20.1.10

8 BOAS COMÉDIAS DESVALORIZADAS

GALAXY QUEST (HERÓIS FORA DE ÓRBITA) (1999)
O filme que faz uma sátira ao universo de star trek veio ao Brasil diretamente em VHS e assim o encontrei (acho que passou nos cinemas por uma única semana). Com ótimos efeitos especiais e um roteiro pra lá de original o filme ainda espera ser descoberto pelos brasileiros nas locadoras. Na trama uma raça alienígena assiste em seu planeta os episódios da serie GALAXY QUEST e os toma como 'relatos históricos', quando um cara mau de outro planeta ameaça destruir o que resta de sua civilização eles vão até a Terra pedir ajuda aos atores do já cancelado seriado. Tim Allen, Sigourney Weaver e Alan Rickman estão impagáveis, existem referências a star trek em todo canto entregando esquisitices do mundo da ficção cientifica como por exemplo a esteira com obstáculos mortais, "por que é que uma espaço nave tem uma coisas dessas em seu interior afinal?" pergunta Sigourney Weaver.


MINHA VIDA É UM INFERNO (1991)
Ainda me lembro de ter saído do banho e ligado a tv para me distrair enquanto me vestia, estava começando um filme no telecine e resolvi vê-lo, era tão legal que eu não consegui mais parar de acompanhá-lo, me sentei e assisti até o final. Protagonizado por Steve Oedekerk (hoje ele escreve filmes como 'ace ventura', 'todo poderoso') no papel de um escritor de livros infantis que passa o filme todo em seu apê sem novas ideias, ele faz de tudo para passar o tempo, gasta longos minutos do filme para construir um bastão para pegar um objeto atrás do sofá porque não quer arrastar o móvel. Conversando com a camera o tempo todo ele ainda levanta questões interessantes como: por que é que o cereal sempre acaba primeiro deixando a tigela ainda com leite nos obrigando a virá-la na boca como um cachorro? cheio de piadas do tipo 'é engraçado porque é verdade' o filme nos leva até a cena final com o desconhecido Jim Carrey no papel da Morte, que veio buscar o escritor. Vi o filme apenas uma única vez ,em 1996 se não estou enganado, se existe em VHS nunca o encontrei, em DVD nunca foi lançado, veja um trecho legendado abaixo:




MINHA SUPER EX-NAMORADA (2006)
Mais uma comédia que não agradou muito nos isteites e veio para o Brasil em dvd. Luke Wilson descobre que sua atual namorada (Uma Thurman) é a super heroína G-GIRL , ao entrar em contato com um estranho meteoro ,quando adolescente, ela adquiriu super poderes. Mas a moça é ciumenta e possessiva demais, ela fica maluca quando o cara decide terminar o namoro. O final meio que viaja na maionese kriptoniana, mas a cena em que Uma aparece voando na janela de Luke , carregando um tubarão branco que ela atira para dentro do apartamento do cara, é muito legal de se ver.

AS LOUCURAS DE DICK E JANE (2005)
Jim Carrey, na época voltando discretamente ás comédias, protagoniza esse filme sobre um casal bem sucedido que de repente se vê na falência total. Ele começa roubando a grama do vizinho e aí percebe que roubar seria a solução para salvar sua casa. Levando sua esposa com ele para realizar assaltos Jim garante momentos engraçados por parte da completa inexperiência do casal que se enrola todo durante um assalto. O roteiro vai mais além e uma nova trama surge, o filme peca pelo final abrupto sem maiores explicações mas é uma boa analise do comportamento do cidadão comum na vida moderna.


DUPLEX (2003)
Drew Barrymore e Ben Stiller são as vitimas da vez de uma velhinha nada inocente, ela os leva até o limite da raiva fazendo-os bolar um plano para se livrar da peste. Há muito tempo que Danny DeVitto não dirigia nenhuma comédia legal, o final do filme guarda uma surpresa que nos remete ás comédias dos anos 1980, pura sessão da tarde, sim, DeVitto é como Clint Eastwood, ele é um diretor das antigas, e essa simplicidade ajuda e muito o filme. Sem mencionar Drew Barrymore ao lado de Stiller, quando Ben está sozinho num filme ele costuma exagerar e arruinar tudo, com Drew ele está mais sério e divertido.


BEIJOS E TIROS (2005)
Para se livrar da policia o ladrão Robert Downey Jr acaba se tornando parceiro de um policial gay interpretado por Val Kilmer que acredita que Robert é um ator fazendo laboratório. Uma moça é assassinada e um mistério bem misterioso se vê diante de ambos. Beirando entre a comédia , por parte de Downey, e o gênero policial, por parte do roteiro , o filme é tão carregado de reviravoltas numa trama tão complexa que só Sherlock Holmes poderia explicar, se seu cérebro não estiver a toda ao ver o filme você fica boiando no final. Ah sim, existe um beijo entre os dois, ou quase isso.


A ENFERMEIRA BETTY (2000)
O filme rendeu um globo de ouro a Renée Zellweger mas passou batido por aqui. Na trama a moça é testemunha do assassinato do marido e entra em choque. Ela começa a achar que sua novela favorita é real e viaja até o estúdio onde ela é gravada para encontrar o ator que faz o papel de médico na tv ,achando que ele é um doutor de verdade ,e ela está apaixonadona por ele. Durante a viagem a moça é seguida por Morgan Freeman e Chis Rock, que mataram seu marido e pretendem eliminar a testemunha, pelo caminho Freeman começa a fantasiar com Renée e se apaixona platonicamente por ela.


TEAM AMÉRICA (2004)
Dos mesmos criadores de 'south park' esse filme com marionetes nem se dá ao trabalho de esconder os fios que movem os personagens, mas para quê? é um filme para adultos, tem cenas de heterosexo e até um sexo oral gay. O esquadrão team américa viaja pelo mundo todo matando terroristas onde apenas eles os enxergam, repare que todo lugar está na maior paz até que a turma chega e começa a atirar a esmo nas pessoas, "hey terrorista, aterrorize isto, BANG". O filme é uma critica mais do que pesada ao governo Bush e sua guerra ao terror, em nenhum momento pode-se dizer que os americanos são os verdadeiros mocinhos, uma liga formada por atores famosos de hollywood ,liderada por Alec Baldwin, tenta deter a equipe e trazer o presidente da Coréia do Norte para o lado do bem. O dvd traz um making of incrível onde todo o trabalho com os bonecos e miniaturas de cidades famosas é mostrado em detalhes. Esse é um daqueles filmes como 'south park' e 'queer duck' que certas lojas e locadoras acabam colocando acidentalmente na estante de filmes infantis.

8 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

OLHA EU AQUI

Não apenas Jim Carrey , antes da fama, pode ser encontrado em MINHA VIDA É UM INFERNO como
também a atriz Kirsten Dunst no papel de uma menina sem nome nesse mesmo filme.
Já em A ENFERMEIRA BETTY podemos encontrar o ator Aaron Eckhart numa ponta como o marido de Renée.
Nos extras de TEAM AMÉRICA descubra nas cenas cortadas que os produtores do filme nem se deram ao trabalho de criar um
boneco do Ben Affleck, simplemente usaram o braço de alguém que move a mão para falar,
é como se fosse o esqueleto do 'Caco o sapo'.

João Daniel disse...

Lista bacana. Sou doido pra ver Galaxy Quest, acompanhei todas as notícias dele na época,inclusive sobre os atrasos e tal, não sei porque ainda não o vi...

Nunca vi Minha Vida É Um Inferno,não que eu me lembre.

Duplex e Minha Super Ex-Namorada vem de dois bons diretores(Danny DeVito e Ivan Reitman),mas passo. O primeiro vi em dvd e achei fraco, o outro vi boa parte na Globo e achei bobão,apesar de adorar a Anna Faris.

Beijos e Tiros e As Loucuras de Dick e Jane são bem divertidos.

Meus preferidos desta lista são Team America e A Enfermeira Betty. Discordo que sejam "filmes desvalorizados",o TA inclusive entrou em listas importantes de "melhores filmes da década", apesar da década ainda não ter acabado, rs. Betty eu vi no cinema e adorei, foi uma sessão inesquecível. Tenho os dois em dvd, volta e meia dá vontade de rever.

De cabeça, eu acrescentaria na lista dois filmes de 2001 que não tiveram muito destaque no Brasil: Doce Trapaça e Grande Problema, ambos disponíveis em dvd pela Disney. Não são excepcionais,mas tem bons momentos e são divertidos.

Mas um que recomendo fortemente é o Ressaca de Amor,filme maravilhoso escrito e estrelado pelo Jason Segel,que foi direto pra dvd no Brasil e não recebeu nenhum destaque da imprensa, nem na internet.

É divertido, engraçado e profundamente romântico,de um jeito meio broco, uma das comédias mais originais que eu vi nos últimos anos. É isso, um abraço!

Anônimo disse...

Gosto muito de Dick e de Super-Ex, e os outros, vou anotar pra ver assim que puder...vc sempre dá ótimas dicas!

carol disse...

MAAATTTTTT DAMOOOON!!

hahha...muito engraçado..

Unknown disse...

Todos os filmes são engraçadíssimos!
me diverti pacas vendo As aventuras de Dick e Jane, o cinema todo ria qdo eu começava a dar altas gargalhadas!

XoXo

• Killer disse...

Cara, comédias são desvalorizadas quase sempre, desde o começo dos tempos u.u
Esse tal de galaxy quest eu não assisti, então não posso comentar, nem tampouco esse tal de "minha vida é um inferno".
Mas eu amo uma thurman e gostei de minha super ex-namorada, as piadas são legais, para não-americanos também.
Odiei as loucuras de dick e jane, certamente não é a melhor atuação de jim, e eu não lembro de nenhuma cena que eu tenha rido do filme, dá 0 pra ele, HAAIHAUHUIA
Eu AMO a enfermeira betty, e também amei beijos e tiros.
Não tenho opinião quanto a duplex porque eu gosto do ben stiller, mas ODEIO a Drew barrymore ¬¬
Quanto a team america...

AkumaSuhai disse...

Bom dos oitos filmes indicados, só não assisti o ultimo Team America...

mas os 7 anteriores realmente são legais e concordo que possuem o charme da comédia.

abraços

Unknown disse...

As cenas de minha super namorada quando ela joga um tubarão neles e quando ela coloca o carro dele em órbita são geniais