13.12.09

PRAZO DE VALIDADE

Você pode pegar agora mesmo filmes como 'forrest gump' ou 'como era verde o meu vale' , assistir e dizer que ele mereceu mesmo o oscar de melhor filme. Mas alguns oscars possuem um prazo de validade e o de efeitos especiais é um deles. A gente vê filmes como 'guerra dos mundos' hoje e fica imaginando como foi que esse filme ganhou o oscar de efeitos especiais, digo, dá até para ver os fios que suspendem as naves em cima das maquetes, mas em 1953 esses efeitos eram de última tecnologia. A tal da última tecnologia é algo que não dura um único ano nos dias de hoje. Pense bem, talvez a gente veja os efeitos especiais de 'avatar' num comercial de sabonete antes de 2011. E isso não é exagero, já aconteceu antes:

EXÉRCITOS DIGITAIS
Da franquia do 'senhor dos anéis' para outros filmes e até para comerciais de desodorante. É o efeito que vai tirar o emprego de muita gente em Hollywood.


BULLET TIME
Da franquia 'matrix' para outros filmes, comerciais de TV e video games. Pouco tempo após a estreia do primeiro filme de Neo e cia o bullet time já aparecia em comerciais de carros e chamadas de documentários no national geografic.


MORPHING
Michael Jackson não quis esperar que o famoso morphing do segundo exterminador do futuro baixasse de preço e gastou uma fortuna para ter esse efeito em seus clipes. Em 'black or white' mudando o rosto de varias pessoas (note dois caras lindões) e depois se transformando em pantera (cena cortada fora posteriormente, quem perdeu perdeu). Em seguida no clip 'remember the time', se transformando em ouro liquido e em pó.

MORPHING 2
Agora o morphing se tornou algo mais realista a ponto de ser incorporado a pessoas reais, ganhou textura e sombra. Mas foi usado num comercial de margarina em menos de dois anos após 'o máskara', de um jeito tosco imitando o filme de Jim Carrey.

PERSONAGENS DIGITAIS
Um caso ao inverso. O seriado Reboot estreou na TV em 1994, um ano antes de toy story, e durou 4 temporadas enquanto toy story chegava aos cinemas e faturava um oscar em seguida. É claro que o desenho da pixar tem um visual mais trabalhado mas Reboot estava na TV toda semana, foi um passo gigantesco para essa dispendiosa (na época) tecnologia. Depois do fim de Reboot outras series de TV em CGI demoraram um bom tempo para aparecerem, acho que todos estavam esperando o preço da tecnologia cair um pouco, como de costume.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

os dinossauros de jurassic park migraram para os documentarios de tv 6 anos após o filme, a tecnologia ainda devia ser cara pois os bichos digitais dividiam a tela com bonecos manipulados.

Arthur Beaverhousen disse...

a cara da Tyra Banks também aparece no efeito morphing do clipe 'Black or Withe'.
Só comentei dela porque ela faz aniversário em dezembro, dia 04, e além de modelo, apresentadora, produtora e atriz também.

Veja em:
'Coyote Ugly' como Zoe
'Halloween - Resurrection' como Nora
e em outros filmes e séries também.