2.8.09

DO TIPO TRAVADO

Hoje pela manhã testemunhei a maior confusão, havia esse casal discutindo, a mulher quase que salta no pescoço do cara. O motivo? a estúpida e eterna briga entre fãs de cinema pipoca e de filmes "clássicos". Sim eu disse clássicos entre aspas, acho que a coisa mais idiota que fizeram foi batizar os filmes com mais de 50 anos de clássicos, isso acaba criando dois tipos de filmes, os antigos e os atuais, apenas dois, cortando o MESMO cinema em duas partes. É claro que existe uma sensível diferença entre eles, afinal eis que surgiram as cores e os efeitos especiais. Para mim as coisas seguiram um rumo evolucionário natural e nada mais. Prova disso é que se pode ver a tal evolução quando se tenta encontrar com exatidão a tal linha que separa os clássicos dos atuais, ela simplesmente não existe. Em minha coleção ,que já conta com mais de 1100 filmes , existem produções que vão de 1922 a 2009 e esse casal hoje cedo julga que ninguém pode gostar dos dois "tipos" de filmes ao mesmo tempo.

"Para mim o cinema morreu quando surgiram os efeitos especiais, agora todo filme é um mero produto, não há arte alguma"
"Imagina, eles estão melhores que nunca, quem vai querer ver algo em preto e branco que parece uma novela e dá sono?"
Então temos esse pessoal travado nos filmes "clássicos" que considera qualquer filme atual com efeitos especiais uma ofensa, sentar na poltrona para ver Transformers seria ridículo, robôs gigantes de outro planeta ferem seu cérebro, pinta aquela vontade de fugir de tudo que é popular entre as pessoas e querer ser diferente, mas não há nada de mau em ver um filme pipoca para se divertir, não são para se levar á sério mesmo, afinal a calça do incrível Hulk nunca se rasga.

Já o pessoal travado nos filmes pipocas acha os "clássicos" tediosos, ficam procurando defeitos especiais em toda parte, dizem que não entendem o por quê de todo o sucesso de filmes como '...e o vento levou' ou 'casablanca', para muita gente filme em preto e branco parece ser sinonimo de pobreza, de coisas ultrapassadas que precisam ser esquecidas.
Da minha parte eu gosto de cinema como um todo, o que deixa certos travados indignados, ontem á noite eu vi 'disque butterfield 8' e hoje eu pretendo ver 'Hellboy 2', faz sentido? ora, tudo É cinema. Do homem que matou o Facínora ao Homem de ferro, eu não sou uma videolocadora que tem de tudo, apenas compro meus filmes favoritos e eles incluem os tais "clássicos" e os tais "lixos capitalistas", esse homem e essa mulher de hoje cedo dizem que adoram cinema, mas o apreciam apenas pela metade, tenho pena.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

então o cinema morreu?
veja só WALL-E que se tornou um clássico da animação em pouco tempo.
já o Pinóquio da disney não agradou muito o público na década de 1940,
demorou anos e anos para receber o titulo de clássico sem ter mudado 1 cena,
prova de que o cinema está em eterna mudança,
usando o passado como base e não apagando-o,
pode-se ver a coisa toda como uma daquelas árvores genealógicas,
com filmes que sobem pelo tronco e vão até os galhos mais finos,
apenas perceba que tudo faz parte da mesma árvore.não a corte em pedaços.

@rainervinicius disse...

disse tudo.. Cinema é cinema! Claro que vc pode gostar mais de uns filmes do que outros... Mas isso é apenas uma escolha do que te "agrada" mais... ótimo post, alessandro!

Aécio Sales disse...

Esta sua versão de Metropolis é a com música do produtor GIorgio Moroder ?
Compraste onde ?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi aécio
não sei quem é o autor da musica, precisaria ver o filme para anotar isso pra voce, comprei-o na compact blue, uma loja de dvds em sp capital, passo lá toda segunda pela manhã nos últimos anos

http://www.compactblue.com.br/