25.2.09

O NOSSO INFERNO NA TORRE

Após fazer o post dos filmes catástrofes eu me lembrei do edifício Joelma em são paulo, eu ainda não havia nascido então só fiquei sabendo do ocorrido nos anos 1990, não há como não comparar a tragédia com o filme de Paul Newman, em inferno na torre , de 1974, uma faisca provocou o incêndio e as pessoas não tinham como sair do prédio, o edifício Joelma não é tão alto quanto o do filme mas há coincidências enormes, foi em 1974, o mesmo ano em que o filme estreou nos cinemas, que um curto circuito em um ar condicionado no 12º andar provocou o incêndio no prédio, os moradores subiram até o terraço e lá ficaram esperando por socorro, o prédio não tinha escadas de incêndio e nem heliporto, na época os bombeiros da capital sequer tinham mascaras de gás para enfrentar o fogo, a tragédia resultou em 179 mortos , acho que naquele ano muitos paulistas não foram conferir o filme, foi uma enorme e mórbida coincidência

10 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

santo google, valeu pela foto
com uma camera na mão fiquei de passar pelo prédio nesta segunda feira e tirar uma foto mas peguei outro caminho, semana que vem dou uma passada por ele

Zariel disse...

Nossa eu nunca tinha ouvido falar nessa história, realmente brasileiro tem memória curta...

Serginho Tavares disse...

eu lembrei dessa fato quando você postou sobre inferno na torre. teve quem dissesse que o fato inspirou o filme .
e sim, eu era nascido na época mas so fui ver o filme na tv dez anos depois do acontecido

Anônimo disse...

fala rapaz
que terrível essa coincidência
eu não sabia disso.
O filme e o fato, em 1974.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Eu lembro de ter ouvido sobre o Joelma quando tinha 9 anos (hj tenho 28), numa visita da escola ao corpo de bombeiros aqui de Manaus. Eu lembro que fiquei horrorizado. Na mesma época eu vi um documentário naquele "Documento especial" que passava na tv manchete e mostrava as pessoas pulando, os corpos carbonizados, nossa, aquilo me deixou muito impressionado...eu nunca assisti inferno na torre...

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi zariel
foi minha mãe que me atualizou

os brasileiros costumam esquecer coisas relacionadas mais a politica , por conta disso até politicos que já sairam da cadeia se reelegem facilmente

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi serg
só me lembrei do ocorrido após postar no blog, vi o filme um dia antes para refrescar a memoria e nem me lembrei da tragedia em sampa

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi jair
as causas do incendio tambem foram as mesmas, só que em são paulo a culpa das mortes foi do arquiteto que não desenhou escadas de incendio, no filme foi do richard chamberlain que não gastou a mais encapando os fios eletricos, o arquiteto Paul newman por sua vez foi um dos heróis

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi neto
veja o filme que é muito legal, eu também vi cenas na tv mas nenhuma tão forte, só não me lembro do programa que as exibiu

Anônimo disse...

Oi:

Sim, o filme é bem marcante! Nas 1as vezes que o vi - emoção pura; até hoje é um pouco assim...Sei que tal filme foi inspirado com o tal incêndio; até há explicações na WIKIPEDIA (o do ANDRAUS também "ajudou")...E o tal Joelma, que coisa horrível! Meus pais, que na época moravam nos EUA, disseram que havia imagens em capas de revistas lá mostrando o fogo; minha mãe não dormiu por dias! E valeu pelo site...

Rodrigo Rosa
(rodrigo.arte@yahoo.com.br)