17.11.09

O CRISTAL ENCANTADO

Frank Oz colocou o boneco do mestre Yoda de lado e foi até a TV portátil onde George Lucas queria lhe mostrar o boneco digital do personagem andando pelo cenário, o manipulador de bonecos viu aquilo e disse : "George, você vai tirar nossos empregos".

Em 1982 o criador dos Muppets JIM HENSON e seu amigo FRANK OZ criaram uma obra prima. O cristal encantado é um dos melhores filmes de fantasia já feitos, a história se passa num planeta que orbita 3 sóis, durante uma conjunção solar o cristal da luz foi quebrado e o mundo entrou numa era de terror. Mil anos se passaram e agora cabe ao personagem Jen encontrar o fragmento perdido e consertar o cristal no momento da nova conjunção solar para evitar o fim do mundo. O filme tem cenários enormes e miniaturas, bonecos enormes e pequenos, de fato, não há humano algum no filme para que se possa fazer uma comparação e descobrir o real tamanho dos bonecos, nem mesmo dá para se saber como eles são manipulados, vários manipuladores trabalham em sincronia perfeita para dar movimentos reais para cada personagem, tem até alguém que faz o movimento de inspiração no corpo dos bonecos, sim eles respiram, um detalhe para se notar.

Os bonecos são tão cheios de detalhes que nem a imagem de alta resolução do blu-ray tira a magia do filme, coisa que acontece ás vezes com personagens digitais. Alguma conjunção solar deve ter acontecido para trazer ao Brasil esse filme maravilhoso. A maior parte dos extras, infelizmente, são joguinhos bobos dispensáveis. A magia do cinema está presente nesse filme que dá um banho nos efeitos digitais de hoje ao criar um mundo nunca antes visto usando bonecos .Só não ganha nota máxima porque o pacote merecia extras bem melhores.










5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

tenho um amigo que eu sei que vai amar esse filme, mas estou com medo de emprestar...

e com ciúme do filme também

Serginho Tavares disse...

não empreste. dê a ele de presente oras!

Marcio disse...

Nossa... Faz parte da minha infância... Saudades...

Marcos Eduardo Nascimento disse...

Ué, comprando filme antigo em Blu??? Você me aconselhou a não fazer isso! rs.

Abç.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi marcos
já viu esse filme em dvd alguma vez na vida? eu nunca, era pegar ou largar