1.8.09

A ANATOMIA DOS FILMES WESTERN

Depois de desmembrar as comédias românticas chegou a vez dos filmes de cowboys. Por conta do cinema , dos desenhos, gibis e também da TV esse é um universo enorme, rico em aventuras onde a "diversão" nunca acaba, principalmente depois que o revolver foi inventado na primeira metade do século 19. Sem contar algumas bobagens metidas a futuristas os Western são bem parecidos, seguem as mesmas regras , podem ser tão previsíveis quanto as comédias românticas mas ainda assim divertem, IIIIRRÁ.


COWBOYS
Você não vai encontrar ninguém mais macho que um cowboy, talvez um homem pré histórico peludo com uma clava mas os cowboys fedem menos, a maioria deles não tem família, vivem nos desertos ao lado dos amigos coiotes, manejam o laço e são bons cavaleiros, mas dificilmente bons cavalheiros. Viajam até as cidades no meio do nada para beber algo nos saloons ou dar uma passada nos bordéis, em sua grande maioria são solitários e calados, esse é o tipo mais perigoso caso você seja um índio ou um bandido, são poucos aqueles que tem algum tipo de emprego, normalmente seu dinheiro para bebidas, munições e mulheres aparece do nada.


AS CIDADES
As cidades do velho oeste costumam ser formadas por duas fileiras de casas, ambas frente á rua rua principal e pouca coisa além disso (será economia de cenário?), atrás de um dos quarteirões de um só lado está a estação de trem, as vezes há uma igreja no fim da rua. Todas as cidades possuem uma delegacia onde trabalha o Xerife, o Saloon com o bordel normalmente funcionando no andar de cima, o fabricante de caixões , um ferreiro e um banco. Dentro do saloon há mesas de cartas distribuídas na frente de um palco para apresentações de mulheres dançarinas, acompanhadas por um piano ao lado do palco, na frente do saloon está o "estacionamento" dos cavalos com um bebedouro por perto.

MULHERES
Moças ricas estão sempre de passagem rumo á Califórnia, na cidade só há , em sua maioria, prostitutas. Algumas adquirem muitos poderes na cidade e acabam dominando os cowboys, mas são as moças "não prostitutas" as favoritas deles, algumas são sequestradas por vilões bigodudos de capa e cartola e amarradas nos trilhos do trem por algum motivo. No saloon elas não toleram confusões, estão sempre armadas com garrafas de vidro para quebrar na cabeça de alguém, algumas carregam facas em baixo dos vestidos. Prostitutas nunca engravidam.


BANDIDOS
Eles costumam andar em quadrilhas montadas á cavalo e usam um lenço sobre a boca e o nariz, assaltam bancos e sequestram mulheres, vivem no deserto a céu aberto , atacam também diligências e trens.











ÍNDIOS
Dependendo do filme podem ser os vilões ou os amigos do mocinho, vivendo no deserto só atacam quando são incomodados, não costumam ir á cidade, fumam o cachimbo da paz e morrem as centenas quando atacam um forte de caras pálidas sem motivo aparente. Estão em sintonia com os espíritos da natureza que os abandonam , sem maiores explicações, sempre que atacam os brancos.



COSTUMES
Qualquer pretexto é motivo para se começar uma briga no velho oeste, ou um duelo com pistolas, Esses duelos podem acontecer ao amanhecer ou ao meio dia, mas a maioria acontece ao pôr do sol por conta da dramaticidade da cena, os duelos ocorrem sempre na rua principal atraindo o público. Tiros sempre acertam uma caixa d'agua ou o bêbado da cidade, cavalos raramente são atingidos. Chapéus só caem das cabeças quando as pessoas levam um tiro fatal. Nessas cidades dificilmente você vai ver um homem negro ou uma criança. Quando o filme acaba ,obrigatoriamente, tem que se cavalgar em direção ao pôr do sol , mesmo que isso prejudique sua visão.

6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

taí um gênero que precisa ser trazido de volta aos dias de hoje

Diego Hatake disse...

Só se for com os caras das fotos! Montava neles numa boa! HAHA!

Caio Cinéfulo disse...

Nossa !! Boas recordações com filmes de CowBoys, eles são o tipo de homem me fascinava, os tipos durões.

neto paes disse...

Não sou muito fã de western não, mas adorei as ilustrações, que índio é esse?? Huahuaua

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi diego
cowboys não se deixam montar, são eles é que montam kkk

Anônimo disse...

Matéria RICAMENTE ilustrada!