15.1.10

AGONIZANDO

Levei minha cachorrinha ao Vet e passei por 3 video locadoras pelo caminho, ainda me lembro de quando havia uma em cada esquina quando ocorreu a explosão do video cassete. Hoje elas são bem poucas nas redondezas e estão fazendo de tudo para se manterem abertas. Em todas elas eu vi promoções do tipo 'alugue 3 e pague 2' ou 'qualquer filme (menos lançamentos) por $2,99', ou ainda '3 filmes por $3,99'. Também existem aquelas que estão vendendo seu acervo antes de fechar completamente 'DVDs a venda - 5 reais cada um'. Outras estão fazendo de tudo para atrair o público, se acoplando com outros tipos de estabelecimentos como lan-house, doceiras e até padarias e drogarias . A pirataria e os dáuloudis de filmes estão dificultando a vida de muitas video locadoras por aí. Aqui perto tem um cara perneta vendendo descaradamente DVDs piratas (daqueles em saquinhos de amendoim) ao lado da video locadora que há na esquina. Bem, eu também não estou ajudando muito, faz tempo que não alugo mais filme algum, eu o vejo no cinema e depois espero pelo lançamento do dvd meses depois, caso tenha gostado do filme. Minha coleção de filmes em VHS nunca foi muito grande por conta do preço das fitas, então eu ainda vivia alugando filmes, já os DVDs são baratos em comparação desde que surgiram, custavam a metade de um lançamento em fita. Acabei montando minha própria videoteca em casa e nunca mais pisei numa locadora.

Tenho amigos e parentes que já possuíram locadoras ou ainda as possuem e fico chateado ao ver que a coisa pode desaparecer de verdade. Passei muito tempo em locadoras de filmes, não apenas trabalhando no balcão como também morando lá dentro até a hora de fechar, esperando alguém devolver o filme que eu estava querendo levar. WOW, eu poderia até criar um marcador novo no blog, 'contos da locadora de video', mas deixa pra lá, logo logo as novas gerações nem saberão que tipo de comércio era esse. Numa certa época haviam 5 delas ao redor de casa, hoje temos uma loja de roupas, um salão de beleza, uma oficina mecânica, uma academia e um pet shop. E você ? quando foi a última vez que alugou um filme?

6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

O SOBREVIVENTE

E parece que o cinema vai continuar dando um show de sobrevivência em todo mundo.
O cinema correu perigo quando a televisão surgiu, mas se manteve firme.
Correu perigo quando o video cassete surgiu também e hoje , mesmo com os dáuloudis de filmes ,
segue imbativél. Entrar numa imensa sala escura e ver um filme numa tela gigante é uma experência que,
por enquanto,
você não viverá em sua humilde casa.

Diego Hatake disse...

Pelo menos aqui na cidade o culpado pelos aluguéis de filmes caírem não foi bem a pirataria ou os downloads. A culpa foi da TV a cabo que veio com tudo. Internet ainda é privilégio de poucos no Brasil, e de qualidade então... A cidade aqui tem uma das piores conexões.
Minha família tinha cadastro em todas as locadoras possíveis, mas com o pay-per-view não houve mais essa necessidade de procurar locadoras. Em parte isso é triste, acabou aquela graça de fuçar os videos na loja, conversar com o dono...
Eu não acho o download condenável se ele é utilizado sem fins lucrativos. Pra ver filmes asiáticos, ou temáticos gays que nenhuma distribuidora acata esse é meu único recurso, e também é o de muitos. Não haveria necessidade se todosesses títulos fossem devidamente lançados,e eu sou do tipo que tem gosto de colecionar DVDs assim como você. Mas com os DVDs piratas em saquinhos ahistória é beeeeeeeem diferente...
Já o cinema só acabaria se todo mundo ficasse podre de rico e criassem seus cinemas particulares, aqueles iguais aos que tem nas casas dos astros hollywoodianos, acho.

Sam disse...

Ultimamente eu piso em locadores apenas para conferir o saldão dos dvd's, como você disse o preço é relativamente baixo e compensa muito mais pra quem coleciona, evitando o trabalho da viagem de retorno heheeh. Acho legal lembrar as primas "locadores de videogame", essas sim finadas... eu ainda me lembro de como era bacana ir "locar" um "cartucho" de Super Nintendo, esperar pelo fim de semana, porque dava pra ficar tres dias com o jogo hauhauhau. Isso me remete a felizes lembranças do fim dos anos 90, depois, com o advento dos games em cd , a explosão do playstation e a aquisição massiva de jogos por meio ilegal obrigou as locadoras a fechar as portas. Ironicamente esses dias vi uma grande rede locando jogos de playstation 3, sua midia blu-ray permitiu um ultimo suspiro à locação de jogos, trazida pelas mãos de seu próprio algoz...

Sam


Abraço Alessandro, bom fim de semana!

"onde vivem os montros" na segunda?

Acertei?

Fabio mayfair disse...

Eu alugo Dvds ainda ...direto passo na locadora e alugo algum..lançamentos sao dificeis...
eu baixo (os q eu naum acho pra alugar) e compro (os que eu amei)...mas acho moh legal ir na locadora e ficar um tempão com amigos escolhendo um filme pra assistir bebendo algo XD

Anônimo disse...

Bem eu sou rato de locadora ainda, acho que porque o balconista é gato..rsrsrs

Brincadeiras a parte, eu acho que as locadoras continuaram daqui a poco todo material vai ser em Blu-ray e este ainda é impossivel de piratear.

R.

Anônimo disse...

A geração de hoje já nasceu sem lojas de CDs é com Internet com banda larga de 10Mbits ou mais provavelmente nem sabe o que e um vídeo locadora. No Torrent e possível baixar um filme completo com mais de 3.5 GB em 5 minutos.
Desculpe mais e o fim das videolocadoras assim como aconteceu com as lojas de CDs. Os donos demoraram a esboçar uma reação E não acompanharão a mudança do mercado. provavelmente hoje em dia não tem mais como reverter esta situação. Até os piratas chegaram ao fim.