4.10.09

TOP 10 - SUI GENERIS, OS MELHORES FILMES SOBRE NADA

Na mão de um dono de video locadora os filmes vão parar em estantes de acordo com seu gênero, ele nem precisa se dar ao trabalho de ver o tal filme, muitos deles possuem o gênero escrito na embalagem. Mas até esse pessoal que faz a embalagem se confunde ás vezes, pois existem filmes que não se encaixam em nenhum tipo de gênero, ás vezes se encaixam em vários e outras vezes mudam de gênero depois de alguns minutos. Aqui em casa eu anoto meus filmes num caderno por gênero, mas filmes como esses da lista abaixo me dão uma certa dor de cabeça de vez em quando.

10ª POSIÇÃO - O CLUBE DA LUTA
Então esse cara encontra outro que também gosta de bater em pessoas por bater, eles até fundam um clube. Até aí é aventura ou drama? cenas de luta puxam o filme para o gênero de ação, mas então vemos o caótico final e a terrível revelação, ficção? suspense ou terror psicológico? a embalagem o classifica apenas como 'ação'.

9ª POSIÇÃO - O HOMEM DUPLO
Sem levar em conta que o filme usa rotoscópia computadorizada, vamos dizer que temos policiais infiltrados onde outros policiais infiltrados nem desconfiam, procurando por traficantes de drogas. Até aí é policial? os policiais usam uma capa que gera imagens para se camuflarem, ficção? com tantos personagens drogados a gente fica sem saber o que é real e o filme se torna meio que transcendental puxado para o drama. Melhor reparar nas atuações de Robert Downey Jr. e Woody Harrelson que estão ótimos. A embalagem o classifica apenas como 'ação'.

8ª POSIÇÃO - BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS
Um belo romance que ultrapassa barreiras mentais, o filme não é apresentado de modo linear, de modo que você tem que ficar atento para não se perder. Mas por contar com cenas do interior da mente das pessoas, sem falar da tecnologia para se invadir essas mentes, o filme pula para a ficção. Tem drama sim, mas o romance está mais em alta. A embalagem o classifica apenas como 'drama', sem levar em conta o teor de ficção cientifica.

7ª POSIÇÃO - CORRA LOLA CORRA
Com dramas familiares, problemas com criminosos e universos paralelos. Lola precisa juntar uma pequena fortuna em questão de minutos para salvar seu namorado que perdeu o dinheiro de um chefão do crime que vai encontrá-lo em breve. O filme começa e termina três vezes. Lola só vai ter um final feliz se tomar as decisões certas. Poderia ser um tipo de drama. Na embalagem do dvd não há nada sobre o gênero do filme.

6ª POSIÇÃO - MAIS ESTRANHO QUE A FICÇÃO
De repente Harold descobre que é um personagem de um livro que uma escritora (famosa por matar seus personagens) está escrevendo. Tanto ele quanto ela tentam encontrar um sentido nesse encontro e em suas vidas, é um filme para reflexão uma vez que Harold precisa morrer para que o final do livro tenha algum sentido. Tem poucas cenas de humor mas está classificado como 'comédia'.

5ª POSIÇÃO - DONNIE DARKO
Parece suspense, tem fantasmas? espíritos ou algo parecido? parece que sim. É tudo meio confuso, um cara vestido de coelho vai e volta, a realidade se contorce e de repente temos o tema das viagens no tempo, ficção cientifica? sim , do tipo barra pesada com paradoxo e tudo o mais. Na embalagem o filme é apenas 'suspense', ora, não teria virado cult sendo apenas isso.

4ª POSIÇÃO - UM DRINK NO INFERNO
Deliciosamente dividido em duas partes mas não tão longo quanto 'grindhouse', o filme mantém o mesmo elenco ao mudar de gênero de um segundo para o outro. Começa com Clooney e seu irmão Tarantino fugindo da policia e sequestrando uma pequena família, é um filme policial bem tenso. Mas ao se refugiarem num bordel no meio do deserto, surpresa, o lugar está cheio de vampiros! dvd fora de catalogo há anos (se é que foi lançado) procuro até hoje. Em vhs o gênero era apenas 'terror', entregando a segunda metade do filme.

3ª POSIÇÃO - POR UM FIO
Drama ou ação? suspense talvez. Meio estranho o fato de Kiefer Sutherland não ter mais nada para fazer na vida além de ensinar uma lição de moral para Colin Farrell. Se o vilão não quer explicar seus motivos tudo bem, mas o filme definitivamente é mais do que apenas um 'suspense' como diz a embalagem, afinal os personagens passam por momentos dramáticos e existenciais, não estão apenas levando sustos.

2ª POSIÇÃO - AMNÉSIA
Não importa se Guy Pearce matou ou não sua esposa, o legal é que ele se esquece das coisas em minutos, gerando um pouco de drama ao seu personagem. A tal perda de memória recente é meio exagerada no filme mas cria bons momentos, meio ficção também, mas a embalagem coloca esse curioso filme apenas como 'policial'.

1ª POSIÇÃO - QUERO SER JOHN MALKOVICH
Num prédio com um andar dividido ao meio trabalha um titereiro (pessoa que manipula fantoches) fracassado que tem uma namorada que coleciona estranhos animais em casa e é sexualmente confusa, nesse prédio há uma portinha que leva para dentro da mente do ator John Malkovich (o próprio) por alguns minutos e depois te joga num rio em New Jersey, prepare-se para um final desconcertante. Destaque para o momento em que John Malkovich entra em sua própria mente. Como se esse tipo de coisa acontecesse naturalmente em nossas vidas o filme é classificado na embalagem como 'drama', deixando a ficção cientifica de lado, por um estranho motivo o classifiquei como 'comédia' em meu caderno, já nem me lembro o por quê mas como 'drama' ele não se encaixa não.

6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Stephen Simon (autor do livro 'a força está em você- mensagens do cinema que inspiram nossa vida) acha que esse tipo de filme sem gênero especifico poderia ser classificado como 'espirita' em seu livro, reflexões á parte eu comprei o livro achando que era sobre filosofia e me dei mal, espiritismo não é a minha praia :/

Zariel disse...

Perfeita a seleção nao tem nenhum filme ai que eu não goste ou não enha assitido!!!
E são esses tipos de filmes sem generos definidos, que está meio em falta hoje em dia!!!
Chega de remakes!!!

Leo disse...

Gosto de tudo ai, menos "o homem duplo". Esse não me desceu de jeito nenhum.

Gênero é uma coisa meio complicada de definir, as vzs mesmo oq chamam disso ou daquilo, eu acho que podia ser tb aquilo outro ou outra coisa mais.

Serginho Tavares disse...

eu vi quase todos e o que eu mais gosto é BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS

Anônimo disse...

Ei! eu vi recentemente QUERO SER JOHN MALKOVICH e na caixa estava escrito comédia!

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi anonimo
na certa você viu alguma outra edição do dvd diferente daquela que eu comprei, vi outra edição de 'corra lola corra' esses dias e havia um gênero finalmente escrito na caixa