18.12.09

A VOLTA AO MUNDO EM 80 FILMES (8-8)

1999 - JORNADA PARA O SOL (TURQUIA, ALEMANHA, HOLANDA)
Três amigos , dois rapazes e uma moça , tentam ganhar a vida em Istambul fazendo todo tipo de trabalho para realizarem um sonho. Escapar da pobreza ,voltar para casa, arrumar um emprego descente. Mas quando um deles é preso acaba perdendo tudo o que tem e precisa mais do nunca da ajuda dos amigos.

2000 - O FANTASMA (PORTUGAL)
Sérgio é um rapaz solitário preso em seu próprio mundo com comportamentos um tanto estranhos, faz sexo com desconhecidos e trabalha como gari em Lisboa. Um dia ele se apaixona e fica obcecado por um cara, mas sua visão do amor também não é muito normal. Disfarçado ,ele segue o homem de seus sonhos, final estranho e em aberto.

1995 - ACONTECEU NAQUELE HOTEL (SUÉCIA, DINAMARCA)
Nunca é tarde demais para se descobrir gay certo? um homem casado e com filhos conhece um jovem rapaz que é mágico. O amor está no ar , é como se fosse uma versão gay de 'morte em Veneza'.

2002 - ARCA RUSSA (RÚSSIA)
Você pode até aprender um pouco de história enquanto um personagem é levado pelo tempo por um homem estranho que lhe mostra a história de seu país. Na foto a família Romanov ainda não sabe da revolução que está para acontecer, todos morrerão, até a jovem princesa Anastácia, sua suposta fuga deu origem a um belo conto em muitos outros filmes.

1985 - A HISTÓRIA OFICIAL (ARGENTINA)
A ditadura militar na Argentina ainda estava na lembrança das pessoas quando esse corajoso filme foi feito e tocou no assunto dos assassinatos que ocorriam o tempo todo nessa época. Se alguém era tido como 'desaparecido' significava que havia sido morto mesmo.

1997 - A VIDA É BELA (ITÁLIA)
Graças a uma ideia de seu super protetor pai um garoto passa pelo horror do nazismo levando tudo na brincadeira, mas até as brincadeiras de Roberto Benigni acabam encontrando seu fim, e não poderia ser de outra maneira, o filme poderia ser tomado como ofensivo pelos sobreviventes dos campos de concentração se a comédia rolasse solta. É um belo filme que muitos brasileiros dizem não gostar por puro preconceito gerado por uma entrega do oscar. E eu vou dizer, não colocaria 'central do Brasil' nessa lista de jeito nenhum, aquele roteiro foi escrito ou foi rabiscado?

2004 - TARTARUGAS PODEM VOAR (IRÃ, IRAQUE)
Crianças comandam crianças e até adultos após um ataque americano ao Iraque. Elas precisam encontrar urgentemente uma antena parabólica para saber o que é que está acontecendo.

2000 - NOSSA SENHORA DOS ASSASSINOS (COLÔMBIA, FRANÇA, ESPANHA)
Fernando volta á sua cidade natal ,depois de morar um tempo no exterior ,e se apaixona por um criminoso chamado Alexis. Quando o rapaz é morto ele dá inicio a um plano de vingança, revira favelas para encontrar o assassino.

2002 - EXTERMÍNIO (REINO UNIDO)
Finalmente os zumbis resolveram sair dos isteites e atazanar outros países. O filme é muito bem feito nos momentos de mostrar cidades desertas passando uma imediata sensação de isolamento. O dvd tem um final alternativo que não vale um biscoito.

2007 - O ESCAFANDRO E A BORBOLETA (FRANÇA)
Já reparou que quando a França faz um filme biográfico ele é seguido á risca? não importa se a vida das pessoas não segue um padrão hollywoodiano, nos filmes franceses eles não mudam nada. Após sofrer um derrame um editor só consegue se comunicar piscando um dos olhos, mesmo assim ele acaba escrevendo um livro contando sua história. Se o filme fosse americano o cara teria ganho algum super poder.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

última postagem da serie 'a volta ao mundo em 80 filmes' e vai faltar espaço para os brasileiros-pró-central-do-brasil revoltados com a postagem. pedradas a seguir.

Anônimo disse...

Postagem!

Pedrada!

Bomba atômica!

Não consigo pensar em algo pior pra atirar.

A vida é bela é bom? Claro.

Mas Central do Brasil, é muito melhor!

R.