1.6.09

TOP 15 - ANIMAÇÕES PARA GENTE GRANDE

1ª POSIÇÃO - AKIRA
Mas o que foi que aconteceu em 1988 quando tudo que tínhamos eram os bichinhos falantes da disney? o mundo foi pego de surpresa por uma animação japonesa com um visual absurdamente rico e impactante, drogas , violência, seios e assassinatos , tava na cara que não era um filme para crianças ,mas elas o abraçaram e todo mundo no ocidente fez o que pôde para tentar entender o complexo roteiro bem ao estilo japonês, algo que já foi a morte para muitos desenhos japoneses como Final Fantasy em 2000, começando com uma briga entre gangues de rua e indo parar numa instalação militar onde pessoas com poderes mentais estão confinadas o filme chamou a atenção primeiro pelo visual, as pessoas ouviam falar do filme e esperavam anciosas pela sua vez de alugar o vhs , venceu pela propaganda boca a boca entre os adolescentes e crianças e deu o chute inicial para a anime mania deste lado do planeta, foi a conquista nipônica das Américas e desde então as importações de anime não pararam mais, interessante notar que os fãs de AKIRA , hoje crescidos, sequer conseguem entender um desenho do Pokemon atualmente, esse filme ,ambicioso e sobrenatural, sobre um futuro caótico e violento colocou os desenhos animados na mira dos adultos, um divisor de águas na história da animação, gerou clones e mais clones e até esquecíveis tentativas americanas de se fazer um desenho adulto, uma versão live action já foi anunciada, mas deverá se prender à atores perdidos entre efeitos especiais, só mesmo Katsuhiro Otomo pode entender Akira e fazer bonito novamente nos cinemas, se você vai correr atrás desse filme agora pode achar que não é grande coisa, mas se você o viu na época se lembra bem do impacto pois não havia nada como Akira antes de Akira

10 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

e falando de akira
hoje eu vi um boneco lindão do kaneda por 130 reais, já havia gasto boa parte do meu dinheiro em dvds antes de passar nesta loja, mas semana que vem o boneco que me aguarde

Fah Mayfair disse...

quando eu era criança alugava esse filme todo FDS junto com Labirinto
HJ tenho a lata comemorativa 20 anos e assisto sempre
Eh um filme q nunca envelhece e animação perfeita q ainda impressiona

Carlos Saraiva disse...

Olha, eu acho Akira uma animação de qualidade, mas um tanto superestimada.È que ele caiu no gosto dos adolescentes americanos, graças aos protagonistas adolescentes e à violência explícita-embora não tenham entendido que no contexto do desenho, ela não seja gratuita, muito ao contrário. Eu prefiro "A Ghost in a Shell", uma animação muito mais bem cuidada e "Cowboy Bebop" um roteiro mais interessante e intrigante.Concordo que foi um marco, mas não pelos motivos corretos, e sim por uma lógica de marketing deformada.

Anderson . disse...

ah, esse é meu longa de animação preferido.
*-*

Serginho Tavares disse...

perfeito! este post compensou tudo que eu não havia gostado na listagem deste tema
adorei! AKIRA tem que ver visto e revisto

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

carlos
nem ghost ou cowboy existiriam sem akira, não podemos esquecer dos filmes que criaram novos conceitos

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi evangeline
essa lata do akira é um dos melhores lançamentos do ano

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

por falar em ver e rever serg ,parece que voce não viu a maioria dos filmes, outros sequer SOUBE COMO ver

Diego Hatake disse...

Eu ja imaginava que Akira ficaria em primeiro lugar. ^^v Lembro como se fosse hoje... A primeira vez que vi Akira foi na Band. E eu tenho a edição especial em DVD lacradinho! Tenho pena de abrir, acredita? XD
E olha só: o pai de uma amigo meu (japonês, óbvio) quase fez esse meu amigo infartar ao mostrar um gashapon (boneco) do Kaneda COM a moto clássica, essa da imagem. E estava guardada num vidro, intocável, na sala de trabalho dele. Ainda bem que eu nem vi, se fosse eu matava o véio e levava ele pra casa. HAHAHAHAHA!

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi diego
já fiquei maluco pelo boneco, se visse a moto pirava, e com as contas que tenho para pagar essa semana o boneco VAI ter que esperar por mim ainda uns 13 dias buáá