19.12.09

SÓ SE PODE SER FÃ ATÉ CERTO PONTO

Você pode comprar o dvd e a fantasia, o poster e a caneca, a camisa e o boneco, o livro e o álbum de figurinhas, mas há sempre algo que nunca estará ao alcance dos fãs. Nessa postagem esse algo são os efeitos sonoros, famosos, mas você nunca os terá em casa por um bom motivo:

GODZILLA : GMAAAAMNNNHHHHH
Já tentou imitar o rugido do Godzilla clássico japonês? nem tente. O rugido do animal era uma das últimas coisas a serem preparadas antes do seriado ser feito. Ninguém tinha ideia alguma de como iriam fazer esse som. Até que alguém passou pelo portão enferrujado do estúdio e o famoso rugido foi ouvido , um microfone foi colocado ao lado do portão e o resto virou história.

SABRE DE LUZ: TCHIHUMM, VRMMM VRMMM VRMMMMM VRMM
Só mesmo com a língua vibrando pelos dentes fechados para fazer um bzzz , mas é necessário a acústica do seu crânio para sair legal, logo, para as pessoas do lado de fora da sua cabeça o som não vai estar muito convincente.

T-REX: KVVRRRMMM
Não tente esse rugido em casa, o pessoal da industrial light & magic fez uma mixagem unindo o rugido de um urso, de um leão, elefantes marinhos e de um elefante africano numa coisa só.

TRANSFORMERS: IONH ONH ONH ONH ONH
Mesmo que você ,de alguma forma, consiga imitar o som que os transfomers fazem no momento da transformação não vai conseguir fazer uso dele. O som dura no máximo 4 segundos, ninguém consegue montar, ou desmontar, os brinquedos nesse meio tempo enquanto imita o som com a boca.

RABUGENTO: (NÃO EXISTE UMA LETRA NO ALFABETO PARA ESSA RISADA)
Desafio qualquer um a procurar pela risada do rabugento (muttley) no you tube e me dizer como é que se escreve aquilo. Bem, há um profissional em algum lugar que trabalhou no desenho e deve saber como rir daquele jeito, ás vezes parecem dois balões de borracha se esfregando um no outro.

TARZAN: OHHHHHHHHNNN UOH UOHNN UOHNN UOHHHHHNNNNN
O famoso grito dado por Johnny Weissmuller foi copiado e usado em todos os outros Tarzans que vieram depois dele. Desde 1932 as pessoas vem tentando imitar esse grito, e isso não é fácil, na verdade é uma perda de tempo. O som é uma mixagem, temos a voz de um barítono, de uma soprano e de cachorros, tudo junto!

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

muitos estudios possuem uma imensa biblioteca de efeitos sonoros que são combinados varias e varias vezes.
de vez em quando os técnicos precisam viajar para procurar por novos sons.
não importa o tamanho da equipe de som de um filme, no máximo 4 pessoas poderão subir no palco para receber o oscar, o responsavel pela mixagem e 3 colaboradores.

Elielson disse...

Nossa, não sabia que tinha tudo isso. Fiquei impressionado com o do dinossauro de Jurassic Park.