29.12.09

MULHERES E CRIANÇAS PRIMEIRO

Dois meses haviam se passado desde o dia em que fiquei mais de quatro horas na fila do cinema para conferir TITANIC. Ressaca do oscar, o filme ainda em cartaz, eu só queria vê-lo de novo com mais calma, sem ficar irritado com filas. Mas lá estava ela, grande como a vida, descendo por uma escada de incêndio e saindo no estacionamento do shopping a céu aberto. Foram 2 horas de espera mas aguentei firme. Uma vez dentro da sala me sentei numa das poucas poltronas disponíveis, uma de corredor, odeio isso. De repente, á minha direita, passa uma mulher com um carrinho de bebê, ah!, tá falando sério? ela entrou com o carrinho para ver o filme? SIM! sentou-se na poltrona ao lado da minha deixando o corredor entre nós, digo, o corredor com o bebê dentro do carrinho. Eu já tinha certeza absoluta do que estava por vir.
E o filme mal começou e a criança acordou chorando.
Olha, não tenho nada contra bebês, o pequenino devia estar se sentindo desconfortável com o barulho, com fome ou sentindo alguma dor. Meu problema é com os pais dessas crianças que choram em todo lugar público. Eles desenvolveram uma imunidade ao choro do bebê, simplesmente conseguem ignorá-lo, como se o bebê estivesse dormindo ou em outra dimensão. Por algum motivo esse tipo de pai e mãe costuma achar que todas as pessoas ao seu redor também possuem essa imunidade, o pior é que pouca gente vai se levantar e pedir que a moça se retire do lugar ou tente acalmar a criança, aparentemente isso não seria educado, então estamos todos nós presos lá com aquele choro interminável.
O bebê se calou sozinho após um tempo, começou a chorar novamente minutos depois, dormiu, voltou a chorar, dormiu novamente, chorou mais um pouco, dormiu e depois notei a mulher deixando o cinema antes de Kate Winslet começar a apitar para o bote de resgate.
Então todos nós somos educados demais para dizer "DONA ,CALA A PORRA DA BOCA DESSA CRIANÇA!" ?
Se esses pais que tem o 'dom' de ignorar o choro dos filhos querem sair de casa e ignorá-los em lugares públicos o que nós podemos fazer a respeito?
Chamei a atenção de uma mulher durante um filme em 2003 e o homem na minha frente me chamou de mal educado. "Ok meu amigo, vamos então continuar a ver o filme com o choro cortante do bebê ao fundo porque me parece que você está curtindo isso".

6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

quando o filme da dreamworks FORMIGUINHAZ chegou por aqui ele veio numa cópia legendada,
aparentemente alguém achou que o público gostaria de ouvir as
vozes de Sharon Stone e de Woody Allen no idioma original,
mas a sessão era livre e estava cheia de crianças lá dentro.
Sem saber acompanhar as legendas elas resolveram esquecer o filme e brincar de correr pela sala,
nice...

Alex disse...

Esse post me lembrou uma situação que me aconteceu recentemente, quando eu estava no cinema com uma amiga.
Durante uma cena na qual um casal transava, decidi fazer um comentário. Sério, a mulher tava gemendo(!!!) na tela, mas uma pessoa na outra ponta reclamou "shh, quer conversar, vai pra casa". O que me deixou espantado foi o fato de que eu tinha falado tão baixo, que minha amiga mal conseguiu ouvir o que eu disse.
Tipo, quando se está acompanhado no cinema, é inevitável falar qualquer coisa pra pessoa do lado, e olha que eu controlei muito bem o tom da minha voz.
Acho que esse negócio de reclamar do barulho é uma faca de dois gumes: por um lado, é irritante ter uma pessoa falando sem parar do seu lado quando você quer prestar atenção no filme; por outro, existem pessoas que se irritam por qualquer barulho que seja, até gente dando risada, e ficam fazendo "shhh" toda hora. Elas não conseguem perceber que o "shhh" muitas vezes consegue irritar mais que alguém falando com o acompanhante.
Confesso que já estive nas duas situações: querendo pedir silêncio e fazendo barulho (sim, eu admito XD). Mas, convenhamos: quem aguenta ficar mudo durante um filme inteiro, quando está acompanhado, especialmente de um grupo de amigos num filme de comédia, por exemplo? Já fui ao cinema sozinho tantas vezes, recebendo aqueles olhares complacentes dos casaizinhos apaixonados que ficam se pegando ou conversando durante o filme inteiro, que me dá um ódio mortal quando alguém reclama quando eu comento aquela cena que PRECISA ser comentada!
Agora, levar um bebê ao cinema é falta de respeito. Já me irritei profundamente uma vez quando fui ao cinema assistir a Simpsons - O Filme (só tinha cópias dubladas ¬¬), e a sala estava cheia de crianças brincando, chorando, gritando, pedindo pra ir embora, ou fazendo comentários típicos de quem não está conseguindo acompanhar o ritmo do filme.
Por fim, deixo aqui um apelo: galera, vamos acabar com o "shh" no cinema, por favor! E quando formos assistir a um filmezinho pop, cheio de adolescentes histéricas gritando, vamos nos controlar pra não dar um tiro na cabeça de cada uma delas.
Obrigado :)

Ps: parabéns pelo blog. Sou novo por aqui, mas pretendo voltar muitas outras vezes e estar sempre comentando.
Finalmente achei um lugar que fala de tudo que eu mais gosto: cinema, star wars e homens, não necessariamente nessa ordem XD

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi alex
se eu vou ao cinema acompanhado (coisa rara) eu entro com um saco de pipocas na mão, automaticamente eu vou comendo uma por uma e evito de abrir a boca para comentar qualquer coisa, mas nem sempre é facil, um outro leitor do blog me disse que tem o telefone da bilheteria sempre á mão para denunciar gente barulhenta dentro da sala, cuidado ;)

star wars é o que não falta por aqui rsrs, espero que tenha gostado da edição especial

Alex disse...

Ah, não é como se eu ficasse falando o filme inteiro.
São só comentários rápidos, como: "Olha ali, é a Arca da Aliança" ou "Meu Deus! O pinto do Dr Manhattan".
Nada que leve muito tempo, ou que seja dito em voz alta.

Gostei e comentei.

Leo Carioca disse...

Já vi várias situações parecidas com essa.
Realmente, na maioria das situações, e não apenas nessa, bom senso não não parece ser uma características da maioria dos pais e mães (principalmente das mães).

LuEs disse...

Eu gosto bastante de ir ao cinema sozinho, assim me livro de possível dispersões ao conversar com a pessoa ao lado.
Acho realmente que cinema e teatro não são lugares para se levar crianças, uma vez que o que é mostrado nem sempre as agradam e elas, por puro desinteresse - ou naturalmente mesmo, como no caso do bebê - , acabam estragando o que poderia ser uma boa sessão para os outros.
Nunca tive problemas com bebês chorões e mães infames, mas já aconteceu de vários pré-púberes cretinos ficarem contando fofoca durante a exibição de um filme. Nesses momentos, o direito que prevalece obviamente é o da pessoa que pagou para ver o filme, então acho justíssimo reclamar! Eu mesmo reclamo, reclamo alto, para que os outros também ouçam e desistam de conversar caso pretendiam fazer isso ou se sintam motivados a reclamar também.
Outra coisa que detesto é quem toma refrigerante. O problema, aliás, não é tomar refrigerante, porque eu mesmo faço isso. O problema é continuar sugando o canudinho depois que a latinha estiver vazia, fazendo um barulhinho irritante...
Sala de cinema é um templo: sem conversas, sem fofocas, sem choros de bebês, sem brincadeiras de crianças. Apenas foco no filme e, com certeza, um pouco de entretenimento.

=)