6.1.10

CINEMAPÉDIA - LETRA R >>> UMA CILADA PARA ROGER RABBIT

Estamos em Hollywood, no ano de 1947. Desenhos animados são produzidos em estúdios como filmes convencionais, isso porque os personagens animados convivem com os humanos, são meros atores e moram numa cidade animada chamada Toontown. Certo dia o empresário Marvin Acme , dono da cidade e de uma fabrica de apetrechos para desenhos , aparece morto e a policia suspeita do coelho Roger Rabbit, que teria matado Acme após um ataque de ciúmes por visto fotos do empresário brincando de bater palmas com sua esposa (não é nada sexual, é uma brincadeira mesmo, é sério). A única esperança de Roger para limpar seu nome é o detetive Eddie Valiant. O juiz Doom , encarregado do caso , deseja capturar Roger e executá-lo. Toontown ainda pode desaparecer do mapa se o testamento de Acme não for encontrado a tempo.

EDDIE VALIANT
Eddie e seu irmão Teddy eram os mais famosos detetives de celebridades de Toontown. Mas um dia um misterioso desenho matou seu irmão. Eddie ficou deprimido e se entregou á bebida, nunca mais voltou a Toontown. Contratado pelo dono do estúdio de Roger, R.K. Maroon , ele segue a esposa do coelho até a boate onde ela canta para tirar fotos comprometedoras, sem saber que se meteu em algo muito maior que um simples caso de adultério. Quando Roger o procura para se esconder da policia ele e sua namorada Dolores se vêem envolvidos numa trama que teve inicio no dia da morte do irmão de Eddie.

ROGER RABBIT
O coelho é uma das estrelas principais dos estúdios Maroon. Mora em Toontown com a esposa Jessica e divide a cena , em seus filmes, com o amigo Baby Herman. Como todo personagem de desenho ele segue 'atuando' fora dos filmes porque adora fazer as pessoas rirem, foi assim que conquistou Jessica. Roger tem pouca tolerância a bebidas alcoólicas que lhe causam estranhos efeitos.


JESSICA RABBIT
A esposa de Roger trabalha como cantora no Ink & Paint Club e também atua ás vezes como figurante nos filmes do marido. Marron ameaçou despedir Roger se Jessica não se deixasse ser fotografada por Valiant sendo gentil com Acme. Quando Roger é incriminado ela resolve fazer algo a respeito procurando Eddie e lhe dando informações. Ela recebeu a voz da atriz Kathleen Turner e nas cenas em que canta a voz é de Amy Irving (ex-esposa de Steven Spielberg).


BABY HERMAN
Nos filmes ele sempre faz o papel de um inocente bebezinho. Na vida real é um adulto no corpo de uma criança, aposta em corridas de cavalos e fuma charutos enormes. Trata mal sua funcionária que o leva a todo lugar num carrinho de bebê mas é o melhor amigo de Roger, nem por um minuto acreditou que o coelho era um assassino.

JUIZ DOOM
Ele distribuiu dinheiro em Toontown e comprou o cargo de juiz, dinheiro que só no final do filme você vai saber de onde veio. É difícil aplicar a justiça aos malucos personagens de desenho, Doom é a favor da pena de morte mas matar desenhos é complicado. Ele criou uma solução que pode dissolver os desenhos matando-os definitivamente, ele chama a solução de 'o caldo', mas por trás da captura de Roger ele esconde uma trama macabra. Está sempre na companhia de suas doninhas desde que suas capangas hienas morreram de tanto rir.


BENNY O TÁXI
Outro amigo de Roger. Benny vive em Hollywood e trabalha como táxi (dã). Ele faz o papel de táxi e de motorista de táxi ao mesmo tempo, conversando com os passageiros, mas não respeita as leis de trânsito. Como se estivesse em Toontown ele faz o que quer nas ruas, foi preso pelas doninhas de Doom depois de andar alguns quilômetros pela calçada.


CURIOSIDADES
O filme é um verdadeiro filme NOIR . Se passa na década de 1940, tem crimes e mistérios, tem até uma femme fatale e a trilha musical de Alan Silvestri te coloca no clima desde a abertura até o final dos créditos.
Embora o enredo do filme se passe em 1947 ele comete alguns deslizes, um deles é a presença da fada Sininho no final, ela só foi criada pela disney ,no desenho Peter Pan, em 1953.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FIQUE POR DENTRO DOS DETALHES

A famosa cena em que Jessica é jogada para fora do táxi e sua saia levanta mostrando , vamos dizer, seu sexo, foi apagada depois que o filme ganhou uma versão em dvd. Antigamente era possível ver a tal cena em equipamentos que davam ás fitas de VHS um efeito de camera lenta, foi uma brincadeira dos animadores que colocaram a coisa em cena num frame curto e rápido, dificil de ser visualizado, mas que muita gente conseguiu captar no fim das contas.