3.9.09

cinema homens e pipoca apresenta

"O espaço, a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Sua missão de cinco anos: explorar novos e estranhos mundos, procurar novas formas de vida, novas civilizações, audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve."


STAR TREK EDIÇÃO ESPECIAL


O homem ainda não havia pisado na lua quando essa série de tv estreou em 1966, mas a corrida espacial estava no auge. Gene Roddenberry não apenas criou uma serie de ficção cientifica pra lá de cerebral como também era possível para qualquer leigo no assunto 'espaço' entender os episódios numa boa. Durando apenas 3 temporadas e mais alguns episódios 'flutuantes' a serie se tornou um fenômeno (depois de algumas reprises na tv nos anos 1970 num horário em que as crianças podiam ver a série, porque durante o tempo em que ficou no ar foi um fracasso de público) e em 1979 invadiu os cinemas pegando carona no sucesso de star wars, gerou outras series de tv, desenhos, quadrinhos, bonequinhos e outras coisas malucas que apenas os trekkers (os fãs) poderiam criar para tornar a franquia um mito além das telas. Com episódios que discutiam moralidade, ética, filosofia, a serie de tv ironicamente mostrava homens viajando até os confins da galáxia, mas tudo o que o homem acabava encontrando no fim das contas era a si mesmo.

OS PERSONAGENS

CAPITÃO JAMES T. KIRK (WILLIAM SHATNER)
Capitão da U.S.S. ENTERPRISE , Jim nasceu no ano de 2233 e morreu em 2293, mas foi levado ao futuro onde lutou ao lado do novo capitão da Enterprise (Picard) e morreu "novamente" em 2371. Kirk se destacou na academia da federação dos planetas unidos ao concluir o temido teste Kobayashi Maru, depois se descobriu que ele trapaceou. Já foi promovido a Almirante mas logo depois rebaixado, seu amor pelo espaço falou mais alto e ele não aguentava mais ficar na Terra. Em sua cabine na Enterprise Kirk guarda muitas peças de museu (artefatos do nosso tempo) incluindo um timão de um navio com a inscrição "onde nenhum homem jamais esteve". Perdeu seu pai ao nascer e tem um irmão casado, um filho perdido e sempre arruma uma desculpa para dar uma cambalhota pelo chão durante uma briga, sua camisa também se rasga fácil exibindo seu físico, duas marcas registradas do personagem.

SPOCK (LEONARD NIMOY)
Seu pai (Sarek) é um vulcano mas sua mãe (Amanda) é uma terráquea, uma vez que os vulcanos abriram mão das emoções essa decendência de Spock ás vezes causa espanto aos outros vulcanos por conta das leves emoções que ele herdou da mãe, mas por um lado lhe ajuda na convivência com os terráqueos a bordo da Enterprise. Ele já foi tenente comandante e até capitão da Enterprise, assumiu o lugar de seu pai como embaixador de seu planeta na federação dos planetas unidos. Já tentou passar pelo teste vulcano Kolinahr para exterminar todas as suas emoções mas não conseguiu. Idoso ,viajou até o passado no mais novo filme da saga para mudar o futuro.

DR. LEONARD Mc COY (DeFOREST KELLEY 1920-1999)
Um dos melhores amigos , de longa data, do capitão Kirk, ele é o médico da Enterprise. Esconde o terrível segredo de ter desligado os aparelhos que mantinham seu pai doente vivo para acabar com seu sofrimento, pouco tempo depois se descobriu a cura para a doença do velho, McCoy nunca se perdoou. Kirk o chama pelo apelido de "magro" (bones), sua frase mais famosa é dita quando examina uma vitima caída no chão, "ele está morto Jim".

TENENTE UHURA (NICHELLE NICHOLS)
Ela é a responsável pelas comunicações na ponte de comando da Enterprise, já tentou paquerar Spock logo na primeira temporada da serie mas ele não entendeu suas iniciativas. Mas foi com o capitão Kirk que rolou um beijo que entrou para a história da tv americana por ser o primeiro beijo inter racial na tv.

HIKARU SULU (GEORGE TAKEI)
O oficial do leme da Enterprise não parava quieto, representando os orientais ele também ia para fora da nave viver aventuras com os outros. O ator George Takei (que você pode ver em 'heroes') se assumiu gay em 2005 e até se casou com o companheiro na Califórnia.

MONTGOMERY SCOTT ( JAMES DOOHAN 1920-2005)
Scott é o engenheiro chefe da Enterprise, responsável pelos motores e também pelo teletransporte, ele consegue consertar praticamente qualquer coisa. Com 50 anos de carreira o ator James Doohan atuou em mais de 80 filmes, em 2007 parte de suas cinzas foram lançadas no espaço.

O TRIPULANTE X
Numa missão de exploração rumo ao desconhecido, o capitão Kirk desce da Enterprise junto com Spock, ou Mc Coy e se aventura em um planeta hostil, mas espere, tem um terceiro tripulante da Enterprise que desceu junto para ajudar. Ás vezes o terceiro tripulante tem nome, ás vezes não, quem liga? afinal ele vai morrer! pode apostar nisso. Para passar a dramaticidade e o perigo alguém deve morrer e nunca será um dos personagens principais. Todo episódio de star trek tem seu tripulante X.

OS FILMES EM ORDEM CRONOLÓGICA

JORNADA NAS ESTRELAS O FILME 1979
(spoiller) Uma de nossas sondas voyagers ,lançadas na década de 1970, atravessou o cosmos e foi parar num planeta dominado por máquinas inteligentes, lá elas lhe deram vida e ela retornou á terra para procurar seu criador, que ela julga ser uma máquina também, cabe a tripulação da Enterprise tentar fazer contato cara a cara com a coisa.
CURIOSIDADES: não é um filme de ação, é mais cabeça. Temos um belo momento zen quando a sonda se funde a um ser humano no final criando um novo tipo de ser vivo. Todo o elenco original está presente e o personagem Pavel Chekov (que havia deixado a Enterprise) se torna fixo na turma novamente.

A IRA DE KHAN 1982
(spoiller) Khan quer se vingar de Kirk e tomar para si o projeto genesis que pode gerar vida num planeta desabitado, o projeto é de uma ex namorada de Kirk que lhe apresenta a um filho já crescido, no final Spock se sacrifica para salvar a todos e depois do funeral (foto acima) seu corpo é abandonado no planeta criado pelo genesis.
CURIOSIDADES: William Shatner grita pelo rádio : "Khaaaannn!!!!" (cena clássica) , a atriz Kirstie Alley faz uma ponta em seu primeiro filme.

À PROCURA DE SPOCK 1984
(spoiller) Descobrimos que Spock foi trazido de volta a vida pelo genesis, mas como criança, ele cresce rapidamente e precisa ser tirado do planeta logo, desrespeitando uma ordem da federação a tripulação da Enterprise vai ao planeta salvar o amigo mas um grupo de Klingons aparece para atrapalhar o resgate, Kirk perde seu filho e Spock volta a forma adulta sem memória alguma de sua vida anterior. A Enterprise é destruída e sua tripulação se apodera da nave dos Klingons.
CURIOSIDADES: O chefe dos Klingons é o ator Christopher Lloyd.

A VOLTA PARA CASA 1986
(spoiller) Há muito tempo atrás uma raça alienigena desconhecida veio até a terra e bateu um papo com as baleias (os humanos ainda não existiam), eles enviaram uma sonda anos mais tarde e ela chegou a terra e não encontrou nenhuma baleia (nós as levamos á extinção total). A sonda começa a bagunçar o clima da terra . Kirk e os outros voltam ao passado para procurar uma baleia para se comunicar com a sonda no presente e salvar a terra da destruição.
CURIOSIDADES: Um dos filmes mais engraçados, os personagens estão todos perdidos no confuso século 20, Scott tenta se comunicar com um dos nossos computadores e diz "oi computador", um engenheiro lhe diz para usar o mouse e Scott diz "oi computador" para o mouse (foto acima).

A ÚLTIMA FRONTEIRA 1989
Após salvar a terra a tripulação é perdoada num julgamento e eles ganham uma nova nave Enterprise que é sequestrada pelo meio irmão de Spock, Sybok. O cara tem planos de levar a nave até o núcleo da galáxia onde ele acha que irá encontrar o deus criador que existe em todas as religiões, e eles realmente encontram alguém lá...
CURIOSIDADES: O filme é dirigido por William Shatner que também ajudou na criação da história.

A TERRA DESCONHECIDA 1991
Um embaixador Klingon pode assinar um histórico tratado de paz. Ele precisa ser escoltado pela Enterprise mas é misteriosamente assassinado , isso pode dar origem a uma guerra. Ainda culpando todos os Klingons pela morte do filho o capitão Kirk passa a ser o principal suspeito.
CURIOSIDADES: Para um filme de 1991 tem ótimos efeitos especiais, como o sangue dos Klingons flutuando em gravidade zero. Kim Cattrall (a Samanta de sex and the city) faz uma ponta. Esse foi o último filme do elenco original, os personagens, a poucos meses de se aposentarem, fogem pelo espaço para viverem novas aventuras.

STAR TREK 2009
Um filme que conta a origem dos personagens da serie clássica, mas com algumas mudanças, Uhura está bem assanhada por exemplo, com o típico comportamento dos atuais adolescentes a turma vai se juntando aos poucos. Kirk e Spock começam sua duradoura amizade se odiando e Spock dá um beijo em Uhura. Um idoso Spock vem do futuro e certos acontecimentos mudam o rumo da saga, esse filme nunca nos levará á serie clássica de tv ,por conta de certas mudanças ,se tornando uma linha temporal paralela.
CURIOSIDADES: É meio difícil de acreditar que a federação colocou esse pessoal de vinte e poucos anos para comandar uma nave de trilhões de dólares, tudo bem que no século 23 o dinheiro não é mais usado mas mesmo assim pareceu um ato meio irresponsável.

ALGUMAS DAS RAÇAS ALIENIGENAS

VULCANOS
Os vulcanos abandonaram suas emoções e abraçaram a lógica na era do despertar. Risos, piadas, sarcasmo, nada disso tem lógica , logo eles não fazem essas coisas. São sérios e práticos, sabem agir muito bem e calmamente sobre pressão. Essa foi a primeira raça alienígena a chegar á Terra (em 2063) e nos presenteou com uma tecnologia que nos levou ao espaço, e desse modo a Terra passou a fazer parte da federação dos planetas unidos. Com poderes mentais eles podem fazer uma pessoa desmaiar com um toque, seu sangue é verde por conta do cobre em seus corpos (o nosso é vermelho por causa do ferro), a espécie quase foi á extinção devido a muitas guerras em seu passado, antes de adotarem a lógica como sua salvação.

KLINGONS
Essa é uma raça guerreira por natureza, com pouca paciência e amantes de uma boa briga, eles conquistam vários mundos e mantém um acordo de paz com a federação que sempre é rompido , suas naves possuem um dispositivo de camuflagem que as torna invisíveis no espaço, alguns vivem numa parte da galáxia que é chamada pela federação de zona neutra, muitos Klingons já se tornaram amigos da federação e até oficiais em comando na frota estelar sofrendo preconceito, pois velhas inimizades são difíceis de serem esquecidas.

ROMULANOS
Os romulanos são vulcanos que abandonaram o planeta há mais de 2000 anos quando este entrou na era do despertar, eles não queria perder suas emoções e abraçar a lógica. Agora são uma raça á parte e bastante temida pois são emocionalmente instáveis, amigos num momento, oportunistas em outro. Se tornaram tão diferentes dos vulcanos que agora conquistam mundos pelo universo criando um império que faz fronteira com a federação e com os Klingons.

BORGS
Os borgs são seres vivos que se fundem á máquinas e computadores para "evoluirem", cada vez mais buscando uma forma perfeita eles se tornam mais máquinas do que pessoas com tantos implantes que usam. Querem converter todos os seres vivos do universo em ciborgues como eles, em sua comunidade eles obedecem a uma rainha, todas as mentes são unidas numa só.

UNIVERSO EXPANDIDO
Depois que a serie chegou ao fim em 1969, fizeram uma serie de desenhos animados em 1973, com histórias legais mas com uma animação horrivel. Ainda na década de 1970 a serie tentou voltar a tv em star trek fase 2, mas a serie nunca foi ao ar, seu primeiro episodio se tornou star trek o filme em 1979. De 1987 a 1994 reinou na tv a serie star trek a nova geração que se passa no futuro com o capitão Picard (Patrick Stewart), a serie deu origem a longa metragens no cinema, um deles mostrava a morte de Kirk após viajar até o futuro. Outras series de tv que vieram em seguida foram deep space nine 1993-1999, voyager 1995-2001 e Enterprise 2001-2005.

TECNOLOGIA
A ENTERPRISE
A espaçonave usa cristais de DILÍTIO para produzir anti matéria , a qual usa como energia, tem uma tripulação de até 500 pessoas, pode gerar um campo de força ao seu redor para se proteger de disparos num confronto com algum inimigo. Pode disparar torpedos e Phasers, foi construída em 2245 e seu primeiro capitão foi Robert April. Possui dormitórios, refeitórios, salas de recreação e um sistema de elevadores rápidos. Como seus tripulantes passam anos viajando pelo cosmos a nave não pode deixar faltar nada para que se sintam confortáveis a bordo. Mas algo imperdoável é o assobio do sistema interno de comunicação da nave no seriado de tv, eta barulhinho irritante.

TELETRANSPORTE
A Enterprise não tem trem de pouso, ela é uma nave para se navegar no espaço apenas. Sem poder aterrisar em nenhum planeta ela se mantém em sua órbita enquanto sua tripulação usa o teletransportador para chegar á superficie e também para se locomover até outras naves no espaço. É possivel transportar pessoas da superficie de um planeta para a nave em órbita se a pessoa passar suas coordenadas pelo rádio. Certa vez o teletransporte deu defeito e separou o capitão Kirk em dois, havia um Kirk perdido e sem motivação e outro Kirk nervoso e sem controle que quase estuprou uma tripulante da nave.

DOBRA ESPACIAL
Pra viajar pelas grandes distâncias do universo em curto tempo a Enterprise usa a velocidade de dobra que se aproxima da velocidade da luz. A nave pode atingir a velocidade de dobra 9 mas nem sempre foi assim. Acidentalmente, na primeira temporada da serie clássica, Kirk forçou a Enterprise a atingir dobra acima de 5 e viajou 3 dias no passado. Mais tarde eles usariam isso para viajar mais ainda no tempo, para poupar os motores da nave podem sempre contornar o sol para alcançar uma incrivel velocidade de dobra com a ajuda da gravidade da estrela.

PHASERS
O phaser é o primo futurista do laser, uma arma de phaser pode ser ajustada para atordoar uma pessoa e também para desintegração total.

CURIOSIDADES

O TESTE KOBAYASHI MARU
Nesse simulador da academia da frota espacial você é o capitão de uma nave e tem que resgatar a tripulação de outra nave em perigo. Detalhe: a nave em perigo está na zona neutra, lar dos Klingons perversos, para resgatar a tripulação da nave com problemas você deve desligar seu campo de força para permitir o teletransporte, nesse exato momento uma nave Klingon se aproxima. O que você faz? se levantar seus escudos para se proteger você cancela o salvamento da tripulação da outra nave deixando-a á mercê do inimigo, ou você salva a sua tripulação ou arrisca a vida das duas. Na verdade o teste foi feito para ser de impossivel solução, ele serve para analisar como um candidato a capitão se comporta sob pressão. Kirk entrou no computador da frota e alterou a configuração do teste antes de entrar no simulador e desse modo venceu o jogo.


GALAXY QUEST (heróis fora de órbita)
A melhor sátira que já foi feita de star trek. Atores do seriado galaxy quest são levados ao espaço por alienigenas de verdade que pensam que a serie de tv é real e precisam da ajuda deles para combater um vilão intergalático. Divertidas atuações de Tim Allen, Sigourney Weaver e Alan Rickman, sem ofender trekker algum esse é um filme feito por fãs para fãs.

UMA FAMILIA DA PESADA
Todo o elenco de star trek a nova geração se uniu para fazer a voz de si mesmos num episódio de 'uma família da pesada', Patrick Steward mostra que na vida real ele é um sádico e desbocado.

FUTURAMA
Momento marcante, todo o elenco original de star trek se uniu para dar vida ás suas versões animadas em futurama quando um alien decide trazer de volta o pessoal em pleno século 30 para representarem novos episódios de ST em seu planeta.

PERGUNTA : O QUE É ISSO NA MÃO DO CAPITÃO KIRK?
NÃO SE ASSUSTE , É APENAS UMA ESTALACTITE (star trek 1ª temporada , episódio 7)

XADREZ 3D
Esse jogo é basicamente o mesmo xadrez que conhecemos, mas o tabuleiro está fragmentado e seus pedaços estão em diferentes alturas, é meio dificil mover as peças desse jeito, mas basta olhar para o jogo do alto que desse ponto de vista o tabuleiro se torna 2D novamente.

UNIVERSO ESPELHO
O universo espelho é uma dimensão paralela que é uma cópia exata do nosso universo, a não ser por certos detalhes. Lá reina um caos completo, guerras e conflitos assolam a galáxia e todos são malvados, incluindo as versões de Kirk e Spock, olha só a cara de mau deles.

10 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

para me ajudarem nessa postagem eu convidei as maiores autoridades no assunto:

william shatner e leonard nimoy

nenhum dos dois aceitou o convite...

Marcelo Gaya disse...

Meu caro Alessandro,

Como eu disse outro dia, você tem me trazido muita nostalgia... desde criança tinha o maior tesão pelo Capitão Kirk. Abraços.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi marcelo
william shatner na serie classica era tudo de bom mesmo

e quero aproveitar para me desculpar pelo post mal feito em seus primeiros minutos, logo que terminei de escrever o blog apagou a critica dos filmes por algum motivo (ahhhh maldição) , tive que escrever tudo de novo correndo , enquanto isso o post ficou no blog incompleto

Roberto disse...

Por que a enfermeira Chapel (Majel Barret) não foi incluída na lista de personagens da série clássica? Apesar de aparecer muito pouco eu gostava muito dela.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi roberto
eu não queria super povoar a postagem de personagens, deixei a chapel , a janice e o pavel de fora, embora aparecessem bastante na serie e em alguns filmes, resolvi me concentrar nos mais principais que aparecem em quase todos os episodios e filmes já que ia falar de ambos no post

Mariana disse...

Nem posso dizer como fiquei feliz com esse seu post especial. Não que já não tenhamos conhecido essas histórias de cor, mas é sempre bom ver mais um pouco, no seu jeito leve e interessante de escrever.

Confesso que senti falta de um pouco mais de Nova Geração, mas isso é apenas coisa de fã.

Ficou minha surpresa: já temos a segunda temporada da série original remasterizada?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi mariana
é melhor falar mais da serie clássica do que de todas as outras, pois seria um post muito loooongo

ainda não encontrei a segunda temporada remasterizada, talvez seja lançada ao mesmo tempo que o dvd do filme de 2009, mas como já tenho a segunda temp. em outra versão não irei comprar mais um box, digo, o som ds 5.1 é legal mas Star trek ainda é star trek em qualquer formato
abç

samuel fontoura de lemos disse...

eu tenho um blog chamado

sf.lemos.zip.net

gue otimo eu descobri gue existe outros blogs visite meu blog alias eu adorei o seu blog parabens é bom gue existenda outros blogs todos tinha gue ter blog(s) para compartinha tudo com todos. como voce e eu. visitei meu blog tchau abraços.

Unknown disse...

O Kirk da série clássica tem olhos castanhos e o Kirk do filme de 2009 tem olhos azuis.

Unknown disse...

O kirk da série clássica tem olhos castanhos e o Kirk do filme de 2009 tem olhos azuis.