27.1.10

TOP 10 - AS PIORES COISAS QUE HOLLYWOOD PODE FAZER COM VOCÊ

10ª POSIÇÃO - ADAPTAR O PIOR DOS QUADRINHOS

Um filme de herói de HQ precisa ser fiel ao material original, mas e se a história sair de um dos piores momentos de um personagem? imagine a odiada saga do clone das revistas do Homem aranha nos cinemas. Um dia Peter Parker descobre que ele não é o verdadeiro Peter, ele é um clone, o verdadeiro Peter se chama Ben , pinta os cabelos de loiro e atua como o super herói Aranha Escarlate, a saga pendurou você até o final quando revelaram que o Peter era o Peter mesmo e Ben era o clone, de quebra Mary Jane deu a luz a uma menina mutante que foi sequestrada e a tia May voltou dos mortos. Ela passou anos sendo mantida prisioneira e quem morreu em seu lugar foi uma atriz disfarçada de tia May que ficou no personagem até o final. A saga caiu no esquecimento e até a filha do Aranha foi apagada dos gibis, ninguém merecia.


9ª POSIÇÃO - PESSOAS QUE OLHAM PARA TRÁS

Atores que não conseguem mais emplacar nenhum sucesso atualmente costumam olhar para o passado, "olha só, nessa época eu era amado e vendia muitos ingressos". Então eles tentam reviver uma franquia que lhes rendeu muita fama, voltam ao personagem numa continuação sem levar em conta a idade avançada, que, para alguns personagens , tipo homem de ação ou vampiros imortais, pode ser um problemão. Aí pinta a necessidade de agradar os antigos fãs e conquistar novos ao mesmo tempo, tarefa quase que impossível, sem mencionar que a trama deve ser melhor que a original. Será que Robin Willians consegue pensar num novo e bom motivo para se vestir de Sra Doubtfire?

8ª POSIÇÃO - MUDAR A SEXUALIDADE DE HOMOCARAS FAMOSOS EM FILMES BIOGRÁFICOS

Lésbicas fazem o maior sucesso nos cinemas, lésbicas famosas da história arrastam heterocaras ao cinema. Lésbicas ganham até oscars. É claro que até homocaras recebem oscars mas seus filmes são sempre taxados como "polêmicos" e dificilmente conseguem uma boa bilheteria. Para contornar o problema o cinema bissexualizou muitos gays para tornar o filme menos impactante e polêmico. Bissexuais são melhor aceitos porque podem "mudar" de ideia e seguir uma heterovida antes do final do filme. Ninguém gosta de saber que existiam gays no mundo antes do Village People, ou que pessoas famosas como Leo Da Vinci eram gays assumidos, ou ainda, que nós sempre estivemos por aí.

7ª POSIÇÃO - TRAZER DE VOLTA UMA FRANQUIA DE SUCESSO APELANDO

Mesmo os filmes com ciclos fechados podem ganhar uma continuação com um roteiro escrito num guardanapo. No caso da franquia 'esqueceram de mim' sabe-se que o maior problema das sequências era a falta de Macaulay Culkin no elenco, por isso a coisa desandou já no terceiro filme e não agradou mais ninguém. Para reviver a franquia só mesmo trazendo o ator de volta no papel de um pai que esquece o filho em casa , que tal? é só um exemplo mas já está acontecendo. É assim que revivem certas franquias, forçando a barra e correndo atrás dos "atores que olham para trás", será que Culkin é agora um desses atores?

6ª POSIÇÃO - DAR OUTRA CHANCE AO JOAQUIN PHOENIX

Ele chegou até as escadarias do oscar duas vezes, conseguiu uma legião de fãs amalucadas e foi um dos atores mais bonitos do pedaço e aí... sabe-se lá que foi que aconteceu exatamente. No meio musical a coisa se arrasta, brigas e entrevistas estranhas, um visual imundo e um comportamento bizarro. O cara sujou tanto sua imagem que precisa de uma limpeza geral para voltar ao cinema, sem falar de alguns pedidos de desculpas. Voltar ao topo com um filme de sucesso já é outra façanha complicada. Ele desceu ao fundo do poço e não tá nem aí, não se pode querer ajudar quem não quer receber ajuda alguma.

5ª POSIÇÃO - OK, VAMOS COMEÇAR TUDO DE NOVO

É a era dos 'begins', muito obrigado senhor Bátima. No caso do homem morcego voltar ás origens era o único modo de se recuperar do desastroso quarto filme. Mas até filmes de sucesso estão recebendo novas origens, agora em tempo recorde. Depois de 2 filmes o 'quarteto fantástico' vai voltar ao inicio, depois de apenas 1 filme o Demolidor pode ganhar um novo filme de origem antes mesmo do primeiro completar 10 anos. Com certeza a gente vai ver um remake de cada um dos livros de Harry Potter antes de 2050, quando não dá mais para ir para a frente o cinema volta ao passado, e de novo e de novo...

4ª POSIÇÃO - UM REMAKE A CADA DEZ ANOS

Só mesmo os irmãos Wachowski para nos meter um susto, depois do fracasso de 'speed racer' eles começaram a falar de um remake do filme 'matrix' de 1999 no ano passado. Não faz muito tempo havia um bom espaço de algumas décadas entre um filme e seu remake, nessa década que passou redescobrimos os anos 1970 e em seguida os anos 1980, já está na hora de fazer remakes dos filmes de 1990 agora? nessa nova década teremos uma nova trilogia do 'senhor dos anéis'? Apresentar uma nova versão á uma nova geração é algo legal de se fazer, mas temos que esperar essa nova geração nascer não? dez anos é muito pouco tempo, a ideia não é fazer você se esquecer do filme anterior? eu ainda me lembro bem dos filmes que vi em 2000.

3ª POSIÇÃO - UMA REIMAGINAÇÃO AO INVÉS DE ALGO NOVO

E um remake mas está 90% diferente do original, o filme não quer bancar o repetitivo, eles mudam tudo, a trama, o final, os personagens, em certos casos a única semelhança está no titulo. Então por que não mudam o titulo e fazem algo 100% novo? porque é necessário ter um chamariz e este é o titulo, fazendo você se lembrar do filme original. Isso porque é bem difícil confiar em algo 100% novo, há 50% de chances de dar errado e 50% de chances de dar certo, logo, um filme com um nome já conhecido ajuda um pouco.

2ª POSIÇÃO - UMA VERSÃO AMERICANA DE CLÁSSICOS ESTRANGEIROS

Versões americanas de filmes estrangeiros de sucesso precisam acontecer rapidamente. Caso contrário a fama do original pode crescer ainda mais e ele pode se tornar um clássico com C maiúsculo. E se nesse caso uma versão americana chegar a ser criada? Tem gente com coragem o bastante por aí para fazer uma tentativa, e por qual motivo? Bem, existem por aí aquelas pessoas que não vão perdoar uma coisa dessas de jeito nenhum, massacrando o filme antes das filmagens começarem. Mas também existem aquelas pessoas que não conhecem o filme original, americanos que não assistem nada que tenha legendas ou países ocidentais onde o filme original nunca foi exibido (ou o dvd lançado), então existe sim um público, para o bem ou para o mal.

1ª POSIÇÃO - O REMAKE DOS INDESTRUTÍVEIS

Eles são os filmes mais conhecidos da história da sétima arte e qualquer remake é inferior a eles logo na fagulha de pensamento antes do conceito ir parar num papel. Caso um remake veja a luz do dia ele é logo esquecido. Filmes como 'o mágico de Oz', 'Casablanca' e '...e o vento levou' seguem até hoje como filmes únicos (embora '...e o vento levou' tenha ganhado uma continuação que já afundou no esquecimento), mas se algum dia um remake sério dos 'indestrutíveis' chegar a ser feito isso será a prova concreta de que nenhum filme estará á salvo novamente.

6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

E qual é a pior coisa que hollywood pode fazer com VOCÊ?

Anônimo disse...

Um remake de Mrs. Doubtfire com Adam Sandler, hahaha!

Carlos Saraiva disse...

Alessandro, por favor fique quieto! Essa saga do clone é uma das raras unanimidade entre os fãs de quadrinhos: É A PIOR COISA JÁ ESCRITA, DESENHADA E VENDIDA DESDE QUE YELLOW KID FOI PUBLICADO!Vai que um executivo de Hollywood ouve e resolve investir nisso?

carol disse...

eu ODEIOO aquelas continuações ridículas e inúteis como indiana jones e o reino da caveira de cristal...acredito q são feitas só pra ganhar dinheiro..

ahh tão dizendo q terá um quarto filme da série Bourne....acho totalmente dispensavel!

Anônimo disse...

Bem, ela esta fazendo o seu pior com cada filme da Saga Crepusculo.

Mas continuar fazendo live actions e e animações de clássicos do anime e mangá, fará o seu melhor em ser pior.

R.

Unknown disse...

Deixar Britget Jones magra em um terceiro filme.