETOR: Robert Zemeckis (forrest gump)
ELENCO: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson, Thomas F. Wilson, Crispin Glover
PRÊMIOS: indicado para 4 oscars (roteiro, som, edição de som,música) vencedor do oscar de melhor edição de som.

TITULO ORIGINAL: back to the future 2
ANO: 1989
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 108 min
DIRETOR: Robert Zemeckis (uma cilada para Roger Rabbit)
ELENCO: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson, Thomas F. Wilson,Elisabeth Shue
PRÊMIOS: indicado para o oscar de efeitos especiais

TITULO ORIGINAL: back to the future 3
ANO: 1990
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 118 min
DIRETOR: Robert Zemeckis (a morte lhe cai bem)
ELENCO: Michael J. Fox, Christopher Lloyd,Mary Steenburgen, Thomas F. Wilson, Elisabeth Shue

Anônimo disse...

Eu matava aula pra ficar em casa e ver o filme na sessão da tarde.

O Blog tá muito legal, Adorei o Assista Também Regras da Atração e Cinema Homens e Pipoca qdo utilizados da maneira correta podem emagrecer e fazer bem pra pele.

Abç
R.

Anselmo disse...

Finalizando os três dias, hoje eu revi o terceiro filme e continuo não gostando muito dele. Principalmente pelo fato de terminar com uma das historias mais legais que já tive a oportunidade de acompanhar. Aquele "the end" sempre me enche os olhos de lágrimas.

Aproveitando o gancho para a postagem do google earth, encontrei essa página: http://imgur.com/a/nIAZG