4.2.08

eu ,steven e os "clonossauros"


Nesse meu primeiro relato sobre minhas experiências dentro de um cinema,nada mais justo que eu comece pelo meu filme favorito(tirando a saga de star wars) jurassic park,o ano era 1993 e o que eu sabia sobre jurassic park? ainda não havia lido o livro,não sabia realmente do que se tratava ao ver o rápido teaser que passava na tv,apenas vi 2 coisas:dirigido por steven spielberg e com dinossauros! o diretor dispensa apresentações, e os dinos estão na minha vida desde quando nem consigo lembrar,onde os vi pela primeira vez?como aprendi a desenhá-los?não tenho ideia,mas foi o bastante pra me convencer a ver o tal filme,estava economizando para uma bicicleta nova e percebi que não faria mal gastar um pouco com um cineminha,então beleza,já vi dinossauros em filmes antes,como em 'a terra que o mundo esqueceu',todos bonequinhos animados em stop motion,de fato essa era a ideia de steven spielberg,até que george lucas lhe mostrou uma nova tecnologia em efeitos especiais,personagens digitais,os pobres mortais nem conseguiriam imaginar do que se tratava,entrei no cinema,sem muita vontade de ver os animais logo de cara,já conseguia imaginar como seriam,não muito diferentes do rancor em ' o retorno de jedi',com aquele contorno preto que separa o bonequinho do cenário do filme, então surgiu de repente um braquiossauro andando por detras de umas arvores,havia musculos se movendo sob a pele que tinha luz e sombra ambiente,incrivelmente fazendo parte da paisagem,como era possivel?seria um boneco gigante com pessoas e um guindaste dentro? de repente parei de questionar,meu cérebro não tinha respostas,meus olhos viam mas não entendiam,eu só sabia que estava vendo um braquio de verdade se movendo,tamanho choque emocional que me levou ás lágrimas na hora,e eu não chorava num cinema desde e.t.dez anos antes,foi inacreditavel que por uns poucos segundos meu cérebro tomou a cena como verdadeira e eu me deixei levar pela tal da magia do cinema,não mais me perguntei como aquilo foi feito,em seguida um filhote de raptor sai de um ovo,pra mim nascimentos de filhotes de um ovo sempre foram algo emocionante de se ver( em comparação com o nojento nascimento placentário dos mamiferos), e agora eu estava vendo um dino saindo de um ovo,chorei outra vez,no fim do filme grant olha para os passaros ao redor do helicoptero e a música de john williams me comoveu, se 500 vezes eu já assisti a jurassic park, então já chorei 1500 vezes,sempre nessas cenas,ora,um dia assisti ao filme pra me livrar de um cisco insuportavel no olho,depois que sai do cinema corri pra casa e decidi que não queria tanto assim uma bicicleta nova,peguei todo meu dinheiro e voltei ao cinema,de 4 a 5 vezes por dia eu vi jurassic park 17 vezes em uma única semana,os dois filmes seguintes se transformaram em simples filmes de aventuras,aquela paixão por dinos que surge no primeiro filme nunca mais se repetiu,o fato de descobrir como tudo foi feito não tirou a mágica do filme,ainda hoje me permito acreditar na realidade das cenas,um dos últimos grandes filmes já feitos antes que a maquina de hollywood tornasse tudo muito comercial e detalhadamente planejado para produtos de marketing,bem diferentes dos filmes de hoje jurassic park não foi pré visualisado pra ser um sucesso por executivos de gravata que acham que sabem o que o publico quer ver,enquanto michael crichton escrevia o livro,spielberg ligou e perguntou sobre o que seria a obra,michael disse que seria sobre dinossauros e dna,spielberg disse em seguida 'é serio? eles vão voltar?' na mesma hora conseguiu os direitos pra fazer um filme assim que o livro fosse lançado,quando se poe paixão num trabalho,as outras pessoas conseguem sentir isso,e jurassic park se tornou o filme mais visto da historia do cinema até um certo navio bater num iceberg em 1997.

Um comentário:

João Victor disse...

Comentário da série visita ao passado do Skywalker, não lembrava dos livro (vergonha para tu e para...). Quem sabe nessas férias eu não leia os livros e reveja os filmes. Quem não gosta de finos afinal?!