6.9.09

TOP 20 - FICÇÃO (REALMENTE) CIENTÍFICA

10ª POSIÇÃO - O VINGADOR DO FUTURO
Marte foi colonizada e empresas injetam suas melhores férias diretamente em sua cabeça, mas alguém já esteve em Marte antes de nós e alguém já mexeu com a cabeça do Xuarza antes do filme começar. Teor sci-fi: viagens espaciais, Marte, alienigenas, tecnologia, mutantes.

9ª POSIÇÃO - WALL-E
Um filme carregado de referencias á filmes e series de ficção cientifica , antigos e famosos, dificilmente alguma criança deve ter notado isso, mas o filme funciona independente das referencias e também conta com uma mensagem ecológica. Teor sci-fi: viagens no espaço, futuro, robôs, tecnologia.

8ª POSIÇÃO - BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS
Se você se sentir perdido basta ver o filme uma segunda vez, todas as cenas contribuem para o filme mas estão fora de ordem, principalmente o inicio e o fim. Com um roteiro bem amarrado e perfeito Jim Carrey e Kate Winslet apagam um ao outro da memória. Destaque para as cenas no interior da mente de Carrey tentando salvar Kate do esquecimento. Teor sci-fi: tecnologia de apagar mentes por invasão cerebral via computador.

7ª POSIÇÃO - OS 12 MACACOS
O típico filme de circulo temporal fechado para fundir a cuca das pessoas. Bruce Willis volta ao passado para mudar o presente apocaliptico, mas mal sabe ele que tudo já foi feito antes e tornará a acontecer até o infinito. Teor sci-fi: viagem no tempo, paradoxo, epidemia.

6ª POSIÇÃO - THX 1138
O primeiro filme de George Lucas pode não ser visualmente inovador, feito como dever de casa enquanto ainda estudava cinema o filme é bem simples em matéria de cenários. A versão remasterizada com efeitos novos ajuda um pouco, mas é na história , do futuro onde a humanidade é escrava de seu modo de vida imposto pelo sistema ,onde repousa a mais pura ficção cientifica, com um delicioso final em aberto bem sonhador. Teor sci-fi: futuro, tecnologia, sociedade sendo controlada a cada minuto.

5ª POSIÇÃO - DONNIE DARKO
Uma turbina cai de um avião bem em cima da cama de Jake Gyllenhaal, mas ele não estava lá no momento, mas deveria estar, e estará ainda. Na companhia de um misterioso rapaz vestido de coelho ele deverá aprender a viajar no tempo, o final pode te deixar maluco ou perdido, filmão. Teor sci-fi: viagem no tempo, poderes mentais.

4ª POSIÇÃO - 2001 UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO
Uma raça alienígena passou por aqui há muito tempo atrás e deixou seus monolitos negros em nosso sistema solar, um para dar inteligência aos homens macacos na terra, outro na lua para servir de rádio comunicador, outro para transformar Júpiter num segundo sol para aquecer as formas de vida criadas por um 4º monolito em uma de suas luas. Ao tentar desvendar o mistério homem e máquina se fundem e a criança cósmica nasce. Teor sci-fi: viagens espaciais, tecnologia, inteligência artificial, alienígenas, evolução.

3ª POSIÇÃO - O FANTASMA DO FUTURO
Nunca antes a linha que separa os homens das máquinas foi tão tênue, tecidos humanos são usados em ciborgues e humanos usam partes robóticas, a amalgama suprema é um ser virtual que adquiriu muito mais do que consciência de estar vivo. Teor sci-fi: inteligência artificial, ciborgues, futuro, crises existenciais.

2ª POSIÇÃO - MATRIX
Quando Morpheus disse que ia explicar á Neo o que era a matrix eu me ajeitei na poltrona, iria prestar bem a atenção. Mas nada me preparou para aquilo, do ponto de vista de Neo ficamos sabendo a verdade sobre o 'mundo real', e as chances da vida real ser exatamente como o filme mostra são grandes! Embora seja difícil para qualquer máquina do futuro saber o que são odores e sabores, mas por alterar nossa percepção do mundo real , matrix foi uma viagem só. Teor sci-fi: futuro, inteligência artificial, mundo virtual.

1ª POSIÇÃO - GATTACA
É um futuro limpo e perfeito, mas apenas pelos olhos de Ethan Hawke podemos ver que as coisas não são tão justas, existe o preconceito pelas pessoas que não foram manipuladas geneticamente em seus estágios embrionários, muitas das tecnologias do filme são hoje uma realidade, mas não estão sendo usadas nas sociedades por enquanto devido á barreira moral e ética. Teor sci-fi: viagens espaciais, manipulação de dna, futuro, tecnologia.

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

cuidado

amanhã no blog

é dia de remakes!!

D.J. Dicks disse...

legal a listinha e o Brilho eterno de uma mente sem lembranças

flavioh disse...

Adorei esse top 20!!! =]
Gattaca é o meu filme de ficção científica favorito! gostaria q houvesse um remake dele...
2001 : como assim transformar júpiter num segundo sol??? disso eu nuam lembro.... preciso rever esse filme! mas tb depois daquela viagem psciodélica eu naum lembro de muita coisa

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi flavio
em 2001 apenas revelei os planos dos aliens no geral, você pode ver a conclusão em '2010 o ano em que faremos contato', ou lendo os 4 livros que formam a saga

Aécio Sales disse...

CÓDIGO 46 !

Este é sem dúvida um dos melhores filmes do gênero que poucas pessoas conhecem...

Vc bem que podia comentar em seu blog...