22.7.09

STEVEN SPIELBERG FASE AZUL

Não se pode ficar bravo com uma pessoa que procura por reconhecimento em seu trabalho. Steven Spielberg ficou conhecido como um diretor de fantasia por conta de seus mais bem sucedidos filmes como E.T. e a trilogia Indiana Jones. Mas ele quis provar que também podia ser um diretor de filmes sérios, apesar de ter conseguido isso várias vezes; demorou a receber o reconhecimento da academia. Chegaram até a dizer na época que ele estava apenas "brincando" de diretor sério.

O IMPÉRIO DO SOL (1987)
Sabendo melhor que ninguém como dirigir crianças; Steven extraiu até a última gota do jovem Christian Bale numa atuação não reconhecida pela academia , o filme foi indicado para 6 oscars técnicos apenas e acabou não levando nenhum. Embora o escritor, cuja infância é retratada no filme, tenha se tornado um dos maiores escritores do século passado ; o filme consegue ser melhor que o livro, talvez seja culpa da tradução para o português, sei lá, mas eu não gostei. Uma bela fotografia e uma memorável trilha sonora de John Williams (ambas indicadas) e centenas de figurantes nos fazem lembrar de filmes clássicos de Hollywood, peca pelo finalzinho bruscamente interrompido, foi o 'apocalipse now' do diretor.

ALÉM DA ETERNIDADE (1989)
Um filme de fantasia e ficção mas ainda assim um filme mais sério. É também o mais fraco da safra anos 1980 do diretor. Romance em alta tipo 'ghost' , mas Richard Dreyfuss não convence, quando pinta açúcar demais no filme a coisa azeda e temos pessoas adultas agindo como adolescentes, serviu para que o diretor realizasse seu sonho de fazer um filme com Audrey Hepburn que aparece numa ponta somente.

A COR PÚRPURA (1985)
Um dos melhores filmes do diretor e também um dos mais massacrados, um elenco principal só de atores negros, um pouco de lesbianismo e a polêmica está no ar nos isteites. Tanto Whoopi quanto Oprah foram merecidamente indicadas ao oscar, ao todo foram 11 indicações incluindo melhor filme e não levou nada, foi o segundo filme de Whoopi e seu primeiro papel principal, embora pudesse ter continuado nesse rumo ela preferiu fazer comédias em seguida. A academia foi taxada de racista por muitos naquele ano, já o diretor foi ignorado completamente.

A LISTA DE SCHINDLER (1993)
Bom , finalmente algum reconhecimento, parte filme parte documentario histórico o filme agradou em cheio. Foram 12 indicações e 7 oscars no bolso no final da noite de premiação, incluindo melhor filme e diretor, até Liam Neeson e Ralph Fiennes foram indicados. Mas não é o tipo de filme que agrada o senhor "público geral", normalmente os vencedores da noite são assim mesmo. Recordes de bilheterias não significam oscars no bolso. Após a fase azul que pegou muita gente de surpresa fazendo alguns torcerem o nariz para esses filmes (e tem gente que ainda torce) Steven voltou aos poucos para o cinema de fantasia, hoje em dia alterna entre o dramático e a pipoca de maneira sutil.

7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

tenho praticamente todos os filmes para o cinema já dirigidos por steven, de 'encurralado' a 'louca escapada' ,
até o último indiana, mas não há como incluir na minha coleção seus maiores fracassos,
'HOOK' e '1941' não valem sequer o aluguel da fita

Jair Santana disse...

Amo Steven Spielberg, mas concordo com vc quanto a "HOOK" e principalmente "1941". Foram erros absurdos.
"Louca Escapada" não assisti, vale a pena?
Eu tinha esquecido que "Além da Eternidade" era dele... e "Império do Sol" é o filme de minha infância, tanto quanto "E.T" .. sim, não sou novinho.
abçs

Aynore. disse...

Spielberg hoje é puro entrerterimento.
Achei o blog super bacana, to seguindo.


Arrocha tchê!

Anônimo disse...

Meu nome é Bruno e vi eu blog e amei ele, gostaria de tc cm vc pelo msn, bom eu te add, se vc quiser me acc ok.
eu sou de Bariri, SP
Ate logo

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi jair
'encurralado' é o primeiro filme que steven dirigiu mas foi para a TV, fez tanto sucesso que ganhou cenas adicionais e estreou nos cinemas, mas louca escapada é seu primeiro filme para a tela grande oficialmente, é baseado numa historia real e tem goldie hawn no elenco,o filme é de 1974 e está disponivel em dvd no brasil, é um road movie bem interessante, parte drama e tem alguma comedia também, pelo menos até se chegar ao final estranho...mas como eu disse são fatos reais
quanto a E.T. eu vi o filme nos cinemas no ano que estreou

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi aynore
seja bem vindo
estamos na semana do flashback, não repare na camada de poeira no blog rs

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi bruno
eu já adicionei você mas vou ser sincero, eu mal entro no msn para bater papo, as vezes esqueço até de entrar para checar e-mails, então é bem provavel que a gente vai se desencontrar e muito antes de conversarmos pela primeira vez, até