26.7.09

O RENASCIMENTO DA DISNEY ,MAS E DAÍ?

Desde que passou a investir mais em desenhos para a tv o estúdio do Mickey Mouse passou a produzir seus longas de animação com um baixo orçamento, deixando os contos de fada no passado e investindo em livros infantis. Embora hajam pérolas como 'Bernardo e Bianca' , 'o caldeirão mágico' e 'as peripécias de um ratinho detetive' numa época mais obscura; costuma-se dizer que o estúdio voltou MESMO á ativa em 1989. Usando computadores, contratando um oscarizado compositor , voltando aos contos mais conhecidos da criançada e fazendo uso de uma animação excepcional; a Disney se renovou e fez bonito, mas o que foi que aconteceu depois?

A PEQUENA SEREIA (1989)
O novo marco zero da animação, fazendo uso de um estilo caro de animação que foi abandonado em 1959 em ' a bela adormecida', o conto teve seu final alterado e ninguém ligou pra isso, ditou novas regras a se seguir nos próximos filmes.

A BELA E A FERA (1991)
Cada cena é uma cópia de um musical antigo de Hollywood, até mesmo a interpretação dos personagens remete aos clássicos, não é para menos que acabou por ser indicado ao oscar de melhor filme, o melhor de tudo mesmo é o roteiro, além da criação do personagem Gaston ; muitos buracos do conto infantil foram devidamente preenchidos e cenários digitais encheram nossos olhos.

ALADDIN (1992)
A estreia de um personagem digital e uma animação rápida em cada passe de mágica, tornando o filme bastante dinâmico, mas sem abrir mão do romance, mudanças no conto transformaram o filme numa ótima aventura, destaque para Robin Williams ,cujos improvisos inspiraram os animadores na pré produção.

O REI LEÃO (1994)
Feito por uma equipe secundaria para segurar as pontas até que 'pocahontas' ficasse pronto, foi um sucesso absoluto, um incrível efeito de zoom abre o desenho com cores tão realistas e a trilha sonora com vozes africanas completam o pacote . Baseado na peça Hamlet com toques de Bambi, um verdadeiro show de áudio e visual.

POCAHONTAS (1995)
Primeiro filme da Disney a ser baseado em fatos reais. O estúdio fez o que pôde para diminuir o teor de violência da história além de outras mudanças para deixar a produção mais infantil. O traço dos personagens é novidade nos desenhos disney ,e as cores , mesmo em cenários bastante limpos, é linda demais, bastante computação gráfica, mas usada desnecessariamente para criar botes e navios.

O CORCUNDA DE NOTRE DAME (1996)
Agora o estúdio chutou o balde e não quis nem saber de tentar amenizar a violência da história. Acabou criando seu desenho mais obscuro mais ainda assim satisfatório, tão cheio de dramas e mensagens que está mais direcionado para adultos . Foi uma surpresa e tanto não ter recebido criticas negativas da igreja.

HÉRCULES (1997)
Dos mesmos criadores de 'ratinho detetive', 'a pequena sereia' e ' aladdin', a aventura voltou aos desenhos num clima bem infantil, computação gráfica sendo usada de modo impressionante e uma verdadeira salada grega na história para não tocar em assuntos como adultério e filhos que matam os pais, tipicos da mitologia grega.

MULAN (1998)
Um poema tão conhecido no oriente quanto Cinderela é conhecido no ocidente. Novamente temos personagens perfeitamente desenhados, bateu o recorde de bilheteria dos dois filmes anteriores e levou impressionantes 5 anos para ficar pronto, mas o filme peca nas cenas que tentam deixar o 'poema de Mulan' mais infantil, criando cenas que são encheção de linguiça, segundo o belo poema a moça serviu o exercito disfarçada de homem por 12 anos, mas voltou pra casa a salvo no final, ou seja , podiam criar muitos assuntos ao invés de ficar mostrando as peripécias do dragãozinho de Eddy Murphy a cada 10 minutos.

TARZAN (1999)
Material conhecido , famoso e respeitado pelo estúdio, nada de macaca Chita, Tarzan foi criado pela gorila Kala e percorre uma selva de galhos digitais enquanto ensina sobre racismo e outros preconceitos, para não falar sobre adoção de crianças, tem um vilão infelizmente inútil e como não ficaria muito bem ver o homem macaco cantando e balançando nos cipós ; as músicas não são cantadas pelos personagens, foi inovador, foi um sucesso, mas depois , por algum motivo, a disney recuou décadas no passado , sem o menor aviso.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

cada um desses filmes foi figurinha carimbada na noite do oscar de cada cerimônia dos anos 1990.
muitos saíram da premiação com duas estatuetas na mão

Carlos Saraiva disse...

Fazendo um paralelo com os filmes: em 1965 o Oscar foi para "A Noviça Rebelde", um musical clássico, talvez como uma despedida de uma época em que era permitido sonhar.No mundo da Guerra Fria(que você e muitos aqui não viveram)isso era proibido.Veja que depois de 65, só filmes pouco, digamos, esperançosos, ganharam o 0scar.Aconteceu o mesmo com as crianças. Os videogames e as animações japonesas violentas como que mataram a inocência dos antigos desenhos.