2.12.09

ENTENDENDO E NÃO DEFENDENDO

Para se tornar a nova sede das olimpíadas o Brasil teve que subornar o comitê com drogas e strippers. Assim falou Robin Williams no 'late show', é claro que não faltaram piadas anti americanas também em sua entrevista mas até aí nenhum brasileiro estava mais prestando atenção. Pode-se com isso ver 3 coisas interessantes no ocorrido.
Robin provou que os americanos ainda enxergam qualquer país ao sul como uma extensão do México. O Brasil é levemente diferente mas pode ser confundido com a Colômbia que está aqui pertinho.
Também mostrou que brasileiros só são patriotas quando atacados por alguém de fora. Ninguém realmente comemora o dia da independência ou o dia da bandeira por aqui. Muita gente sequer sabe o hino nacional. Mas se vestem de verde e amarelo quando há um jogo de futebol na TV e quando alguém lá fora fala mal do país. Só em momentos assim os brasileiros dão valor ao Brasil, na maior parte do tempo só reclamam, especialmente do governo. A gente faz filmes que mostram a violência urbana do país e queremos um oscar em reconhecimento. Pessoas lá fora mencionam a mesma violência urbana brasileira em filmes e seriados de TV e nós ficamos ofendidos !?!
E por fim as strippers. Isso prova o quanto o nosso ,mundialmente conhecido ,carnaval agride a imagem da mulher brasileira. Um país estrangeiro nem precisa ser tão conservador assim para se chocar com mulatas semi nuas de escolas de samba. Eu nunca gostei de carnaval e o modo como as mulheres são retratadas ,de um jeito nada respeitoso, contribui para a minha aversão.
Então se não queremos ver mais piadas anti brasileiras (chame do que quiser), precisamos mudar a imagem do Brasil no exterior, principalmente seu cinema e TV. E somos nós que temos que fazer isso, o governo não vai fazer nada, tem que ser a gente.

10 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

E como é costume de MUITA gente no blog entender o que eu digo de um modo errado;
que venham até aqui me prender antes que eu jogue um avião judeu carregado de bombas nazistas
e heterocaras negros no cristo redentor . longa vida a satã e diego maradona o verdadeiro rei do futebol uhahahaha

O Menino que Voa disse...

eu concordo com vc em genero, numero e grau! em tudo! sobre o "patriotismo" brasileiro, sobre a imagem do carnaval (apesar de eu adorar o carnaval de Salvador) e o SACO que são as produções nacionais que falam de sexo, drogas, rock, prostituição, favela, violência... opa! Isso não seria o Jornal Nacional?

Unknown disse...

Wow... Isto sim é irónico. Ainda há bem pouco tempo, rebentou um escândalo em Lisboa sobre um vídeo em que Maitê Proença ridicularizou os portugueses para o programa Saia Justa. Também nós fizemos do assunto um exagero.
Mas o que é mais engraçado é que os brasileiros acusaram-nos de falta de sentido de humor. Maitê Proença colocou mesmo um vídeo no seu blog (http://www.youtube.com/watch?v=_oNvvwX-Wt4) em que explica que o povo brasileiro é brincalhão e que brinca com a sua própria desgraça e falta de instrução do Presidente, etc. Onde está o sentido de humor agora?

Abraço

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi gonçalo
da minha parte eu sou contra piadas racistas, homofobicas (dã) e piadas de portugueses, existem aos montes por aqui. Portugal é um dos países que eu mais gostaria de visitar um dia

Unknown disse...

Concordo Alessandro. O racismo e a xenofobia são assuntos sérios. No entanto as pessoas precisam saber distinguir aquilo que deve ou não ser levado a sério. Tanto os portugueses como os brasileiros têm bastante mais com que se chocar e preocupar dentro das suas próprias fronteiras que este tipo assunto.

Abrc

Aécio Sales disse...

Ele foi um tanto grosseiro mas, quer a verdade, acho é muito bom o que ele disse...
antes de termos copa/olimpíada...deveríamos ter educação, saúde, segurança e só aí...sim, sermos digno de um evento !

Carlos Saraiva disse...

Por que tanta atenção para declarações de um ator decadente?

Serginho Tavares disse...

odeio robin williams e seu humor jocoso mas concordo com vc mas sei que nada disso vai mudar

Gustavo Resende, um foca. disse...

Cara, eu PENSO igual a você. Ia fazer um texto com a mesma opinião no meu blog tbm. E é por aí, o brasileiro reclama toda vez que falam de nós lá fora, acho que é hora de parar de reclamar e ver qual é a imagem que a gente exporta. Sim, existe preconceito, sim, existe. Mas nao acho que é algo fora do normal. Todo estereótipo não é baseado em mentira. Ele pode ser aumentado, fora da realidade, mas o seu cerne é uma verdade! Brasil é conhecido por violência, bunda e futebol e não é a toa. O que temos de melhor? Muita coisa, mas exportamos SÓ ISSO. Então, nao adianta reclamar.

meu nome disse...

não se coloca aqui a mera opinião de uma ator norte americano, mas o que retrata o pensamento dele, ou seja, o que aqule mediocre pensa é o que pensa de nos a nação que se diz mais poderosa da terra, o povo brasileiro precisa entender que não precisamos agradar aos demais povos, mostrando mulheres semi nuas, ou a nossa violencia urbana para o mundo para sermos notado. Somos o melhor povo da terra.