31.3.10

O PROBLEMA COM OS FÃS DE LONGA DATA

Dar continuidade a uma franquia que começou há décadas ou fazer um remake de um filme de sucesso com mais de 20 anos (algo raro hoje em dia) pode ser uma tremenda dor de cabeça. Muitos filmes carregam uma quantidade absurda de fãs que cresce a cada ano. Fazer um filme que agrade às novas gerações e que ao mesmo tempo satisfaça os antigos fãs é complicado, porque eles vão ficar em cima, eles vão cobrar muita coisa, eles vão dar palpites, eles sabem o que querem ver nos cinemas.

UM NOVO INDIANA JONES
Tanto tempo preparando uma história, o cuidado de reunir ator, diretor , criador e até a incrível ideia de usar o mesmo iluminador dos filmes da década de 1980. Todo o time estava reunido, uma façanha e tanto, tudo isso para agradar os fãs de longa data. Mas com tantas relíquias mágicas espalhadas em tantas mitologias por aí, por que é que Indy foi atrás de seres de outra dimensão? nada a ver com o arqueólogo.
IDADE MÍNIMA DO FÃ MAIS VELHO: a partir dos 25 anos.



UM NOVO STAR WARS
Certo, é a origem de Darth Vader e não há nenhum outro personagem clássico no filme. Luke e Léia ainda não nasceram e Han Solo ainda é um pivete. Então o filme vai estar cheio de caras novas em uma época diferente. Mas é uma época antes das guerras clônicas, antes do Império. Embora toda a politicagem do filme seja necessária para a trama , e para o futuro, aquilo deixou muitos fãs com sono. Era um "guerra nas estrelas" sem nenhuma guerra? como dizia Obi Wan: eram tempos mais civilizados. George Lucas fez o que pôde para dar mais ação ao filme, mas no final das contas não foi por esse motivo que ele começou a saga pelo episódio 4? por causa da ação?
IDADE MÍNIMA DO FÃ MAIS VELHO: a partir dos 30 anos.



UM NOVO PSICOSE
Não , não era uma sequência, sequer pode-se chamar de remake. Simplesmente fizeram uma versão em cores do filme de 1960, praticamente usando os mesmos ângulos de cena, o mesmo timing, tudo! como se usassem o mesmo story board. Pode-se ver ambos os filmes, lado a lado, e notar que são iguais em tudo. Mudam os atores e entra a cor. A pergunta que fica é: pra quê fazer isso? qual foi a finalidade disso no fim das contas? acontece que ninguém aceitou a ideia desde o inicio e o filme fracassou quando ficou pronto.
IDADE MÍNIMA DO FÃ MAIS VELHO: a partir dos 45 anos.



O SENHOR DOS ANÉIS
Só mesmo os fãs de longa data deram pela falta de Tom Bombadil no filme, a trilogia de Peter Jackson deu à obra de Tolkien uma quantidade ainda maior de fãs. Muita gente foi atrás dos livros depois de ver os filmes. E a maioria dos fãs de longa data aprovou os filmes, quer dizer, podiam ser melhores, mas iriam durar horas ou podiam se tornar decalogias e muita gente não ia suportar assistir a tantos filmes assim.
IDADE MÍNIMA DO FÃ MAIS VELHO: a partir dos 50 anos.



ARQUIVO X O FILME
Quando o seriado de tv ganhou uma versão para os cinemas todo mundo sabia exatamente o que queria ver nas telas, todo mundo menos os produtores do filme. Que papo foi aquele de fazer um roteiro com folhas anti cópias? a droga do filme não revela mistério algum sobre a mitologia da serie de tv. A gente queria respostas, a gente queria ver Mulder e Scully nos finalmente e o filme foi apenas um episódio estendido, sem revelar nada de interessante. Engraçado estar dividindo esta lista com o 4º Indiana Jones, se você pegar Mulder e Scully e os colocar no lugar de Harrison Ford e de Shia LaBeouf naquele filme, você terá em mãos "arquivo X o filme", tal como os fãs gostariam que tivesse sido. De fato, o roteiro do 4º Indiana lembra bastante um livro baseado na serie 'arquivo X' chamado "ruínas".
IDADE MÍNIMA DO FÃ MAIS VELHO: a partir dos 12 anos.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

E por falar em "ruínas" muitos desses filmes ganharam boas continuações
em livros que nunca foram adaptados para o cinema.
Se está faltando ideia para um filme é sempre bom dar uma olhada numa biblioteca próxima,
muitos fãs de filmes escreveram ótimos livros sobre suas correspondentes paixões.Como eu havia dito: os fãs sabem o que querem ver na tela grande.
(melhor do que alguns engravatados de estudios que dizem estar fazendo pesquisas entre nós)

neto paes disse...

Alê, que foto é essa que abre o blog? Algum filme? É a Kristen Bell que está ali, morena??

Anônimo disse...

É assunto recorrente aqui mas vale sempre o comentário.

Batman e Superman!

Espero anciosamente pela continuação de um e o reboot do outro e agora que eles estão na mão do mesmo diretor será que pode acontecer um filme com dupla reunida? Pode soar caça-niqueis mas eu estaria no primeiro lugar do cinema.

Abç
R.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi neto

é ela mesma

fanboy é um filme que ainda não estreou no brasil, está meio atrasado