25.3.10

ENCURRALADO

O filme que levou Steven Spielberg ao estrelato em 1971 é baseado num conto de Richard Matheson (amor além da vida, eu sou a lenda, em algum lugar do passado). Steven já havia dirigido alguns curtas e também episódios de seriados de tv, ainda trabalhava na tv quando pintou a oportunidade de dirigir este filme. ENCURRALADO é um filme feito para a tv, fez um tremendo sucesso e a cópia acabou indo parar em alguns cinemas. Nesse filme acompanhamos um homem que está atravessando o deserto americano de carro e que de repente passa a ser seguido por um caminhão dos infernos, o motorista do caminhão tenta matar o cara o tempo todo, ás vezes ele aparece do nada com a máquina, não que o filme tenha um "quê" de sobrenatural mas o tema é o terror.

VILÃO: SUJEITO OCULTO

Num determinado momento o personagem principal usa uma cabine telefonica e a gente pode ver o reflexo do diretor segurando a camera no vidro da cabine, seria proposital? A maior sacada do filme é o lance do vilão oculto. A gente nunca vê o motorista do caminhão, parece que o veiculo anda sozinho mas em determinado momento podemos ver o braço do motorista na janela, e é só isso que o filme mostra. Desse modo faz uso do "medo do desconhecido" para assustar a plateia, três anos mais tarde Steven dirigiu seu primeiro filme feito diretamente para o cinema, LOUCA ESCAPADA, mais um road movie (com Goldie Hawn) mas desta vez baseado numa história real. No ano seguinte o diretor trouxe de volta seu misterioso vilão de "encurralado" na pele de um tubarão branco, o resto é história.


2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: duel
ANO: 1971
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 90 min
DIRETOR: Steven Spielberg (você sabe quem ele é)
ELENCO: Dennis Weaver
PRÊMIOS: indicado para o globo de ouro de melhor filme feito para a tv

nightrider disse...

adoro este filme!sem dúvidas o caminhão(peterbilt 281)é a grande estrela do filme!as cenas do carro saindo de casa,do ônibus escolar,do telefonema para a esposa e do caminhão empurrando o carro pra cima do trem foram adicionadas depois que o filme estava pronto para atingir 90 min. para passar no cinema!originalmente ele só tinha 74 min.