22.1.09

O MELHOR E O PIOR DO STOP MOTION

1- WALLACE E GROMIT>>> A dupla vencedora do oscar por curta de animação merecia ganhar um filme há tempos, e a 'batalha dos vegetais' fez bonito, com toques de 'tubarão' e 'king kong' o filme trouxe cenários incrivelmente montados e detalhados, um show tanto na animação quanto na produção
2- A NOIVA CADAVER>>> Embora as musicas de Danny elfman sejam fracas a co-direção de Tim Burton fez a diferença e o filme se tornou tão lindo e macabro quanto seu antecessor (abaixo) mas se por um lado a história do assassinato da tal noiva precisou ser amenizada ao maximo , por outro lado o filme nos brinda com cores e formas que tem tudo a ver com o enredo
3- O ESTRANHO MUNDO DE JACK>>> Tim Burton ressuscitou o stop motion muito cedo e o filme foi um fiasco nos cinemas, mas se tornou cult ao passar todo ano na tv em pleno dia das bruxas, hoje ele é quase que mágico e está ganhando uma nova edição dupla em dvd
4- A FUGA DAS GALINHAS>>> Dos mesmos criadores de Wallace e Gromit , nesse filme eles pouparam nos cenários, mas ao criarem um remake do filme 'fugindo do inferno' com personagens tão carismáticos fizeram uma pequena obra de arte, não só a animação é um primor como também a história tem seu charme
5- A FESTA DO MONSTRO MALUCO>>> A animação stop motion vai ficando melhor com o tempo, logo esse filme de 1969 pode parecer meio travado na animação, mas na época o filme se orgulhava de usar essa "nova tecnologia", é um verdadeiro cult nos dias de hoje mais por conta da personagem FRANCESCA, uma espécie de Jessica rabbit de plástico

NO FUNDO DO POÇO:
Apesar de estar em uma boa fase tecnológica o stop motion voltou á décadas no passado para ficar mais barato e desse modo garantir a manufatura de vários filmes em pouco tempo, se a animação dos filmes era ruim o mesmo se pode dizer dos bonecos, feios, sem detalhes e mal acabados, com fiapos de pelúcia solta pelo corpo ,tivemos que aguentar a pior fase do stop motion em histórias nada inspiradas na época do natal com a rena do nariz vermelho e o garoto do tambor entre outros, filmes que só o Sílvio Santos parecia gostar

14 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Os criadores de wallace e gromit pisaram na bola recentemente, abandonaram o stop motion e fizeram um filme em computaçao gráfica chamado POR ÁGUA ABAIXO, sem querer fazer trocadilhos, o filme naufragou, e eu achei isso o máximo, depois de levar o stop motion a uma nova era que ideia mais absurda foi essa de deixar esse belo estilo de animação para trás e fazer um filme digital como tantos que pipocam por aí hoje em dia?

Anônimo disse...

Alô Alessandro,
gosto bastante dos comentário sobre os filmes que faz em seu blog, principalmente, esses dos altos e baixos. Quais são as suas sugestões para os vencedores do Oscar deste ano? Ainda não vi quase nenhum filme porque desapareci d Brasil por três semanas para ir para Paris, e quais são suas sugestões que e assista antes do oscar? Eu fiquei sentido que perdi um daqueles seus jogos de complete as lacunas enquanto estive fora, espero que venham outros! =]

abs

C.J. disse...

Hoje eu vi um bonequinho do filme "O Estranho Mundo de Jack".
Mas te digo que queria mesmo uma "Noiva Cadáver".
Beijos.

Serginho Tavares disse...

devem ter pago uma baita grana pra eles fazerem isso, foram obrigados por contrato, essas coisas...

eu adoro filmes em stop motion mas me tira uma dúvida sobre A FESTA DO MONSTRO MALUCO? nesse filme tinha um personagem que ia ser cozido com uma maçã na boca?

Marcelo disse...

Eu me lembro vagamente dessa Francesca aí, coisa de infância mesmo...

Leo Carioca disse...

Quando assisti ´A Noiva Cadáver` pela 1ª vez (confesso que não tinha tido basicamente nenhuma informação sobre o filme antes de pegar o DVD na locadora) pensei que era um filme 3D!
Só vi que era stop motion quando assisti os extras do DVD.
Mas com certeza vale a pena ver. Gostei muito!

Anônimo disse...

Alessandro, vodê tocou fundo nas minhas lembranças. A Festa é um dos meus filmes inesquecíveis.E para mim, o argumento e o roteiro são fantásticos. Mas como você soube desse filme? Você não tem idade para ter visto na tv e há muuuuuuito tempo não o reprisam.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi joão
sabe que eu dei mesmo por sua falta no ultimo quiz? rs
entre os indicados eu ainda espero pelo lançamento nacional de alguns,
achei benjamin button fantastico e 'milk' e 'quem quer ser um milionario' me convenceram a dar uma olhada só pelo trailer, tudo bem, ainda temos um mês para ver todos

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

peraí kazé
a boneca ou a noiva?
rs

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

serg voce me pegou
tenho o filme ha dois anos e não me lembro dessa cena, até agora o vi 1 vez

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi carlos
eu conheci o filme em um livro sobre monstros do cinema há muito tempo e
de repente vi o dvd junto com uma revista sair nas bancas de jornal recentemente e não pensei duas vezes

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi leo
essa confusão acontece muito nessa época em que estamos e como voce pôde ver o trabalho atual de stop motion é bem sofisticado

Anônimo disse...

O estranho mundo de Jack não foi um fiasco de bilheteria como você escreveu, tanto fez sucesso que depois foi feito o filme James e pêssego gigante. A técnica não foi ressuscitada sedo demais pois ela na época estava quase desaparecendo.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi alex
por estar quase desaparecendo é que eu usei o termo ressucitar, e disse "cedo demais" porque o filme teve uma bilheteria abaixo do esperado sim, em parte por causa da pouca publicidade da disney , virou um sucesso ao chegar na tv, a partir dai abriu caminho para james e o pessego gigante