28.1.10

O MELHOR E O PIOR DOS CLÁSSICOS ANIMADOS DA DISNEY

1- 101 DÁLMATAS (1961) - A primeira animação do estúdio após um corte de verbas no departamento, abandonando os contos de fadas e entrando na era das adaptações de livros infantis, com desenhos que, durante os anos de 1960 a 1970 recebiam pouca atenção na animação e nos cenários. O filme dos dálmatas se destaca pela vilã e pelo enredo de aventura e suspense.

2- A BELA E A FERA (1991) - Foram 6 indicações ao oscar inclusive 'melhor filme', copiando o estilo dos filmes do cinema clássico para adaptar um dos contos mais cheios de buracos da história. Era a primeira opção de Walt Disney mas ele desistiu de consertá-lo e partiu para o conto da 'Branca de neve'.

3- O REI LEÃO (1994) - O filme deveria segurar as pontas no cinema enquanto Pocahontas estava sendo produzido e acabou se tornando uma das maiores bilheterias da década. Elevando a morte da mãe do Bambi á décima potência e adaptando Hamlet o filme é de se encher os olhos com suas cores fantásticas.

4- A BELA ADORMECIDA (1959) - Usando uma técnica de animação nova ,mas dispendiosa (que só foi usada novamente em 1989 em ' a pequena sereia') esse é o primeiro desenho feito em widescreen. Seus traços , seus personagens, sua vilã, tudo é marcante, a cena da hipnose da princesa , com uma música macabra ao fundo é arrepiante.

5- BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES (1937) - Existem muitas animações que eu gostaria de colocar nessa lista, mas não podemos esquecer do filme que deu inicio a tudo, antes dele nada existia, tudo nele era novidade. Que inveja das platéias de 1937 quando viram essa maravilha na tela grande, com som e cores, estavam presenciando a História, foi como ver a criação da primeira roda.

NO FUNDO DO POÇO:
Durante os anos de 1960 á meados de 1980 a Disney se empenhava em desenhos simplórios em sua concepção, sem nunca inovar, só no final dos anos 1980 é que surgiu o uso dos computadores. O sombrio 'Bernardo e Bianca' se destaca nessa fase fraquinha de filmes baseados em livros. Mas a versão Disney do conto do rei Arthur é que mais decepciona. Em A ESPADA ERA A LEI eles se concentraram em contar apenas a infância do rei, como foi que ele encontrou a famosa espada Excalibur, fato que ocupa umas cinco linhas nos livros, o desenho tentou esticar a trama com cenas de humor repetitivo e deixou o personagem de lado por vários minutos dando mais espaço ao mago Merlin e seus truques, a história em si avança tão devagar que se você tirar o material que está sobrando você vê o filme todo em uns 15 minutos.

11 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

VEJA TAMBÉM

PETER PAN - uma aventura caprichada.
POCAHONTAS - o primeiro desenho baseado numa história real.
BERNARDO E BIANCA - meu favorito.
CINDERELA - peca pelos bichinhos que ganharam mais espaço que a moça no filme.
MOGLI - cenários caprichados.
ALADDIN - HÉRCULES - A PEQUENA SEREIA - RATINHO DETETIVE - todos da mesma dupla de diretores.
LILO & STITCH - por seu visual inovador.
A DAMA E O VAGABUNDO - pelo romance.

Unknown disse...

Eu gostaria de viver em um desenho da Disney (referindo ao um outro post)!
descrever Branca de Neve visto da tela grande pela primeira vez, tb tenho inveja da platéia!
Agora posso dizer a vc um q eu não gosto: Pinóquio - pelo personagem.
Não me agrada vê-lo judiar do pobre Gepeto.
XoXo

Anônimo disse...

Adorei a foto do Dumbo! Pensei que teriam comentários sobre ele!

Adoro aquele curta melodramático, lembro q chorei mto quando assisti a primeira vez mas se assistir hj acho que repito a choradeira.

Goste ou não, as animações Disney são as melhores.

Abç
R.

Gabi Miggiorin disse...

Alessandro,
ADORO o seu blog... Acompanho faz um tempão! (Quem me deu a dica do blog foi meu irmão Rodrigo)

Bem, li que você sente falta de comentários! Aqui vou eu:

Eu amo desenhos. Não sei o porquê, apesar de adorar os novos desenhos "digitais" e computadorizados, prefiro os antigos, com os traços em 2D. Meu irmão fala que eu sou nostálgica e que isso se deve a minha pouca idade (19 anos - nem tão pouca assim, né?).
Enfim, você já assistiu "A Princesa e o Sapo"? Estava tão animada que em meio esse turbilhão 3D, finalmente ia sair um desenho à moda antiga, mas acabei levando um banho de água fria (hehehehe).
Não sei se minhas expectativas estavam muito altas, ou se o filme é fraco mesmo.
Então querido, te pergunto (já li tanto pensamento seu que me sinto íntima - rsrs):
O filme é bom? Ou só serviu pra termos a primeira princesa negra?

Bjos

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi gabi

eu vi a princesa e o sapo no dia 15 de dezembro e falei sobre o filme no blog nesse mesmo dia, dê uma olhada nos arquivos

joão disse...

não aceito, eu simplesmente NÃO ACEITO, que 'concurda de notre dame' não tenha sido mencionado.

bad alessandro, no donut for you

Fah Mayfair disse...

considero top tb Pinnochio, Mulan (pela personagem mais feminista disney) e Alice (que eu acho tão brisado)
os q todos gostam menos eu são Dumbo e Dama e o Vagabundo (eu dormia no filme quando pequeno)
do fundo do poço da disney vc tb encontra o "Caldeirão Magico" que acho q eh a pior adaptação de livro ever.
Esse nunca ganharia uma versão Platinium XD

Anselmo disse...

Passando pra só dar um alô!!! Num to comentando mas passo aqui todo dia.
Ta vindo pro nordeste né?!?! olha aqui em São Luis ta chovendo hamb.. digo canivete, começou o "inverno". Se passar por aqui traz guarda-chuva.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi joão

entre os meus filmes favoritos estão os desenhos dos anos 1990, todos eles, e o corcunda de notre dame já apareceu no blog ,recentemente, num top 10, derramei muitos elogios

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi fah
eu ainda não li a saga de livros que deu origem ao desenho do caldeirão mágico para fazer uma comparação, mas gostei muito do desenho em si

Anônimo disse...

No fundo do poço pra mim:

O caldeirão mágico ( enjoadinho e o traço do filme em alguns momentos é meio rabiscado, como se houvessem esquecido de "limpar" os desenhos). Alice e pinóquio também acho meio chatos. Mas adoro os da época do Renascimento ( A pequena Sereia, A bela e a fera, Aladdin e etc...)

Sobre o comentário ali de cima, tbm me decepcionei com A princesa e o sapo. Faço minhas aquelas palavras.