30.7.09

QUEBRANDO A MALDIÇÃO

QUANDO SERIADOS DE TV SE TRANSFORMAM EM FILMES os fãs exigem um certo grau de fidelidade, se não é possível usar o mesmo elenco então que o restante seja igual em tudo. Com isso chegamos á "maldição do episódio estendido", tudo que temos para ver nos cinemas é um episódio do seriado de TV com mais de 60 minutos de duração. Como "arquivo X', 'os simpsons', 'sex and the city' entre outros .Alguns fãs adoram isso, mas as pessoas que desconhecem a serie de TV ficam aguardando por um filme com começo , meio e fim e dão de cara com um trem já em movimento, mas como é possível fazer um filme a partir de uma serie de TV que se possa chamar de O FILME? bem, alguns acertaram na adaptação.

S.W.A.T.
Pode ser chamado de 'o filme' por ser tão diferente do seriado, as vezes duvido que tenha tido a serie como fonte pra começo de conversa, talvez seja apenas um filme sobre a s.w.a.t., não necessariamente o seriado de TV, apenas sobre o esquadrão especial norte americano. Seja como for , por conta de um orçamento mais alto que vários episódios da serie juntos (ou as 2 únicas temporadas juntas) o filme traz apenas os mesmos personagens da TV ,meio diferentes, em uma missão meio exagerada, foi uma mudança anabolizada.

STAR TREK
Continuando a partir da serie de tv, nenhum dos atores se esconde atrás de maquiagens, ao contrário, assumem e fazem piadas com suas idades avançadas. A serie de filmes vai além dos episódios do seriado ao fazer enormes mudanças no enredo. O capitão Kirk é promovido e ganhou um filho, Spock "morreu" e a enterprise foi destruída. É assim que se faz uma adaptação de uma serie de tv que se pode chamar de 'o filme'.

MISSÃO IMPOSSÍVEL
Outra adaptação que merece o subtítulo de 'o filme', logo de cara os integrantes do esquadrão são mortos um a um , o sobrevivente descobre que tudo isso é culpa de uma traição interna, nada de vilões aqui, nada de salvar o dia e voltar ao QG para esperar uma nova missão. Seu chefe é o vilão.

MIAMI VICE
Deixando as mulheres e as praias de lado, deixando boa parte do humor da serie de lado. Tudo por conta do aumento significativo na criminalidade nos últimos anos, o filme foi taxado de violento demais. É realmente 'o filme' , mas embora tenha uma serie de tv como fonte é também 'outro filme'. Um dos personagens , Sonny, virou James, será que tem problema?

AGENTE 86
É incrível notar que sem abrir mão do humor do seriado essa versão é também um filme cheio de cenas de ação. Por conta dessas explosivas cenas temos um seriado turbinado, consegue se manter fiel ao original e vai mais além dele. Peca pela nova versão do cone do silêncio que na serie, embora estranho, era mais legal de se ver.

AS PANTERAS
Elas não usam armas de fogo e o filme está carregado de humor ao invés de dramas , se por um lado elas são habilidosas lutadoras no corpo a corpo e também tecnologicamente falando, por outro lado elas não parecem levar seu trabalho muito a sério por causa das cenas engraçadinhas. Ingredientes básicos do seriado estão presentes, tal como seu esqueleto, é uma adaptação, é uma adaptação para os dias de hoje e também 'outro filme' e não 'o filme', a menos que se leve em conta as cenas de ação desenfreadas (digitalmente) inexistentes na antiga serie.

6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

colin farrell que me perdoe mas minha adaptação favorita de s.w.a.t. é mesmo a dos trapalhões

Zariel disse...

Então após este post, chegamos a conclusão que pra se fazer um "o filme" baseado em seriado, bom mesmo é aguardar pelo menos uns 20 anos depois do fim da série.

Vih disse...

Acho que faltou A Feiticeira (Bewitched) nessa lista!

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi vih
a feiticeira é um filme quase que completamente diferente da serie, mesmo como apenas 'filme' é uma comedia bem fraca

Maicon Diego Trappel disse...

20 anos?
Vou ter que esperar até 2024 pra ver FRIENDS o filme?

Não me importo que o filme já pegue o bonde andando, quem quiser se localizar na historia que tal assistir aos 236 episódios (10 temporasdas) antes de se atrever a ver o filme?

Anônimo disse...

^aí é q tá. Pq alguém vai querer assistir trocentos episódios só pra entender um filme? É melhor nem se incomodar. A questão é que filmes q são apenas continuações de seriados não são bons filmes, q é o q o espectador de cinema quer ver.

Acho q o novo Star Trek tb pode ser considerado "o filme", q está mais na linha do "remake". a série de filmes original não deixava de ser "continuação da série" ainda q bem adaptada para o cinema.