18.8.09

7 ASSUNTOS SÉRIOS QUE O CINEMA TRATA COMO PIADA

7ª POSIÇÃO - A CEGUEIRA
Cegos são engraçados, sempre tropeçando e batendo a cara em alguma parede. São muitos aqueles que são traídos pelas esposas dentro de casa perante sua presença, outros confundem travestis com mulheres. Até o Mr. Magoo enfrentou problemas quando virou filme nos dias de hoje. Não se pode rir dessas coisas. Mas diga isso ao ator barra diretor JON FAVREAU (foto) , basta conferir as cenas de bastidores do filme 'o demolidor' onde o cara tira sarro do personagem cego de Ben Affleck fazendo muitas piadas de cegos tipo : "após usar a privada como é que você faz com o papel higiênico? quero dizer, como você sabe que sua bunda tá limpa?"

6ª POSIÇÃO - PERDA DE MEMÓRIA
Seja memória recente ou de uma vida toda, seja um drama ou uma comédia, quanto mais coisas as pessoas desmemoriadas esquecerem mais divertido pode ser a trama, mas na vida real pode ser horrível. Vi um documentario onde um cara esqueceu todos os 33 anos de sua vida, sua esposa está arrasada, a primeira lembrança que ele tem é de acordar no hospital, diferente dos filmes nem sempre é possível trazer a memória de volta.

5ª POSIÇÃO - CADEIRAS DE RODAS
Dificilmente alguém faz uma piada sobre pessoas em cadeiras de rodas em filmes por conta da condição do personagem, na maior parte das vezes as piadas são as coisas que o personagem não pode fazer por ser paralítico e acima de tudo seu estado de fragilidade. Quando pessoas em cadeiras de rodas não estão desafiando a gravidade e fazendo algo fantástico com a cadeira junto; elas estão arrumando brigas que não podem ganhar, todo cara numa cadeira de rodas é briguento e chama você para uma luta, é claro que você não vai topar mas a graça da piada é sempre essa.

4ª POSIÇÃO - A MORTE
Vamos rir da morte, seja de algum parente ou de seu animalzinho de estimação. Todos morrem nos filmes o tempo todo sem que isso dê inicio á algum período de luto ou á um velório. Muitos extras morrem durante cenas de perseguições em alta velocidade em cidades grandes. Sempre que algum tripulante da nave Enterprise sai para uma missão acompanhado por um rosto novo no elenco pode ter certeza de que a pessoa nova vai morrer, ora , os roteiristas não iriam matar os personagens principais não? Como já disse Virginia Woolf "um dos personagens tem que morrer para que os outros comecem a dar mais valor ás suas vidas", mas isso se aplica ás comédias?

3ª POSIÇÃO - SÍNDROME DE TOURETTE
Para uma pessoa que sofre desse mal a coisa deve ser horrível, ao estar em público começa a ter espasmos violentos e também fala muitos palavrões cabeludos sem ter realmente a intenção de ofender alguém , simplesmente não consegue se controlar. Mas para os filmes e desenhos animados essa síndrome caiu do céu, todo mundo ri á beça quando alguém com síndrome de Tourette aparece em cena, é divertido ver pessoas passando vergonha em público, mas já parou para pensar que existe mesmo pessoas sofrendo desse mal fora dos filmes?

2ª POSIÇÃO - ALCOOLISMO
Nada pode ser mais divertido que um bêbado certo? Eles aprontam de tudo, se metem em muitas confusões e dizem muitas coisas engraçadas o tempo todo. Mas eles são dependentes químicos, sem ajuda perdem seus empregos, a família e passam a vida toda nesse estado de topor deprimente. Depois de 10 temporadas eu acho que os roteiristas do desenho 'os Simpsons' sentiram pena do pobre Barney e o tornaram um alcoólatra em recuperação, sem mencionar que não estavam dando um bom exemplo mesmo.

1ª POSIÇÃO - OBESIDADE
A gente morre de rir ao ver um gordão tentando fazer as mesmas coisas que fazemos no dia a dia com a maior dificuldade, como tentar amarrar os sapatos ou passar por alguma porta mais estreita. Como tenho alguém nessa condição na família posso dizer que a coisa não é motivo de risada, é um sofrimento só. Nos filmes temos sempre atores maquiados de obesos que demonstram ter uma grande habilidade para fazer de tudo, e por que não? estão apenas carregando espuma amarrada ao corpo, na vida real andar é complicado, falar também pode ser, os problemas de saúde se multiplicam com o tempo, sem falar na vergonha que passam em público com tanta gente encarando. É uma pena que ao fazer um personagem obeso que foi vitima de tantas piadas em seu primeiro filme (o professor aloprado) Eddy Murphy não aprendeu nada com isso e voltou a tirar sarro dos gordinhos anos depois.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

mesmo sendo uma doença ainda sem cura até a AIDS já virou piada para os norte americanos.
recentemente vi um episodio de um seriado de tv que dizia :
"podíamos fazer de tudo nos anos 1950, menos pegar AIDS, porque ela ainda não havia sido inventada pelo governo para erradicar os homossexuais"

André Mans disse...

após usar a privada como é que você faz com o papel higiênico? quero dizer, como você sabe que sua bunda tá limpa?

é incorreto
mas tb sempre tive uma mórbida curiosidade

HMG disse...

"após usar a privada como é que você faz com o papel higiênico? quero dizer, como você sabe que sua bunda tá limpa?

é incorreto
mas tb sempre tive uma mórbida curiosidade"


Pior que eu também viu. rsrs